Quais tipos de arroz tem mais carboidrato? Arroz integral engorda menos? Tire suas dúvidas

O arroz é grande fonte de carboidratos, um nutriente importante ao metabolismo

O arroz é um dos principais cereais consumidos em diversas partes do mundo. No entanto, na hora de aderir a uma dieta restritiva (para emagrecer), ele se torna uma verdadeira incógnita, pois diversas dúvidas são geradas com relação a qual arroz tem mais carboidrato e qual engorda menos. Hoje, no SaúdeLAB vamos falar sobre os tipos de arroz e quais são os mais saudáveis. Inclusive, se o arroz integral engorda ou não.

Tendo isso em vista, confira dicas importantes na hora de optar por qual tipo de arroz você vai levar para casa a fim de escolher a melhor opção e a mais saudável, qual é mais rico em fibras, por exemplo. Saiba, portanto, as principais diferenças e una o útil ao agradável.

Quais os tipos de arroz e sua quantidade de carboidratos

Por ser um alimento muito consumido, o arroz tem grande importância na nossa alimentação diária. Por este motivo, é super interessante saber a diferença entre os tipos mais comuns e mais utilizados para escolher a melhor opção e a que mais atenda ás suas necessidades.

Sendo assim, perder o medo na hora de consumir o arroz quando se está de dieta é o primeiro passo, pois o cereal é uma das principais fontes de carboidratos, macronutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo como um todo.

Além disso, o arroz é uma boa fonte de fósforo, ferro, sais minerais, potássio e diversos nutrientes. Então, mantê-lo no cardápio é essencial, prático e importante. Porém, escolher a opção mais saudável é super interessante para ter uma dieta equilibrada; confira os tipos principais.

Arroz branco

O arroz branco é um dos tipos mais comuns, pelo preço acessível e sabor mais agradável, acaba sendo a opção mais prática e escolhida. No entanto, esse tipo de arroz passa por um processamento em que perde fibras, vitaminas e minerais; perdendo consideravelmente o valor nutritivo.

Além disso, o arroz branco possui um alto índice glicêmico; ou seja, é absorvido mais rapidamente e transformado em açúcar, aumentando a glicose e engordando mais. Afinal, a cada 100g de arroz branco tipo 1 temos 128 calorias, 28,1g de carboidratos e apenas 1,6g de fibra alimentar.

Desta forma, o arroz branco não deve ser a primeira escolha quando se está em um processo de reeducação alimentar.

Veja mais: Farinha de arroz é Low Carb? Descubra se pode ou não consumir na dieta

Arroz parboilizado

Neste tipo, os grãos também passam pelo processamento semelhante ao arroz branco, pois é descascado e polido. A diferença é que neste tipo existe o processo de parboilização, como um pré-cozimento. Esta é uma opção é mais saudável se comparada ao arroz branco, pois nele são preservados diversos nutrientes.

Neste cereal, encontra-se, a cada 100g, 146,19 kcal além de 29,85g de carboidratos e 1,38g de fibra alimentar. No entanto, muitos nutrientes são preservados.

Tipos de arroz integral, branco e parboilizado. e
o arroz é grande fonte de carboidratos, um nutriente importante ao metabolismo. Foto: Canva PRO

Arroz integral

Como o próprio nome sugere, o arroz integral mantem todos os seus nutrientes. Por isso, ele se torna a opção mais saudável, tendo em vista os dois tipos anteriores.

Embora tenha quase as mesmas calorias que o arroz branco, o arroz integral concede sensação de saciedade e apresenta diversos benefícios para a saúde, pois tem muita fibra, vitaminas e minerais.

Afinal, em 100 g de arroz integral cozido é possível encontrar 124 kcal e 25,8 g de carboidratos. Mas o diferencial da versão integral é que ele é rico em fibras, possuindo 2,7g.

Levando-se em conta que devemos consumir. em média, 35g de fibras alimentares todos os dias, ao escolher a versão integral, pode ser mais eficaz.  Portanto, a melhor opção de arroz é o arroz integral, mesmo que este seja polêmico e divida opiniões quanto ao sabor e modo de preparo. Tem menos carboidratos e estes são considerados “bons” por serem complexos, também ajuda no processo de emagrecimento, além de ser uma ótima alternativa para os diabéticos e quem segue dietas variadas, afinal, o arroz integral engorda menos.

Leia também: Como deixar o arroz integral mais gostoso e nutritivo? Veja 03 opções imperdíveis

Arroz integral engorda?

Como visto anteriormente, o arroz é grande fonte de carboidratos, um nutriente importante ao metabolismo. Um alimento, por si só não engorda. No entanto, se você possui um estilo de vida sedentário e consume muitos outros alimentos pobres em proteínas, sim, o arroz integral engorda, mas vale lembrar que ele não é vilão da história. Principalmente a versão integral que já vimos é rica em nutrientes e também é rico em fibras.

Para a elaboração deste conteúdo, as informações têm como base a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, elaborada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) e o Ministério da Saúde em 2011.

RECEITA DE ARROZ INTEGRAL: aprenda a fazer EM SUA CASA de maneira deliciosa (passo a passo)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação