Café de açaí serve para diabetes? Entenda mais sobre esse preparo

Conheça as propriedades do café de açaí antes de usar ele para ajudar na diabetes

Você já ouviu falar do café de açaí? Essa receita tem ficado bastante popular por causa dos benefícios que ela promete para a nossa saúde. Um desses benefícios é o fato de que a bebida ajuda a controlar a glicemia, o que seria vantajoso para os diabéticos. Mas antes de tomar ele, venha com o SaúdeLab e descubra se o café de açaí serve para diabetes mesmo, ou se ele pode ser prejudicial para ela.

De antemão, todo diabético precisa ficar atento com os níveis de glicose no sangue, já que sua condição de saúde impede que esses níveis possam ser regulados normalmente. Consequentemente, essa atenção também precisa ser direcionada para a alimentação, que precisa ser bastante controlada quanto ao consumo de carboidratos. Por isso é bom entender se o café de açaí serve para diabetes de fato ou não..

O que é o café de açaí, e como ele é feito?

À primeira vista, pode ser estranho de imaginar um café feito de açaí. Afinal, estamos acostumados a tomar o açaí na forma de suco, ou como um lanche ou sobremesa, que muitas vezes contém bastante açúcar. Porém o café de açaí não leva necessariamente a polpa da fruta em sua produção, e sim as suas sementes.

Você provavelmente já sabe, mas o café tradicional que todo mundo conhece é feito a partir da torra dos grãos de café, que também são moídos e devidamente processados para virarem o pó de café, que usamos para fazer a bebida. A principal diferença entre esses cafés é que o de açaí utiliza as sementes do açaí torrada e moídas. Isso permite a produção de uma bebida muito mais saudável e nutritiva.

Leia mais: Açaí é remoso? Descubra sua características nutricionais

O café de açaí serve para diabetes?

Por incrível que pareça, a maior parte dos nutrientes do açaí estão localizados na semente dele, e não na polpa. Isso obviamente não significa que a polpa seja ruim, mas é justamente esse fator que faz o café de açaí ser tão benéfico. Por exemplo, um dos nutrientes presente em grandes quantidades na semente são os taninos, que são os responsáveis pelo café de açaí servir para diabetes.

No caso, os taninos reduzem a ação da amilase, uma enzima que realiza a digestão dos carboidratos que comemos. Tendo sua atividade reduzida, a digestão e absorção dos carboidratos também diminui, o que é especialmente vantajoso para controlar a diabetes. Ademais, outro motivo pelo qual o café de açaí serve para diabetes é que ele também contém muitas fibras, que são boas para diminuir o índice glicêmico dos alimentos.

Portanto, o café de açaí é excelente para quem tem diabetes. Mas, claro, nada de incluir açúcar na bebida.

Outros benefícios do café de açaí

  • Rico em vitaminas: dentre as principais vitaminas encontradas no café de açaí, estão a vitamina E, A, D e K. Todas elas empenham papéis muito importantes no funcionamento do nosso organismo.
  • Contém antioxidantes: sem dúvidas, um dos benefícios mais conhecidos da fruta, e que também está presente no café de açaí, é o fato dela ser riquíssima em antioxidantes. Esses compostos são de extrema importância para combater os radicais livres do organismo, que causam o envelhecimento precoce.
  • Melhora a saúde intestinal: outra vantagem das fibras no café de açaí é que elas ajudam no funcionamento do intestino, e podem melhorar a microbiota intestinal, favorecendo a digestão e o emagrecimento.

Leia mais: Tapioca faz mal para diabetes? Saiba qual a melhor forma de consumir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação