Vinagre de maçã, mel e água para gordura no fígado funciona mesmo? Veja se mito ou verdade

Nossa alimentação impacta diretamente a saúde do fígado com esteatose hepática

A princípio, a esteatose hepática, popularmente chamada de gordura no fígado ou fígado gorduroso, pode ser uma condição de saúde muito grave. Felizmente, existem algumas dicas e remédios caseiros que são considerados benéficos no tratamento e prevenção dela. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o vinagre de maçã, mel e água para gordura no fígado funciona mesmo.

Tanto o vinagre de maçã quanto o mel são produtos riquíssimos em nutrientes e propriedades. E, graças a essa característica, eles prometem muitos benefícios para a saúde do organismo. Entretanto, é muito importante tomar cuidado com dicas e misturas caseiras, o que inclui a de vinagre de maçã, mel e água para gordura no fígado. Só porque os ingredientes são simples e benéficos, não quer dizer que sejam sempre seguros. Confira tudo sobre o assunto!

Vinagre de maçã, mel e água para gordura no fígado

De maneira geral, o que confere um caráter ácido ao vinagre de maçã é a presença de diferentes ácidos em sua composição. Dentre eles, o ácido málico, cítrico, acético e lático são alguns dos principais. Mas além de garantirem a acidez do vinagre, esses compostos também exercem uma forte ação antioxidante no organismo. E é justamente essa ação que determina a eficácia do vinagre de maçã com água e mel no combate á esteatose hepática.

Quando o assunto são antioxidantes, elas costumam ser associados ao combate de radicais livres, que de fato é o principal efeito deles na nossa saúde. Contudo, para o vinagre de maçã em específico, acredita-se que os compostos antioxidantes inibem o acúmulo de gorduras no fígado. Consequentemente, na teoria, misturar o produto com água e mel irá fornecer para o organismo nutrientes que são aliados no combate da esteatose hepática.

Vinagre de maçã mel e água para gordura no fígado não resolve o problema

De fato, faz sentido usar o vinagre de maçã, mel e água para gordura no fígado. Porém não podemos deixar de salientar que essa combinação está longe de ser uma cura para o problema. Na realidade, não tem como afirmar nem que ela será eficaz em todos os casos. A esteatose hepática é uma condição que depende de diferentes fatores para ser resolvida, portanto uma mistura caseira não pode ser vista como a solução definitiva.

O que ajuda a combater a esteatose hepática?

Primeiramente, tendo em mente que a eficiência da vinagre de maçã, água e mel nem sempre consegue combater a gordura no fígado eficientemente, é importante saber o que de fato funciona. No caso, a esteatose só pode ser solucionada através de uma alimentação saudável e pobre em gorduras, e do uso de medicamentos específicos. E para isso, é necessário consultar um nutricionista e um médico especializado.

Por outro lado, existem de fato alguns produtos e misturas caseiras que, diferente do vinagre de maçã, água e mal, possuem propriedades mais confiáveis no combate da esteatose hepática. Sendo assim, confira a seguir alguns deles:

  • Chá de limão e alho
  • Feno-grego
  • Chá de alcachofra
  • Suco de hortelã e melão
  • Chá de alecrim e manjericão

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação