Tribulus terrestris alivia sintomas da menopausa; conheça mais benefícios e como usar

Você já ouviu falar do tribulus terrestris? Esse é o nome de uma planta muito popular no meio medicinal. Ela possui propriedades muito interessantes para o nosso organismo, e se você souber como aproveitar elas, você poderá notar muitos benefícios. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e fique por dentro dos benefícios do tribulus terrestris, e aprenda a como usar ele corretamente.

A princípio, existem incontáveis plantas que possuem propriedades medicinais ou oferecem benefícios para à saúde. Algumas delas são aproveitadas em chás, enquanto outras são usadas para fazer suplementos e cápsulas. O tribulus terrestris faz parte desse vasto grupo de plantas, e merece ser conhecido e aproveitado por mais pessoas.

O que o tribulus terrestris é de fato?

Antes de mais nada, para falar das propriedades do tribulus terrestris, é necessário entender o que ele realmente é. Conforme fora dito, esse nome se refere é uma espécie de planta, especificamente um tipo de erva daninha, daquelas que brotam com facilidade em quase todo tipo de solo. Com isso, por mais que ela seja originária da Europa, a planta pode ser encontrada em diversas outras regiões do globo.

Dentre os muitos compostos dessa planta, o mais aproveitado é a saponina. Ela é responsável por muitos dos benefícios dessa planta, e permite que ela se encaixe na categoria de produtos fitoterápicos, sendo um dos mais procurados dessa categoria. No caso, a planta e suas propriedades são comumente comercializadas na forma de cápsulas, que podem ser encontradas em lojas especializadas.

Leia mais: Chá para menopausa: conheça as 5 melhores opções para ter bem-estar

Principais benefícios da planta para o corpo

  • Favorece o ganho de músculos: se você frequenta a academia, ou pratica exercícios e atividades físicas, essa planta pode ser uma grande aliada para potencializar o ganho de massa muscular.
  • Ajuda na menopausa: muitas das mulheres que entraram na menopausa sofrem com fortes ondas de calor. Felizmente o tribulus terrestres combate esse sintoma, melhorando consideravelmente a qualidade de vida.
  • Melhora a vida sexual: tanto os homens quanto as mulheres podem aproveitar o tribulus terrestris para ter uma vida sexual melhor. Além da planta aumentar o libido, ela promove a ereção prolongada em homens e a lubrificação da mulher durantes o sexo.
  • Combate a retenção de líquidos: através de uma ação diurética, a planta ajuda a diminuir a retenção de líquidos no corpo e, consequentemente, reduz inchaços generalizados.
  • Auxilia no tratamento de hipertensão: por promover uma maior dilatação dos vasos sanguíneos, a planta pode ser empregada como um tratamento auxiliar para quem possui pressão arterial elevada.
  • Combate problemas renais: se você sofre de cálculo renal ou tem infecções urinárias frequentes, é possível usar o tribulus terrestris para ajudar no tratamento dessas condições de saúde.

Como consumir esse fitoterápico de forma segura?

De maneira geral, o mais importante em relação ao consumo do tribulus terrestres são as doses. No caso, elas costumam ser menores para as mulheres, cerca de 3 doses diárias de 100mg. Já para os homens sobe para 3 doses de 500mg por dia. Em relação ao horário de consumo, o ideal é que você tome as cápsulas durantes o café da manhã, almoço e jantar. Por fim, vale ressaltar que é sempre bom consultar um médico especializado para ter uma noção mais exata da dose ideal para seu organismo em específico.

Leia mais: Óleo de Prímula auxilia na menopausa e TPM; conheça seus benefícios

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915