16 frutas para dieta low carb: veja como consumir sem culpa

Erro na low carb é torná-la restritiva

A dieta low carb é a escolha de muitas pessoas que querem perder gordura e ganhar músculos. Ela se baseia no baixo consumo de carboidratos com a valorização de proteínas e outros elementos no prato. Todavia, um erro que é recorrentemente praticado é justamente a restrição ao acesso aos carboidratos e o SaúdeLab vai mostrar para você que não precisa ser assim.

Afinal, embora seja possível diminuí-los, eliminar seu consumo não é benéfico, além de aumentar suas chances de compulsões alimentares para produtos que o contenham.

O que se deve fazer, então, é manter o consumo mínimo de carboidratos diariamente e manter uma alimentação saudável. Para isso, as frutas são ótimas opções, pois são fonte natural desses elementos e contém fibras, minerais e vitaminas.

Como incluir frutas na dieta low carb?

As dietas de baixo consumo de carboidratos geralmente restringem a presença desse nutriente a até 100 g diárias. Apesar disso, também existem aquelas mais rígidas, em que o consumo se limita a 50 g, ou as mais flexíveis, que permitem até 130 g de carboidrato no prato, por dia.

Para fazer uma escolha correta é importante que você saiba qual é a  quantidade que a sua dieta recomenda para, depois, saber quanto de cada fruta é possível adicionar ao cardápio diário.

Desta forma, para te ajudar elaboramos um guia de como consumir frutas na dieta low carb sem prejuízos de nutrientes e também sem afetar na perda de peso. A frutas que selecionamos são: banana, abacaxi, pitanga, maçã, melão, ameixa, pêssego, laranja, jabuticaba, abacate, amora, graviola, figo, cupuaçu, pequi e açaí.

Leita também: Conheça 5 erros que atrapalham a dieta lowcarb; leia com atenção!

1 – Banana

A banana é rica em vitaminas A, B e C. Por isso, não é bom deixá-la fora da dieta, pois também contém minerais importantes.

No entanto, 100 g de banana tem cerca de 20 a 25 g de carboidratos. Por isso, você pode consumir na dieta low carb, no entanto, o ideal é consumir até 200 g da fruta por dia.

Porém, caso pretenda consumir outras frutas ou alimentos que tenham carboidratos, lembre-se de limitar a quantidade de banana.

2 – Abacaxi

O abacaxi é perfeito para dieta low carb, pois possui baixas concentrações de carboidratos, de modo que é possível aliá-lo à dieta low carb sem prejuízos a ela. Em cada 100 g da fruta você encontra apenas 6 g de carboidrato.

Por isso, ela é uma excelente opção para incluir na dieta, pois é rica em fibras, vitaminas A, C e do complexo B, potássio, manganês e magnésio.

Você pode consumir 100 a 200 g dela por dia sem problemas e ainda pode alinhar seu consumo ao de outras frutas.

3 – Pitanga

Sim, a pitanga é uma fruta com baixos níveis de carboidratos, portanto a pitanga é low carb. Ela possui apenas 10,2 g de carboidrato a cada 100 g da fruta. Desse modo, você pode colocá-la no seu cardápio.

Por ter baixa concentração desse elemento, você pode consumir pitanga e outras frutas em uma combinação ao longo do dia. A fruta também é rica em vitaminas A, B e C, assim como ferro, fósforo e cálcio.

Leia também: Low carb para iniciante; veja o que você precisa saber

4 – Maçã

Rica em vitaminas B1, B2 e B3, a maçã também possui fibras que são essenciais ao bom funcionamento do intestino.

Quanto à concentração de carboidratos, é de 15,2 g por 100 g da fruta. Por isso, é possível incluir a fruta no seu dia a dia sem atrapalhar na dieta low carb. Uma maçã ao dia é mais do que suficiente. Sim, é possível comer a maçã na dieta low carb.

5 – Melão

Outra fruta que pode ser incluída na sua dieta low carb é o melão. Rico em vitamina C, A e do complexo B, ele possui apenas 7,5 g de carboidratos a cada 100 g da fruta. Desta forma, o melão pode ser incluído na sua dieta low carb sem prejuízos.

frutas na dieta low carb.
16 frutas para dieta low carb: veja como consumir sem culpa. Foto: Canva PRO

6 – Ameixa

Famosa como aliada do bom funcionamento intestinal, a ameixa é uma fruta rica em vitamina A, C e K. Também possui uma série de minerais como ferro, zinco e cálcio e fibras.

Ela é uma fruta que pode ser adicionada ao cardápio de frutas na dieta low carb, pois possui cerca de 13 g de carboidratos a cada 100 g. Portanto sim, você pode comer a ameixa na dieta low carb.

Confira: Guia Prático Dieta Low carb: o que é e como funciona? (cardápio prático e barato)

7 – Pêssego

Sim, o pêssego é uma fruta low carb, pois ele possui 9,3 g de carboidratos para cada 100 g da fruta, que também é rica em vitamina A, E e K, potássio, manganês, fósforo e fibras. Por isso, pode adicioná-lo colocá-lo na dieta. 

8 – Laranja

Embora sua fama seja referente à presença da vitamina C, a laranja também é rica em vitamina A e betacaroteno. Ela traz uma série de benefícios ao organismo e possui baixa concentração de carboidratos.

Suas variedades costumam apresentar 11,5 g de carboidratos para cada 100 gramas da fruta. Além de ser rica em fibras, portanto, a laranja é uma fruta ótima para adicionar a sua dieta low carb.

9 -Jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta que possui maior concentração de carboidratos. Para cada 100 g dela são 15,3 g de carboidratos. Portanto, você pode adicioná-la à dieta com cuidado.

A fruta possui boas concentrações de vitaminas do complexo B, C e E, assim como fibras e ferro. Desta forma, nada de comer de forma desmedida. Se tiver fazendo a dieta low carb, como jabuticaba com moderação.

10 -Abacate

Rico em antioxidantes e vitaminas A e do complexo B, o abacate possui baixas concentrações de carboidratos. São apenas 6 g a cada 100 g da fruta, de modo que ela pode fazer parte do cardápio low carb. Além disso, o abacate combina até com pratos salgados e saladas.

Então, que tal 3 receitas saudáveis com abacate que dão saciedade (e não engordam)? Confira!

11 – Amora é uma fruta para dieta low carb?

Outra boa fonte de vitamina A, C e K, a amora é uma fruta de baixas calorias e que conta com minerais como magnésio. Quanto aos carboidratos, são 10 g para cada 100 g da fruta. Dessa forma, você pode consumir a amora na dieta low carb sem medo de ser feliz!

Frutas low carb
16 frutas para dieta low carb: veja como consumir sem culpa. Foto: Canva PRO

12 – Graviola

Repleta de vitaminas A e B, zinco, ferro e cálcio, a graviola é uma das frutas com maior concentração de carboidratos, por isso cuidado ao colocá-la na dieta! São 15 g deles para cada 100 g da fruta. Portanto, saiba que ela pode ser adicionada à alimentação, mas tenha atenção quanto às demais frutas ou alimentos que possam ter carboidratos. Desta maneira, a graviola deve ser consumida com cuidado na dieta low carb.

13 -Figo

Essa é uma fruta que possui ótimas concentrações de potássio, fósforo, ferro e cálcio, além de vitaminas A, B1e B2. Quanto à concentração de carboidratos, são 10,2 g para cada 100 g da fruta.

Assim, você pode tranquilamente incluir o figo na dieta low carb e inclusive combiná-la com outras frutas e alimentos com carboidratos.

14 – Cupuaçu

Uma fruta bem brasileira e cheia de nutrientes, o cupuaçu oferece boas taxas de cálcio, fósforo e ferro, vitamina C e vitaminas do complexo B.

A cada 100 g da fruta são encontrados 10,4 g de carboidratos, de forma que é possível consumi-la em combinação com outras frutas low carb.

15 – E o Pequi é low carb?

O pequi apresenta uma taxa de 13 g de carboidratos para cada 100 g da fruta. Desse modo, é possível incluir a fruta em dietas que evitem o consumo excessivo deste elemento.

Assim como outras frutas, o pequi é rico em vitaminas A, C e E, assim como em gorduras que são saudáveis para o organismo. Dá sim para consumir o pequi na dieta low carb.

16 – Açaí pode na dieta low carb?

Fechando a nossa lista de frutas para incluir na dieta low carb sem descaracterizá-la é o açaí. Ele concentra apenas 6,2 g de carboidratos a cada 100 g da fruta.

Além disso, oferece inúmeros benefícios, pois é fonte de proteínas e de fibras, vitaminas do complexo B e C, fósforo e ferro. Agora, vale lembrar que o açaí é low carb, mas não os complementos servidos nas açaíterias. Ok?!

Frutas na dieta low carb

Para o cálculo da quantidade de carboidratos nas frutas aqui citadas utilizamos a 4° Edição da  Tabela Brasileira de Composição de Alimentos elaborada em 2011 pela UNICAMP e pelo Ministério da Saúde. Desta forma, fica claro que você não precisa excluir as frutas na dieta low carb, basta apenas calcular a quantidade possível de ser consumida. Afinal, seus nutrientes são totalmente necessários à manutenção do organismo, principalmente quando se faz dietas.

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS

O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação