Como escolher tênis para corrida?

Saiba agora como escolher tênis para corrida

tênis de corrida

Além de saber apenas quais os melhores tênis para corrida é preciso também saber como escolher tênis para corrida. É preciso também levar em consideração as suas necessidades e com que frequência você usará o calçado. Se for diariamente, por exemplo, o ideal é comprar dois diferentes.

Assim a sola não vicia, o desgaste é menor e o seu pé não marca o calçado. Outra vantagem em comprar dois tênis e alternar é que você faz com que os seus calçados durem mais. A corrida é uma atividade de de desgaste, então convém ter roupas e calçados apropriados.

Escolher um tênis que seja mesmo adequado para o exercício que você pretende fazer é crucial. Isso lhe permite mais flexibilidade e faz com que você consiga se movimentar sem forçar articulações, músculos e ossos que não deve.

Como escolher um tênis para corrida?

Optar por um calçado que não seja para corrida pode lhe causar lesões, torções e demais problemas, pois os exercícios realizados não são como uma simples caminhada.

Na corrida você está em constante movimento. Muitas vezes você pode ter que acelerar o que pode ocasionar quedas. Um tênis com solado apropriado evita esse tipo de coisa, já que é feito para não derrapar e oferecer mais resistência e equilíbrio.

Sem falar que os tênis para corrida geralmente têm solados especiais. Isso é importante, porque o treino é corrido e em circuito e não convém ficar fazendo pausas. Convém então escolher algo que fique confortável e você não precise alterar nada enquanto usa.

Como escolher o melhor tênis para mim?

tênis de corrida

Às vezes, o melhor para os outros não é o melhor para você. É sempre bom consultar um médico ou outro profissional de saúde antes de escolher o seu tênis. Ele poderá avaliar o seu corpo e lhe dizer que tipo de material, solado e outros aspectos podem ser os mais recomendados.

Vale lembrar que você pode ter problemas de postura e coluna, então nem todos os tênis ficarão perfeitos. Ler sobre eles é um bom começo, porém o bom mesmo é ir às lojas e experimentar.

Calce os dois pares sempre e caminhe um pouco na loja. Com isso, você sentirá se o tamanho está adequado, se os dois pés estão exatamente iguais e se o tênis é bom para você ou não. Quando for fazer isso, escolha uma meia de treino. Não vá com uma meia fina ou grossa demais.

E antes de treinar, faça um dia de teste. Vista o tênis e ande pela casa, isso o ajudará a se acostumar à pisada. Também ajuda a amaciar a palmilha, que muitas vezes pode parecer muito dura no primeiro contato.

Cuidados com o meu tênis

Como qualquer outro tênis, os de corrida também exigem cuidados. Vale ter mais de um, como falamos acima, para evitar o desgaste. Mas, além disso, há outras coisas que você pode fazer para que o seu calçado dure mais.

Não use-o para outras atividades que não sejam as propositais. Evite usar o seu tênis de corrida para sair. Isso pode sobrecarregar o solado a longo prazo e estragar o seu formato. Também é bom manter o seu tênis limpo.

Faça a limpeza adequada conforme cada marca indica após o uso. Jamais lave o seu calçado em máquina de lavar e evite sempre os produtos muito abrasivos. Se o seu tênis molhar ou encharcar durante o treino, deixe-o secar à sombra e use-o somente quando estiver completamente seco.

Procure guardá-lo em um local arejado e sem nada em cima dele. Assim o tênis tem espaço para que a sua malha retorne a posição original depois de comprimida e utilizada.

Em hipótese alguma empreste o seu tênis. Ao longo do tempo, a fibra do tecido se adequa ao seu pé. Emprestar o tênis não só pode afetar isso, como pode proliferar doenças de ordem bacteriana, como pé-de-atleta.

A cada dois anos é bom trocar o seu tênis por um novo. Se você usa bastante, esse tempo cai pela metade. No geral, é sempre bom ir trocando, porque os calçados vão se desgastando conforme o uso, mesmo os melhores. E às vezes é melhor optar por um modelo um pouco menos caro e trocar de tanto em tanto tempo, do que investir uma fortuna e ficar anos com o mesmo tênis.

Aproveite e leia o nosso artigo sobre os melhores tênis Nike para corrida.

Crédito das imagens: Unsplash