Vacinação contra meningite é ampliada em MG: quem pode tomar?

Aumentar a cobertura é prioridade para evitar a doença, principalmente em adolescentes e adultos não vacinados

Os registros de imunizados contra a Menigite C em adolescentes e adultos tem baixa cobertura vacinal. A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) quer atingir novas metas e redizir riscos de surtos da doença. Assim, ela faz apelo aos pais e responsáveis que levem suas crianças para a vacinação contra meningite, sem falta.  Se informe dos grupos de riscos que precisam atualizar o cartão de vacina, gratuitamente. Confia mais aqui no SaúdeLAB.

Meningite C ameaça saúde da população

Casos de Menigite C tem surgido no Brasil e há uma necessidade urgente para vacinação contra a doença. Nos últimos anos (2017 e 2021), a cobertura vacinal ficou abaixo do esperado e menos de 70% foram imunizados. Principalmente, adolescentes entre 11 e 14 anos que são alvos da doença nessa faixa etária.

Uma preocupação da SES-MG é ampliar a cobertura de vacinação de meningite em pessoas que não vacinaram quando crianças, desde 2009, está autorizado as pessoas com 30 anos a buscarem a vacina (temporariamente) nos órgãos públicos do Estado e Municípios.

Aliás, os locais autorizados para vacinação de meningite receberão 587.100 doses a serem distribuídas por toda Minas Gerais (MG) e cada local terá autonomia para implementar a oferta em campanhas ao longo do mês de novembro/22.

Casos de Meningite C em Minas Gerais

Há registros em 2021 com 459 pessoas contaminadas pela Meningite. Este ano de 2022, registrou 71 mortes pelos tipos de preventivos com vacina, a saber a Meningite pneumocócica e a meningocócica.

Infelizmente, Fakes News são divulgadas de formas mais do que irresponsáveis amedrontando a população. E para quem desejar tirar suas dúvidas a respeito da vacinação contra meningite pode acessar os canais da Saúde ou procurar os serviços de saúde mais próximo da residência.

Quem pode receber vacinação contra Meningite

O público liberado para receber vacinação contra meningite são:

  • bebês de 6 semanas até 5 anos de idade;
  • adolescentes de 11 a 14 anos (temporariamente);
  • aquelas com 16 a 30 anos de idade e que trabalhem nos serviços de saúde ou escolas.

Contágio

De acordo com Ministério da Saúde a Meningite é uma doença causada por bactérias, vírus e fungos parasitas. Dentre elas, as virais e bacterianas são mais graves, além de disseminarem rapidamente entre as pessoas.

Por isso, as autoridades de saúde alertam para a forma de contaminação. E ela se dá por contatos de gotículas salivares, secreções nasais, através da exposição via respiratória. Além dessas formas de contágio, ela pode ser contraída quando em contato fecal-oral (má higienização das mãos, ingestão de alimentos contaminados e contado direto com fezes infectadas), por exemplo.

Diante da gravidade, cabe aos pais e responsáveis protegerem suas crianças e aos demais adultos buscarem a vacinação contra meningite. Haja vista, que essa ação é fundamental para evitar o surto da doença que pode ser fatal ou deixar a pessoa com sequelas graves de saúde pelo resto da vida.

Fonte: JORNAL O TEMPO (otempo.com.br)

Leia também: Câncer de próstata cresce entre os mais jovens; cólon e reto é o segundo mais frequente em adultos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação