Qual o melhor horário para comer frutas ricas em carboidratos? Veja 6 opções deliciosas

Confira frutas que são ricas em carboidratos e qual o melhor momento de consumo

Sem dúvidas, as frutas são alimentos essenciais para a manutenção da saúde. Através de seus nutrientes, elas são capazes de fornecer diversos benefícios, e de participar em inúmeros processos essenciais do organismo. Contudo, além de possuírem um horário ideal para o consumo, algumas frutas possuem mais carboidratos do que outras. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda qual o melhor horário para comer frutas ricas em carboidratos.

Em termos gerais, os carboidratos são moléculas utilizados pelo nosso corpo para a produção de energia. Caso eles não sejam totalmente aproveitados, eles são armazenados na forma de gordura. Logo, dependendo de sua dieta ou de seus exercícios físicos, eles podem ou não serem bem-vindos.

6 frutas com maior quantidade de carboidratos

Primeiramente, antes de falar sobre o melhor horário para comer frutas ricas em carboidratos, é preciso se inteirar sobre quais são elas. Portanto, confira a seguir as 6 frutas que mais possuem carboidratos, juntamente com alguns de seus benefícios:

  1. Banana: Começando por uma das frutas com mais carboidratos, a banana possui cerca de 27g de carboidratos por unidade, de tamanho médio. Sua composição permite uma melhor absorção de nutrientes, e ajuda na atuação do sistema imunológico.
  2. Laranja: Sendo popularmente utilizada para sucos, uma unidade da laranja pode apresentar aproximadamente 16g de carboidratos. Além de ser rica em nutrientes, ela é excelente para fornecer energia, especialmente para quem pratica exercícios.
  3. Figo: Muito encontrado na forma seca ou cristalizada, um figo comum pode ter cerca de 9g de carboidratos por unidade. Assim como a maçã, ele também ajuda a controlar a pressão arterial, mas também previne o envelhecimento por meio das vitaminas C e B.
  4. Uva: Popular pelo seu uso na produção de vinhas, as uvas possuem 27g de carboidratos por xícara. Através de antioxidantes e fibras, elas ajudam a combater a prisão de ventre e reduzir o colesterol ruim no sangue.
  5. Manga: A cada unidade da manga, é possível obter aproximadamente 24g de carboidratos. Graças as vitaminas A e C presentes em sua composição, ela é capaz de fortalecer o sistema imune e melhorar a absorção de ferro.
  6. Abacaxi: Assim como a laranja, o abacaxi também é bastante utilizado em sucos, e possui cerca de 21g de carboidratos por xícara. Por outro lado, além de uma ação anti-inflamatória, a sua riqueza em fibras e água concede uma sensação de saciedade, auxiliando no emagrecimento.

Qual o melhor horário para comer frutas?

Tendo em mente as principais frutas ricas em carboidratos, é bom se inteirar sobre o melhor momento do dia para poder consumi-las. No caso, o ideal é que elas sejam consumidas em um horário distante das principais refeições do dia. Ou seja, elas podem servir como lanche entre o café da manhã e o almoço, ou entre o almoço e o jantar.

A quantidade de frutas pode variar de acordo com seu apetite. Se você costuma se saciar facilmente, talvez o ideal seja consumir no máximo uma fruta. Porém o mais importante é tentar evitar esse consumo logo após ou antes das refeições, pois a combinação desses alimentos pode ser bastante indigesta. Ademais, quando você for lanchar alguma fruta, tente se restringir para um único tipo.

Leia mais: Guia Prático Dieta Low carb: o que é e como funciona? (cardápio prático e barato)

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação