Lichia: conheça 25 benefícios da fruta e como encaixar na dieta corretamente

A lichia é muito comum nas festas de fim de ano, afinal sua produção atinge o pico entre os meses de dezembro e janeiro. Apesar de não ter um preço muito atrativo, os benefícios que ela traz para a sua saúde compensam o investimento. O motivo pelo qual a fruta não é uma constante no prato do brasileiro é que ela é proveniente de regiões muito quentes da Ásia.  Por isso, por aqui, você só encontra lichia no auge do verão. Nas regiões mais ao sul, pode ser um pouco mais difícil o acesso a ela.

Aqui no SaúdeLAB vamos conhecer 25 benefícios desta fruta incrível e você ainda vai descobrir se pode consumir na dieta low carb.

Valores nutricionais da lichia

Conheça os valores a cada 100 gramas da fruta, aproximadamente 04 frutos:

Tabela Nutricional da Lichia
Tabela Nutricional da Lichia. Fonte: Unicamp 2006

 

25 Benefícios da Lichia para a Saúde

Se você nunca provou uma lichia, ao final deste texto terá 25 motivos para come-la todos os dias.

1. Reduz o envelhecimento precoce da pele

A lichia é uma fruta levemente cítrica com sabor adocicado. O que confere esta característica a ela é a concentração de vitamina C. A vitamina é responsável pelo rejuvenescimento e pela proteção da pele.

2. Controla a oleosidade na pele acneica

Pela mesma razão acima, comer pequenas porções de lichia todos os dias pode ajudar a reduzir a acne persistente.

3. Pode ser consumida na dieta low carb e paleo

A lichia é uma daquelas frutas liberadas em qualquer dieta, pois tem poucas calorias. Cada 100 gramas, ou seja, 04 frutas aproximadamente, possuem 16 gramas de carboidratos. Portanto, quem pratica dieta low carb ou paleo pode comer a fruta, pois a lichia ajuda a emagrecer! Mas, atenção, a fruta não é indicada para consumo após o jejum, pois pode ocasionar queda significativa nos níveis de glicose no sangue.

4. Reduz o LDL

A lichia ajuda a reduzir a Lipoproteína de baixa densidade (LDL), que é considerada o colesterol ruim. Isso ocorre porque a fruta é rica em antioxidantes. Entre eles, as proantocianidinas são as responsáveis por baixar o LDL.

Essas substâncias também auxiliam o corpo na produção do Lipoproteína de alta densidade (HDL), o colesterol bom.

5. Função anti-inflamatória

Por ser rica em antioxidantes, a fruta permite a redução de pequenos processos inflamatórios no corpo.

6. Unhas mais bonitas

Suas unhas andam fracas e quebradiças? Pode ser falta de vitamina B. Além de ter grande concentração dessa vitamina, a lichia favorece o fortalecimento das unhas. Consumir a fruta deixa suas unhas mais bonitas literalmente de dentro para fora.

7. Alimento completo

Você pode substituir a maçã pela lichia na frase: “uma maçã por dia mantém o médico longe”. De acordo com médicos e nutricionistas, uma xícara de lichia por dia ajuda a manter a saúde e ainda contribui para a dieta. A lichia possui ainda nutrientes essenciais e micronutrientes tais como diversos minerais e as vitaminas hidrossolúveis.

8. É rica em cobre

A fruta é uma das melhores fontes de cobre para o organismo, o que pode ser ótimo para vegetarianos e veganos. O cobre é essencial para a formação do colágeno da pele, ajuda a combater a anemia, estimula a produção de melanina e previne o envelhecimento precoce.

9. Bom para problemas de tireoide

Como a lichia é rica em cobre, ela ajuda a estimular o bom funcionamento da glândula hormonal. Porém vá com calma. O cobre em excesso pode desregular a tireoide com facilidade.

Se já come outros alimentos que contenham a substância, melhor comer a lichia com moderação.

Benefícios da lichia.
Lichia: conheça 25 benefícios da fruta e como encaixar na dieta corretamente. Foto: Canva PRO

10. Cabelos longos

A fruta pode ser utilizada em diversos tratamentos de beleza. Os mais comuns são para unhas e cabelos.

Misturar lichia com o a aloe vera da babosa pode resultar em um creme capilar potente para estimular os folículos pilosos. Isso faz com que o cabelo cresça mais rapidamente e em maior quantidade.

11. Lichia é bom para o seu estômago

A lichia é originária da China. Suas propriedades adstringentes são tão boas e populares que os chineses consomem a fruta após as refeições com o intuito de ajudar a digestão e de aliviar doenças do estômago. A fruta também é bastante aquosa, o que permite a melhor dissolução das fibras. Mas a fruta não deve ser consumida em grande quantidade e após longos períodos em jejum.

12. Previne a catarata

Quem come lichia com certa frequência ingere fitoquímicos com propriedades antioxidantes. Esses fitoquímicos auxiliam na prevenção do crescimento de células anormais, como no caso da catarata.

Aliás, essa doença, que causa deficiência visual, pode ser completamente evitada apenas com uma alimentação boa e um estilo de vida saudável.

13. Coração saudável

A lichia é rica em um polifenol chamado oligonol. Ele atua na redução da gordura visceral, aquela que temos em volta a barriga e próximo dos culotes. Esta gordura é uma das mais prejudiciais a nossa saúde.

Quem cria o hábito de comer lichias, já ajuda o corpo a eliminar o excesso de gordura visceral. Isso é ótimo para sua saúde cardíaca. O oligonol também promove a produção de óxido nítrico. Essa substância dilata os vasos sanguíneos, permitindo a melhor circulação do sangue. Isso também reduz o desgaste do coração.

14. Previne o surgimento de tumores

Há muitos alimentos que são considerados anticancerígenos, por contribuir para evitar a manifestação de tumores malignos no organismo. A lichia é um deles!

A sua alta concentração de antioxidantes e de flavonoides impede que as células cancerígenas se multipliquem com facilidade. A lichia, nesse aspecto, é mais indicada para pessoas com tendência a desenvolver tumores de mama.

15. Lichia tem mais potássio que a banana

A fruta é riquíssima em potássio, mais que a banana. A substância é ótima para quem pratica atividade física de impacto. Ela ajuda a reduzir o índice de câimbras, armazenando proteínas musculares.

Uma boa dica é comer algumas lichias antes do treino, para garantir a eficácia e a durabilidade. Aproveite e leia também sobre outros alimentos para comer antes do treino.

16. Boa para os ossos

Cada 100 gramas de lichia contêm 5 miligramas de cálcio. Isso já corresponde a 0,5% da sua necessidade diária. Pode parecer pouco, mas para quem não pode beber leite, é mais uma fonte de cálcio disponível.

O zinco e cobre presentes na fruta também ajudam a melhorar as funções da vitamina D para alcançar a assimilação do cálcio e, assim, conseguir o reforço ósseo necessário.

Lichia in natura
Lichia: conheça 25 benefícios da fruta e como encaixar na dieta corretamente. Foto: Canva PRO

17. Saúde dos intestinos

Assim como a fruta é ótima para seu estômago, também é boa para os intestinos. A lichia contém fibras solúveis.

Elas permitem que seu intestino não fique preso. Se você costuma ficar trancada por muitos dias, a resposta é comer mais lichia.

18. Controla a pressão

Quem tem a pressão arterial instável pode consumir a fruta com o intuito de devolver o equilíbrio ao organismo. Isso porque o potássio presente da lichia atua contra os efeitos nocivos do sódio, o principal responsável pelos desajustes da pressão arterial.

Além disso, a vitamina C e os outros nutrientes presentes nessa fruta também contribuem para diminuir a pressão e mantê-la sob controle.

19. Lichia é rica em ácido fólico

Os benefícios da lichia na gravidez são muitos. Destaca-se, contudo, o ácido fólico, que está presente nas frutas ricas em vitamina C e que pode ajudar a evitar malformação do bebê. Uma xícara de lichias por dia é suficiente para a futura mamãe garantir a saúde do seu bebê. Portanto as grávidas podem consumir lichia.

20. Acelera o metabolismo e emagrece

Já vimos acima que a fruta ajuda a reduzir a gordura visceral. Porém a fruta também acelera o metabolismo, pois auxilia na queima calórica diária. Comer lichia antes de fazer exercícios aeróbicos, por exemplo, aumenta a perda de peso em até 15%.

21. Cura queimaduras causadas pelo sol

Você tomou um escaldão na praia? A lichia resolve! Basta extrair o suco de três frutinhas e misturar com uma cápsula de vitamina E.

Utilize essa combinação direto na área que foi afetada e comprove você mesma a eficácia. É uma das melhores formas naturais de lidar com esse tipo de problema.

Para aliviar esse problema, conheça quais são os melhores hidratantes corporais, suas características e benefícios, quanto custam e onde comprar. Veja a lista completa!

22. Combate problemas respiratórios

A fruta, por ser rica em vitamina C, é um ótimo expectorante. Ela também ajuda a alavancar o sistema imunológico, especialmente durante as gripes e os resfriados.

23. Lichia é versátil

Apesar da lichia não ser encontrada fresca o ano todo com facilidade, a fruta é extremamente versátil. Você a encontra em cápsulas, em chás, enlatada, em vinhos, em conservas e em uma infinidade de produtos.

Pode adicioná-la em sucos, em bolos e em outros tipos de receita. Sem falar que é uma sobremesa saborosa e nutritiva.

24. Vitaminas do complexo B

Entre as muitas vitaminas que a lichia oferece, as do complexo B são as que se destacam. A fruta possui altas doses de vitaminas B2 e de vitamina B6.

Elas têm a função de ajudar o corpo a produzir energia. Isso ajuda a converter os carboidratos em glicose. As vitaminas do complexo B também são boas para manter o sistema nervoso saudável e também para a produção de alguns hormônios.

25. Diminui a glicose no sangue

A lichia possui uma substância chamada hipoglicina, que altera o metabolismo da glicose pelo corpo e faz com que os níveis de glicose no sangue sofram reduções de modo natural.

A lichia possui malefícios?

Como qualquer fruta, o consumo excessivo deve ser evitado, no caso da lichia. Aliás, em 2017 foi relatado o caso de morte de milhares de crianças após o consumo excessivo de lichia.

“A lichia tem uma substância chamada hipoglicina, que altera o metabolismo da glicose pelo corpo e faz com que os níveis de glicose no sangue caiam. Mas isso só vai ser um problema se os níveis de glicose já estiverem muito baixos e se você comer uma quantidade muito grande de lichia. Caso contrário, não há razão para se preocupar.”, explica Gisele, nutricionista da Clínica DrummonDermato em entrevista para revista Veja.

De qualquer forma, um consumo equilibrado não trará malefícios.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação