Book Appointment Now
Por que é importante diversificar a rotina de exercícios? Veja agora
Encontrar o equilíbrio e a disciplina na prática de uma atividade física ainda é obstáculo para muitas pessoas, mas a sua prática regular auxilia na manutenção de uma boa saúde física e mental e proporciona inúmeros momentos de prazer e diversão. No entanto, é importante diversificar a rotina de exercícios?
Muitas pessoas vivem mantendo uma rotina e os mesmos treinos no dia a dia. Será que isso pode prejudicar ou ajudar. Contudo, o assunto do Blog SaúdeLab hoje é explicar por que diversificar a rotina pode ser importante.
Leia também: Como motivar a família para ser mais saudável?
Por que é importante manter uma rotina de exercícios?
Antes de tudo, a rotina de treino existe quando a pessoa mantém uma constância nos treinos. Bem como, o que é ótimo para melhorar as articulações, flexibilidade, fortalecer a massa muscular, manter o corpo ativo e forte. Além disso, a prática de atividades físicas contribui com a saúde mental, pois traz benefícios para o humor e autoestima.
Sobretudo, repetir diariamente o mesmo treino sem supervisão de um profissional não promove os efeitos esperados e ainda pode causar lesões ao corpo. Dessa forma, a elaboração de um programa de exercícios depende de uma série de conhecimentos prévios que o educador físico detém.
O que se ganha ao variar a rotina de exercício?
A princípio, ao contrário do que muita gente pensa, a prática dos mesmos exercícios não os tornam menos eficientes. Logo, o que contribui para a diminuição dos resultados é o hábito de praticar os exercícios sempre com a mesma intensidade. Por isso, é fundamental variar o treinamento e os estímulos, mesmo que sejam repetidos.
Diversificar a rotina de treino é importante, por duas razões principais
- Evitar o tédio, a rotina e, assim, aumentar a adesão ao exercício,
- Evitar a estagnação na performance e, consequentemente, nos resultados. Variar sua rotina de treino ajuda a mantê-lo mental e fisicamente desafiado e envolvido.
Em suma, em qualquer tipo de atividade física, seja ela neuromuscular ou cardiorrespiratória, existem diversas variáveis que podemos aplicar ao treino, para que ocorra a quebra de um equilíbrio e a melhora dos estímulos, exemplo:
- Número de repetições dos exercícios;
- Séries (ordem de execução dos exercícios);
- Número de séries;
- Frequência diária e semanal de treino;
- Tempo de duração da sessão;
- Carga dos exercícios (kg);
- Velocidade de execução dos exercícios;
- Intervalos entre os exercícios e pausas entre as séries;
- Métodos de treinamento, etc.
Leia também: Tem Vontade De Correr Uma Maratona? Saiba Como Você Deve Se Planejar!