20 Benefícios Incríveis da Uva Passa Para a Saúde

uva passa

Proveniente da fruta seca, a uva passa é ainda mais nutritiva e benéfica para a saúde

A uva passa divide as pessoas: ou elas amam, ou odeiam. Centro das atenções das comemorações de fim de ano, o alimento concentra diversos benefícios para a sua saúde. Portanto, deveria ser consumido o ano inteiro.

Ela ótima para o coração, para os dentes, para o sistema nervoso e, é claro, para o sistema digestório. Além disso, é um alimento extremamente acessível no Brasil e que não depende da sazonalidade.

 

Uva passa: valor nutricional

A cada 100 gramas 299 calorias
Gorduras Totais 0,5 gramas
Gorduras saturadas 0,1 gramas
Sódio 11 miligramas
Potássio 749 miligramas
Carboidratos 79 gramas
Fibra alimentar 3,7 gramas
Açúcar 59 gramas
Proteínas 3,1 gramas
Cálcio 50 miligramas
Ferro 1,9 miligramas
Magnésio 32 miligramas
Vitamina C 2,3 miligramas
Vitamina B6 0,2 miligramas

20 Motivos para comer uva passa o ano inteiro

bolo com uva passa

Abaixo, destacamos 20 benefícios da uva passa para a saúde.

1. Melhora o intestino

A uva passa solta o intestino, pois é riquíssima em fibras. Quando combinadas com água, elas são poderosas para aliviar a constipação. Você pode, inclusive, deixar um punhado de uvas passas demolhando em água mineral de um dia para o outro. Essa bebida é um laxante natural.

2. Baixa a febre

Esse alimento contém fitoquímicos fenólicos. Eles são germicidas e antibióticos naturais, que lutam contra as infecções do organismo, ajudando você a se livrar da febre.

fibras alimentares

3. Evita a anemia

A uva passa é mais um alimento excelente no combate à anemia. Ela é composta por ferro e cobre. Também contém bastante vitaminas do complexo B, que são responsáveis pela formação de glóbulos vermelhos.

4. Neutraliza a acidez no sangue

A uva passa é um alcalino, porque contém potássio e magnésio. Por este motivo, ela é ótima no tratamento da acidez, causada pela toxicidade do sistema circulatório. Essa condição, se agravada pode levar a problemas mais graves, como artrite, gota, cálculo renal, doenças cardíacas e respiratórias.

5. Faz bem para os olhos

Como é um dos alimentos mais completos, a uva passa é rica em betacaroteno, vitamina A, carotenoides e fitonutrientes polifenólicos. Todas essas substâncias auxiliam na manutenção dos olhos e do sistema nervoso que se encarrega da parte da visão. Elas evitam, por exemplo, a degeneração muscular, a catarata e os danos provocados pelo cansaço visual.

dentes mais fortes

6. Deixa os dentes mais fortes

A uva passa tem açúcar, mas, mesmo assim, ela fornece proteção aos dentes contra as cáries dentárias. Isso porque ela tem ácido oleanólico.

Como o alimento também é antibiótico, inibe o surgimento de bactérias como Streptococcus, que além de causar várias doenças, pode provocar cáries e problemas na gengiva. O cálcio presente na uva passa também auxilia na manutenção dentária, tornando os dentes mais fortes.

7. Fornece energia

A uva passa é rica em carboidratos e açúcares, portanto é uma fonte de energia para o organismo. Os açúcares presentes na fruta são naturais, pois provém da frutose e da glicose. Eles facilitam a absorção de vitaminas, proteínas e nutrientes pelo organismo. Atletas e pessoas que praticam bastante exercício físico devem ingerir este alimento.

8. Combate a hipertensão

A pressão arterial sobe quando à carência de algo no nosso organismo. Como a uva passa contém minerais, antioxidantes e vitaminas, ela ajuda a manter a pressão normal, evitando crises de hipertensão.

O principal elemento presente na uva que faz isso é, na verdade, o potássio. Ele reduz a contração dos vasos sanguíneos, o que acaba por diminuir a pressão de forma natural. A fibra da uva passa também faz com que os vasos fiquem menos rígidos.

fornece energia

9. Alivia a insônia

Com problemas de sono? Coma uva passa! Ela contém ferro, o que faz com que você não sofra com perturbações do sono.

10. Deixa os ossos saudáveis

Manter os ossos em dia, para quem tem osteoporose ou artrite, é complicado e exige a ingestão de muitos medicamentos. A uva passa é uma excelente fonte natural de cálcio, mais que o leite.

O cálcio promove o crescimento e fortalecimento ósseo. Outra substância presente no alimento é o boro, que é um macronutriente vital na absorção do cálcio para o organismo.

11. Protege o coração

Evitar problemas cardíacos comendo uva passa parece até brincadeira, mas não é. Como a uva passa ajuda a reduzir o colesterol e os níveis de triglicerídeos, ela acaba por proteger o coração de inúmeras doenças cardíacas. O consumo diário do alimento também reduz drasticamente o risco de acidentes vasculares cerebrais, hipertensão e ataque cardíaco.

12. Uva passa emagrece

Com a quantidade de uva passa por dia correta mais a prática de exercício físico regular, você perde peso muito mais rápido. As passas são alimento sacientes, ou seja, mantém você com aquela sensação de barriga cheia por mais tempo. Além disso, elas são laxativas, fazendo com que você elimine gorduras com mais facilidade.

emagrece

13. Ótima para os rins

Uma vez que as passas são ricas em potássio, consumi-las evita regularmente a formação, bem como a recorrência de cálculos renais.

14. Aumenta a libido

Tanto a libido feminina como a masculina podem ser estimuladas por este alimento. Aliás, as passas são conhecidas por serem afrodisíacas. Esta propriedade natural é atribuída à presença de um aminoácido chamado arginina, que pode induzir a excitação.

15. Ajuda a prevenir o câncer de cólon

O antioxidante conhecido como catequina, contido na uva passa, pode ajudar a proteger o organismo dos radicais livres. São eles que causam o desenvolvimento de tumores, principalmente os de câncer de cólon.

16. É depurativa

A uva passa é um alimento desintoxicante por si só. Ela funciona como um detox natural que elimina toxinas e coisas desnecessárias do nosso organismo.

cabelo brilhoso

17. Deixa o cabelo sedoso e brilhoso

Quer ter um cabelo maravilhoso sem gastar horrores em salões de beleza? Invista na uva passa. Por ser rica em minerais, vitaminas, antioxidantes e mais, ela fortalece o couro cabeludo, protege os folículos pilosos e evita a calvície.

A fruta seco também contém vitamina C, que é um nutriente contribuinte para uma melhor absorção do ferro pelo corpo.

18. Clereia a pele

Sabe aquelas manchas de sol e sardas da idade? Quem come uva passa com frequência não sofre deste problema. Isso porque o alimento contém resveratrol. Esse antioxidante atua no organismo retardando o envelhecimento celular da pele.

19. Bom para diabéticos

Mesmo sendo um alimento rico em carboidratos e açúcares, a uva passa é considerada pelos médicos boa para a saúde dos diabéticos. Claro que com moderação no consumo da uva passa.

Diabetes é uma doença crónica, onde a quantidade de glicose no sangue é muito elevada porque o pâncreas não produz qualquer insulina. Comer passas pode ajudar a equilibrar os níveis glicêmicos. Alguns estudos sugerem inclusive que a uva passa seja recomendada para diabéticos.

20. Controla o apetite

As passas são desses alimentos com propriedades que ajudam a dar sensação de saciedade. Por causa disso e do alto índice de fibras, a uva passa é ótima para controlar o apetite. Comer poucas porções ajuda a matar aquele desejo absurdo de comer doce, por exemplo.

como fazer uva passa

Como fazer uva passa em casa?

Com tantos benefícios, não há motivos para não comer este alimento. Agora, você pode aprender a fazer a sua própria uva passa caseira. Pode dar um pouco de trabalho, mas também será garantida a qualidade do processo.

Sem falar que você poderá utilizar uvas orgânicas ou biológicas e controlar as adições de açúcares. A maneira mais natural para fazer as passas é a de secagem ao sol, mas muitos fabricantes já utilizam um processo mecânico para secar as uvas.

E em casa, você nem sempre tem um local ideal para deixar o alimento secar naturalmente. Então, veja abaixo o que vai precisar e como fazer o passo a passo para ter passas frescas e saudáveis sem comprá-las prontas.

Ingredientes:

  • A quantidade de uva que você deseja secar, de preferência orgânica.

Modo de preparo:

Primeiro é importante optar por uvas que não possuam sementes, pois ficam melhores. Depois, lave-as bem, em água corrente. Somente então solte as uvas do cacho, puxando delicadamente pelo cabinho.

Mergulhe as uvas em água fervendo de 30 a 60 segundos. Retire e lave outra vez, imediatamente, em água fria.

A secagem ao sol leva, em média, dez dias, considerando que o tempo esteja bom ou mediano. Por isso, você pode fazer pela técnica do calor artificial.

secar a uva

Para secar bem a sua uva, você pode comprar um desidratador elétrico. Esses aparelhos servem para fazer diversas frutas secas ou assar oleaginosas. Basta espalhar as suas uvas nas bandejas adequadas para que o ar circule secando-as. O tempo requerido no desidratador elétrico depende de cada modelo, mas não devem passar de umas 8 horas.

Técnica de calor artificial

Quem não tem um aparelho desses, não precisa desanimar. É possível fazer a uva passa no forno normal. Você necessita ter alguns cuidados a mais, como se certificar que as uvas realmente não se encostem. Leve as frutas ao forno, em uma temperatura inicial de apenas 50 graus centígrados. Gradualmente vá subindo.

A porta do forno deve permanecer entreaberta, para não abafar. Se não fizer isso, a uva vai aguar. Pode, inclusive, desligar o forno de tempos em tempos. O importante é manter a temperatura sempre acima dos 50 graus.

O tempo do processo depende muito da quantidade de uva utilizada e do seu forno. Porém pode chegar a levar três dias.

Malefícios da uva passa

Porque a uva passa é rica em carboidratos e calorias, as pessoas tendem a pensar que ela faz mal. E, realmente, ela pode fazer se consumida em excesso. Apesar das passas serem conhecidas pelo seus poderes, como prevenir tumores, aliviar a celulite e ser utilizada como laxante natural, elas podem, sim, causar reações adversas.

Quem sofre de problemas renais em geral não pode abusar deste alimento. Isso porque a fruta contém muito sódio e potássio, substâncias que não são indicadas para pessoas que têm problemas renais. Esses minerais podem ficar acumulados no órgão, gerando cálculos renais.

No caso específico dos diabéticos, como ressaltado acima, a fruta deve ser comida com moderação e orientação médica. Pois ela aumenta o índice glicêmico.

É possível fazer, sim, um bom uso disso, porém nem sempre é fácil. É importante ressaltar também que os açúcares presentes no alimento são do tipo frutose, que é um pouco mais saudável que os provenientes de outras fontes.

Uva passa: calorias que engordam?

Calórica e rica em carboidratos, há quem diga que ela engorda. Verdade seja dita: tudo que é demais engorda. A uva passa não é excessão.

Por isso, para evitar os quilinhos a mais o ideal é não passar de 50 a 100 gramas por dia. Os diabéticos e aqueles que têm problemas renais podem consumir uma dose menor: de 20 a 70 gramas diárias.

O ideal é não comer a uva passa pura. Coloque-a no seu iogurte, no seu mingau, no arroz com legumes e até em cima da salada. A uva passa é um coringa que vai bem com tudo: doces e salgados.

A uva passa preta é considerada mais saudável, porque tem mais resveratrol. Este polifenol que é responsável por tantos dos benefícios da fruta. É ele que baixa o colesterol, previne doenças do coração e reduz inflamações crônicas.

Receitas com uva passa

Que tal aprender alguns pratos que levam esse alimento, que é ótimo para a sua saúde? Veja abaixo uma seleção de receitas que pode fazer o ano inteiro para consumir uva passa, mesmo se não gosta dela.

1. Arroz à grega

Favorito dos dias de Natal e Ano Novo, o arroz à grega é uma excelente receita para quem quer se manter em dia com saúde e comer com variedade. Isso porque este prato oferece carboidratos, vitaminas e minerais através da diversidade. Confira como fazer (e adaptar para o seu gosto).

Ingredientes:

  • Três xícaras de arroz integral;
  • Seis xícaras de água;
  • 200 gramas de uva passa;
  • Queijo parmesão ralado;
  • Cinco colheres de sopa de ervilha;
  • Cinco colheres de sopa de milho enlatado;
  • Cinco colheres de sopa de cenoura em cubinhos;
  • Uma colher de manteiga;
  • Azeite de oliva;
  • Uma cebola picadinha;
  • Pimentão em tirinhas, salsa, cebolinha verde e sal a gosto.

Modo de preparo:

Leve uma panela ao fogo com a água, o sal, um fio de azeite e espere ferver. Adicione o arroz integral lavado e mexa bem. Diminua o fogo, deixe a água secar e retire o arroz do fogo.

Em outra panela, frite as passas, o milho, a ervilha, a cebola picadinha e a cenoura na manteiga. Despeje a mistura em uma tigela funda e junte a cebolinha verde, o pimentão, a salsa e o parmesão.

Adicione o arroz cozido e misture tudo cuidadosamente. Se quiser, pode colocar outros legumes e até mesmo ovo cozido picado.

 

2. Barrinha de cereal com uva passa

barra de cereal

Em vez de comer as versões industrializadas que são cheias de químicos, faça sua barrinha de cereal em casa. Além de melhores para a saúde, você controla o que vai ou não dentro.

Nesta receita de barrinha com uva passa, você pode, se quiser, adicionar oleaginosas e até mesmo outras frutas. A receita abaixo rende 12 porções de  95 calorias cada.

Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa de açúcar demerara;
  • Meia xícara de mel;
  • Uma xícara de flocos crocantes;
  • Meia xícara de aveia em flocos;
  • Meia xícara de uva passa sem sementes;
  • Uma colher de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo:

Coloque o mel, o açúcar, os flocos crocantes, a uva passa e a aveia em flocos em uma panela e leve ao fogo. Mexa sempre sem parar por dez minutos ou até que a mistura se torne um melado espesso.

Unte uma forma retangular com o óleo de coco e despeje a mistura acima na forma ainda quente. Faça vários cortes com uma faca, no melado ainda quente, de forma que marque 12 barrinhas ou como achar melhor.

Espere esfriar e só então separe e guarde as barrinhas dentro de uma recipiente hermético, ou seja, bem tapado de modo que impeça a passagem de ar, para que não amoleçam.

3. Bolo integral de banana e passas

Um chá da tarde nunca está completo sem um bolinho. Mas quando se está de dieta, o doce é meio que proibido. Essa receita de bolo saudável vai surpreender você!

Ingredientes:

  • Oito bananas maduras da sua preferência;
  • Três ovos;
  • Meia xícara de uva passa;
  • Uma colher de sopa de óleo de girassol;
  • Três colheres de sopa de farinha de arroz;
  • Uma colher de sopa de farinha de amêndoa;
  • Uma colher de sopa de fermento em pó;
  • Chia e canela a gosto.

Modo de preparo:

Fatie uma das bananas, pique o restante e reserve. Em um liquidificador, bata os ovos com as uvas passas. Aos poucos, junte a banana picada e o óleo, batendo até a mistura ficar homogênea.

Em uma tigela, misture as farinhas e o fermento. Lembre-se de separar um punhado de farinha para proteger a forma. Junte os elementos secos com mistura de banana e mexa delicadamente.

Despeje em uma fôrma com furo no centro, untada com óleo e polvilhada com a farinha reservada. Disponha por cima as fatias de banana que separou no início e salpique com a chia e a canela. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.

 

Crédito das imagens: Freepik e Unsplash

Fontes: Medical News Today e Uol