Quais os problemas de se fazer atividade física estando doente?

Em geral, fazer exercícios físicos durante uma doença pode agravá-la. Porém, existem exceções. Confira!

Se você treina em uma academia ou se exercita regularmente, é comum que se pergunte em quais ocasiões o esforço físico deve ser evitado. A resposta pode parecer óbvia: fazer o corpo se esforçar em uma atividade física quando se está doente pode debilitá-lo ainda mais. Entretanto, veja hoje no SaúdeLab em quais situações você deve – ou não – parar de treinar!

Existem contextos em que uma atividade física pode piorar um quadro de debilidade do organismo. No entanto, alguns especialistas salientam que, feita de forma moderada, ela pode oferecer benefícios que ajudam a estabilizar certas enfermidades. Assim, para tirar as suas dúvidas, veja agora um dossiê completo sobre o que evitar nessas condições.

Veja também: Calça Apertada Causa Celulite? Veja Como Amenizar O Problema

Em quais condições se pode ou não fazer atividade física?

Segundo especialistas, no geral, é importante evitar atividade física quando se está doente. Isso acontece porque, quando se esforça, o corpo precisa se dividir entre lutar contra a doença ou repor as energias gastas em um exercício feito.

Assim, se, por exemplo, existirem 10 células lutando contra uma certa bactéria ou vírus no organismo, elas terão que se dividir para repor as perdas energéticas e musculares oriundas de um exercício físico. Portanto, o organismo demorará mais para se restabelecer. Em muitos casos, na verdade, a atividade física pode até piorar um quadro de enfermidade.

Nesse sentido, veja agora em quais situações você deve evitar fazer atividades enquanto estiver doente.

atividade física
Veja em quais casos você pode ou não fazer atividade física. Fonte: Canva.

Quando os exercícios devem ser evitados?

Em qualquer caso de febre

Fazer atividade física quando se está com febre pode agravar o quadro do organismo. Isso acontece, pois durante a febre, os músculos estão naturalmente com menos força. Obrigá-los a se exercitarem pode gerar desidratação e aumentar ainda mais a temperatura interna do corpo. Portanto, nesses casos, o melhor a fazer é repousar.

Em casos de tosse

Ir para a academia ou fazer atividade física com quadros de tosse é uma ideia perigosa. Dessa forma, a tosse não só dificulta a respiração durante o treino, como pode piorar sua frequência cardíaca. Ademais, se a tosse estiver vindo do peito e for acompanhada por muco, ela pode ser agravada durante a atividade.

Em casos de enjoo e mal estar

Se você estiver enjoado ou com mal estar, com sintomas de diarreia, fraqueza ou dores de cabeça/no corpo, fazer atividade física pode piorar ainda mais o seu estado. Isso acontece, pois eles irão piorar a desidratação no corpo, fazendo com que você piore. Assim, você não tem nada a ganhar ao tentar se exercitar nessas condições.

Em casos de doenças infecciosas

Ir treinar com sintomas de gripe, Covid ou outras doenças transmissíveis além ser prejudicial ao organismo, também se revela como uma falta de empatia, já que você pode transmitir a doença a outras pessoas. Por isso, o certo a se fazer é ficar em casa até a total recuperação do organismo.

Em quais casos as atividades físicas são liberadas?

Para alguns médicos existem algumas exceções para a prática de exercícios em determinados casos. Por exemplo, em casos de processos alérgicos, de entupimento nasal ou irritações na garganta, onde não há febre, alguns exercícios moderados podem auxiliar no alívio dos sintomas.

E aí, gostou dessas dicas? Ademais, leia também: Compartilhar Toalhas É Perigoso? Saiba Os Riscos Envolvidos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação