Sabia que tipos de osteoporose também atinge os mais jovens? Entenda

Atualmente, a osteoporose é uma das doenças que mais atingem a terceira idade e, sob informações do Ministério da Saúde, mais de 10 milhões de brasileiros têm a doença. No entanto, a doença pode atingir todas as faixas etárias, inclusive os mais jovens. Mas, o que é e quais são os tipos de osteoporose? Ela afeta apenas idosos? Como se prevenir? O Saudelab te conta o que você precisa saber na matéria a seguir.

Leia mais: Alzheimer na terceira idade: a depressão pode ser um dos sintomas. Entenda

O que é e quais são os tipos de osteoporose

De acordo com especialistas de saúde, a osteoporose é uma doença diretamente relacionada à perda de massa óssea, o que causa uma fragilidade excessiva aos ossos e que pode ocasionar em dores fortes e lesões ósseas.

Porém , o que muitos não sabem, é que essa doença não acomete apenas idosos. Devido à quantidade de tipos de osteoporose, crianças, jovens e adultos também podem ser acometidos por um deles. 

Abaixo, confira alguns dos tipos de osteoporose mais comuns, além de suas causas e possíveis tratamentos.

Osteoporose primária senil

Assim como a maioria dos pacientes acometidos pela doença são idosos, a osteoporose senil é uma das mais comumente diagnosticadas entre pacientes com idades de 45 a 50 anos. Sua causa está relacionada diretamente à falta de cálcio e ao desgaste da massa óssea por causa da idade mais avançada.

De acordo com profissionais de saúde, adotar uma dieta rica em nutrientes como cálcio e Vitamina D, além de praticar exercícios leves por pelo menos 3 vezes na semana, já são ações que podem minimizar os efeitos da osteoporose senil.

Osteoporose primária pós-menopausa

Antes de mais nada, saber quais são os tipos de osteoporose pode auxiliar na prevenção da doença. Bem como é o caso da osteoporose pós-menopausa: ela atinge mulheres a partir dos 45 anos, devido à diminuição na produção de estrógeno.

Ao mesmo tempo que uma mulher é acometida pela menopausa, é normal que haja uma queda brusca na produção de hormônios e isso pode ser previamente remediado com a inserção de suplementos hormonais em uma dieta balanceada acompanhada por um profissional de nutrição e saúde.

Osteoporose secundária

Assim como a primária, a osteoporose secundária tem os mesmos sintomas. Porém, entre os outros tipos de osteoporose, ela pode acometer pacientes de qualquer idade e é causada por diagnósticos mais graves de leucemia ou hipertireoidismo, bem como em pacientes que façam tratamentos intensivos com corticoide. 

Além disso, o consumo de álcool em excesso e a falta de atividades físicas também pode ser um fator que acarreta a esta doença.

O que é osteoporose precoce

Imediatamente após o nascimento, a osteoporose precoce ou osteogênese imperfeita é diagnosticada. Sendo considerada um tipo raro da doença, ela pode causar a fragilidade dos dentes e ossos do bebê e, no mundo todo, há poucos casos diagnosticados.

O que é e quais são os tipos de osteoporose juvenil

Atualmente dividida em dois grupos, o idiopático e o primário, a osteoporose é uma condição rara que pode atingir crianças e adolescentes a partir dos 8 anos que têm um diagnóstico de obesidade ou excesso de peso durante a fase de desenvolvimento, no caso do tipo idiopático.

Já o tipo primário, pode ser causado pelo uso de medicamentos que causam a degeneração dos ossos, como o corticoide. O tratamento de ambos os tipos de osteoporose pode ser feito através de medicamentos e hormônios que agem na produção de cálcio no corpo, bem como atividades físicas.

Leia mais: Pesquisas alertam: qual a relação entre sedentarismo e envelhecimento? Confira

 

Compartilhe seu amor
Layla Lacerda
Layla Lacerda

Publicitária formada pela UNINASSAU-PE, certificada nas áreas de SEO e Marketing Digital. Escritora de matérias em Blogs sobre saúde, finanças, mercado de criptomoedas, gostos pessoais e notícias em geral.

Artigos: 10