10 alimentos que ajudam a evitar as câimbras

Eventualmente, todos nós temos câimbra no corpo. Esse fenômeno pode ser muito incômodo, e dependendo dos hábitos, ocorre com frequência. Porém, existem formas de prevenção, e uma delas é através da alimentação. Assim, o SaúdeLab vai te mostrar 10 alimentos que ajudam a evitar as câimbras no seu corpo.

Leia também: Goiaba É Low Carb? Saiba A Verdade E Veja Como Inseri-La Na Sua Dieta

Infelizmente, as câimbras são bastante comuns, especialmente em pessoas se exercitam bastante. A dor que ela causa pode ter intensidades e durações variadas, chegando a extremos muito desconfortantes. Por outro lado, é possível evitar elas através de nossa dieta, com base nos nutrientes que ingerimos.

Principais conceitos e como evitar as câimbras

A princípio, na nossa musculatura, o cálcio estimula as contrações, enquanto o magnésio flexibiliza e relaxa ela. Ao mesmo tempo, o potássio atua como um supervisor desse processo, participando no disparo de cargas elétrica. Portanto, para evitar as câimbras, precisamos ter um equilíbrio entre eles. Sendo assim, confira a seguir uma lista de 10 alimentos que ajudam a evitar as câimbras.

Banana

Você provavelmente já ouviu falar da eficiência da banana contra câimbras. De fato, a sua alta quantidade de potássio faz dela ideal para esse problema. Contudo, o triptofano, outro componente presente nela, também faz parte dessa eficiência. Este é um precursor da serotonina, e quando liberado no nosso organismo, relaxa todo o corpo.

10 alimentos que ajudam a evitar as câimbras
Fonte de diversos nutrientes, a banana é ótima para prevenir as câimbras. Foto: Pixabay

Melão

Assim como a banana, o melão é outra grande fonte de potássio. Diariamente, coma cerca de 2 fatias de um bom melão. Essa quantidade já é suficiente para ajudar a evitar as câimbras.

Nozes

As nozes apresentam um grande percentual de magnésio. Assim, o seu consumo garante que as fibras musculares funcionem de forma saudável, evitando as câimbras. O consumo ideal deve ser em torno de 2 unidades ao dia para evitar excesso de gordura (mesmo sendo gordura boa) no organismo.

Leite

Dessa vez, o leite entra como um grande provedor de cálcio para o organismo. Um copo pelas manhãs já supre a necessidade por cálcio. Consequentemente, essa dose também fortalece os nossos músculos.

10 alimentos que ajudam a evitar as câimbras
Os compostos do leite são grandes aliados no combate a câimbras. Foto: Pixabay

Batata-doce

Um dos muitos nutrientes que a batata-doce possui em grande quantidade é o potássio. Uma única batata-doce média já supre 12% da quantidade potássio que precisamos diariamente.

Queijo

Assim como o leite é uma grande fonte de cálcio, os seus derivados, como o queijo, também são. Portanto, busque consumir eles para suprir a necessidade do nosso organismo por cálcio.

Amêndoas

Novamente, o magnésio marca presença nos alimentos, e dessa vez nas amêndoas. Assim como as nozes, as amêndoas possuem grandes quantidades de magnésio, essenciais para a demanda do corpo.

Castanhas

Para complementar o suprimento das nozes e amêndoas, é possível consumir castanhas. Elas também são ricas em magnésio, e portanto, a combinação dos três é uma ótima forma de suprir nossa necessidade.

Eletrólitos

Certas bebidas possuem um grande percentual de eletrólitos, como o potássio, magnésio e cálcio. Portanto, ingerir cápsulas de eletrólitos, ou bebidas que os contém, também é uma forma de evitar as câimbras.

Água como forma de evitar as câimbras

Diferente dos outros itens dessa lista, a água não é uma grande fonte dos nutrientes minerais. Porém, na desidratação, a contração muscular involuntária é favorecida. Ou seja, precisamos beber bastante água, cerca de 2 litros por dia, para não ter câimbras.

Leia também: Bolinho De Brócolis Assado; Receita Saborosa Para A Sua Dieta Ficar Completa

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915