Sem investimentos, a cobertura vacinal pode diminuir ainda mais, aponta estudo

Sarampo e poliomielite, que estavam erradicadas no Brasil, ressurgem após falta de vacinação

No século 20 e até o início do século 21, o Brasil sempre foi uma referência quando o assunto era vacinação. Isso muito por conta das políticas de imunização no país. Assim, embora sempre tivesse vários problemas no setor da  saúde, isso nunca era uma questão para os brasileiros.

No entanto, o novo governo chegou e as políticas mudaram. Em lugar de recomendar a cobertura pública de imunização, políticos passaram a desconfiar das campanhas de vacina, criando teorias da conspiração. Portanto, é hora de entender qual é o perigo disso para você, para os que você ama e até mesmo para desconhecidos. Assim, siga a leitura logo abaixo. 

Leia mais: Entenda o que é a varíola dos macacos, doença que ressurge agora em 2022

vacinação na criança
Levar as crianças para tomarem vacina é vital para a saúde – Fonte da imagem: Canva Pro

Campanhas de vacinação

Em primeiro lugar, vamos ver a verba pública destinada para campanhas de vacinação. Se em 2011 o valor era de R$73 milhões, em 2020, no auge da pandemia, o valor foi de apenas R$45 milhões. Portanto, uma queda bastante grande.

Qual é o problema? Bem, não é preciso ser um gênio para perceber que conforme a divulgação da vacinação diminui, as pessoas passam a tomar menos vacinas. Isso significa que o número de doenças aumenta, pois a vacina ajuda a prevenir muitas delas.

Importância de se vacinar

Ora, e por que você deveria se vacinar? Nesse caso, a vacinação ajuda a proteger não apenas você, como todas as pessoas com quem você tem contato. Além dos meros desconhecidos.

Isso porque os vírus se espalham rapidamente. Basta que algumas pessoas não estejam imunizadas para provocar até mesmo mutações nos vírus.

Por fim, vale o alerta de saúde pública para a vacinação: o sarampo e a poliomielite estão com números de casos bastante grandes. Isso por conta da falta de vacinação. Então, leve os seus filhos para tomarem as vacinas e ajude a população brasileira a ser um orgulho mundial neste tópico. 

Aproveite e leia sobre o Dia do glaucoma: solução pode ser colírio à base de Cannabis

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação