Aula aberta na UFMG demonstra rituais de cura indígenas

O intercâmbio entre o saber ocidental e os rituais de cura indígenas terá espaço na Universidade Federal de Minas Gerais

Todos sabemos que manter a saúde em dia é vital para a população. Mas tradições do nosso território, como os rituais de cura indígenas, ainda não são tão conhecidos. Por isso, a Universidade Federal de Minas Gerais irá dar uma aula aberta sobre o tema nesta terça-feira, 31 de maio de 2022.

Portanto, siga a leitura abaixo para saber onde irá ocorrer essa apresentação, além de aprender mais sobre os rituais de cura indígenas.

Leia mais: Entenda o que é a varíola dos macacos, doença que ressurge agora em 2022

indígenas em roda
Os indígenas se reúnem para os seus rituais – Fonte da imagem: Canva Pro

Rituais de cura indígenas

Em primeiro lugar, a aula aberta terá como tema “Os povos Huni Kuĩ/Kaxinawá e Omágua/Kambeba: tradições e rituais de tratamento e cura”. Entre os palestrantes estão a médica Adana Omágua e o estudante Otávio Kaxixó. Assim, ambos buscarão conversar com Ulysses Panisset, que coordena o evento, bem como representantes do povo Huni Kuĩ.

De modo que este painel sobre os rituais de cura indígenas acontecerá no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, às 17h30 desta terça, 31 de maio. O campus Saúde está localizado na Avenida Professor Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia. 

Vale lembrar que estas tradições envolvem rituais de cura indígenas para lá de milenares. Embora não tivessem toda a tecnologia que temos hoje, esses povos originários possuíam bastante conhecimento e sabedoria para tratar dos problemas de saúde. Hoje, há um intercâmbio maior, sendo que oito estudantes de povos indígenas cursam a Faculdade de Medicina da UFMG.

Segundo os participantes, conseguir encontrar pontos de contato entre esses paradigmas de tratamento pode ampliar ainda mais o repertório de ambos os lados. Assim, tanto um quanto outro sairão ganhando. Afinal, conhecimento nunca é demais, não é mesmo?

Aproveite e leia sobre o Dia do glaucoma: solução pode ser colírio à base de Cannabis

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação