O que é o treino HIIT? Quanto tempo leva para ele fazer efeito?

Conheça mais o treino HIIT, como ele funciona e quanto tempo demora para fazer efeito

Atualmente, o mundo fitness vem conseguindo conquistar um grande espaço na nossa sociedade, de forma que cada vez mais pessoas têm buscado por uma melhora na qualidade de vida através de exercícios físicos. Uma das alternativas que muitos ainda desconhecem é o treino HIIT, termo em inglês, que pode ser traduzido como Treino Intervalado de Alta Intensidade. Venha com o SaúdeLab, entenda o que é o treino HIIT e quanto tempo leva para ele fazer efeito no seu corpo.

A busca pelo melhor tipo de treino e exercício físico é um desejo que todos perseguem. Cada modalidade oferece diferentes benefícios para o nosso corpo, e atua nele de uma forma específica. Sob esse ponto de vista, o treino HIIT merece ser mais conhecido e destacado. será que é o melhor de todos?

O que é o treino HIIT de fato?

De maneira geral, essa modalidade de treino pode ser resumida como uma sequência de exercícios físicos com curta duração e alta intensidade. Ele trabalha muito o sistema cardiovascular, no intuito de elevar o esforço físico ao limite para que a capacidade física possa ser aprimorada. Ou seja, através do treino HIIT, exercícios que você levaria apenas 2 minutos para atingir o cansaço, por exemplo, o corpo fica mais resistente a cada treino.

Em suma, essa modalidade de treino trabalha com exercícios desafiadores que nos colocam, temporariamente, acima do nosso limite físico, justamente para que ele possa melhorar. Portanto, é possível afirmar que o treino HIIT é ideal para quem busca melhorias na performance física como um todo.

fazer treino HIT
O treino HIT depende da resistência e condicionamento físico de cada pessoa. Canva PRO

 

Leia também: Cardio antes ou depois do treino: como saber o momento correto para executar?

Quais são os principais benefícios do treino?

Conforme fora dito, o treino HIIT busca aprimorar a performance do nosso corpo, pode influenciar na estética do corpo e melhorar a resistência cardiorespiratória. Contudo, esse não é o único benefício que ele oferece para nossa saúde. Dentre os outros, é possível citar os seguintes:

  • Melhoria no condicionamento cardiorrespiratório.
  • Ajuda no emagrecimento, através da melhoria na queima de gordura.
  • Melhoria no consumo de oxigênio.
  • Possibilita e auxilia na hipertrofia muscular, para ganho de músculos.
  • Redução da pressão arterial.
  • controles metabólicos (reduz colesterol, triglicerídeos, glicemia de jejum etc.).

Como esse tipo de treino é feito na prática?

Existem diversas formas de colocar o treino HIIT em prática. Uma delas é através da alternância entre caminhadas aceleradas e corridas (trote). Nela, a pessoa deve caminhar rapidamente por alguns minutos, e em seguida correr até atingir o seu limite. Ao chegar nesse ponto, é preciso segurar o ritmo por cerca de 30 segundos. Passado o tempo, ela pode descansar, e repetir o processo.

Por outro lado, também é possível incluir exercícios aeróbicos no treino HIIT. Nesses casos, o objetivo ainda é chegar ao limite do esforço físico, e para fazer isso basta praticar os exercícios sem parar por aproximadamente 20 minutos. Contudo, há a opção de, quando o treino estiver na metade, fazer uma caminhada. O intuito dela não é necessariamente relaxar, mas manter uma frequência cardíaca constante para quando você retornar com os exercícios aeróbicos.

Tipos de HIIT

Profissionais renomados, como o Dr. Paulo Muzy e o Professor PhD Jonato Prestes (@jonatoprestes), descrevem que os tipos de HIIT podem ser variados e não necessariamente têm que ser executado só por atletas ou pessoas avançadas nos treinos cardio. A intensidade e a frequência, também variam de acordo com o objetivo de cada pessoa e a parte do corpo que quer trabalhar.

Além disso, eles acrescentam que portadores de insuficiência cardíaca, e aquelas com sobrepeso ou obesidade, por exemplo, desde que orientados por educador físico ou personal traine, não estão excluídas de fazer o HIIT. E essa certeza tem embasamento de estudos científicos.

Ademais, as práticas do HIT dão resultados usando várias opções como bicicleta, esteira, escadaria, corda náutica etc. Cada um pode adequar o protocolo conforme seu físico e resistência, tanto no HIIT intervalado quanto HIIT contínuo.

Leia mais: Treino cardio em jejum: é indicado? Faz bem ou mal? Descubra a verdade agora

Garcinia Cambogia: o que é, benefícios e como tomar

A  Garcinia Cambogia atua como um moderador de apetite natural. Pois, ela estimula a liberação de serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação