Dor no ciático; veja 05 atividades físicas que podem te ajudar

Veja como aliviar as tensões e dores no ciático com sugestões fáceis e que funcionam

A dor no ciático é uma patologia comum entre pessoas a partir dos 30 anos, que pode ocorrer por diversos motivos. Entretanto, existem exercícios simples e práticos que você pode fazer em casa para aliviar as dores e tensões provocadas por essa condição, conforme o SaúdeLab mostrará hoje.

Porém, é importante salientar que tais exercícios não dispensam um tratamento específico para esse tipo de enfermidade, o qual deve ser prescrito por um médico especialista. Assim, eles servem apenas como medidas paliativas, que auxiliam nas diversas formas de intervenção medicamentosa.

Como aliviar a dor no ciático: veja quais são os melhores exercícios

O nervo ciático é formado por várias terminações nervosas que saem da coluna vertebral. Assim, ele encontra-se na parte final desta, passando pelos glúteos, parte posterior da coxa e indo até o joelho. Caso haja alguma pressão ou dano em uma das raízes desse nervo, é comum que ocorra a famosa dor no ciático.

De modo geral, segundo especialistas, grande parte das pessoas acima de 30 anos sofrerão de dor no ciático. Isso ocorre pois as lesões que acometem esse nervo são derivadas de estresse, má postura, excesso de tempo sentado, disfunções hormonais ou mesmo pelo envelhecimento natural do organismo.

Da mesma maneira, o nervo ciático também pode ser lesionado, como por doenças degenerativas, movimentos bruscos, obesidade, traumas na coluna ou por sobrecarga de peso. Nesses casos, tais lesões podem ocasionar a chamada síndrome do piriforme, a qual acaba gerando um trauma permanente no músculo da região.

Portanto, caso você sofra de dor no ciático por alguma dessas causas, é necessário procurar um tratamento médico adequado. Em auxílio a este, selecionamos 5 exercícios que servirão de paliativos para aliviar as tensões no local. Confira!

dor no ciático
Confira 5 exercícios para aliviar a dor no ciático. Fonte: Canva.

Exercícios para quem sofre de dor no nervo ciático

1. Alongamento das costas

De barriga para baixo, apoie os seus antebraços no chão, com as palmas das mãos viradas para baixo.  Em seguida, deixe seus cotovelos no mesmo nível das costelas, mantendo o pescoço reto e as costas arqueadas. Fique nessa posição por 10 segundos, e repita-a por 10 vezes ao dia.

2. Joelho no peito

Esse exercício é recomendado para auxiliar no alívio a dores na coluna e no nervo ciático. Porém, não deve ser realizado por pessoas que possuem hérnia de disco. Nesse caso, busque orientação de um profissional antes de iniciar seu treino.

Deite de costas no chão, com a cabeça apoiada em uma almofada fina. Em seguida, dobre os joelhos e apoie os pés no chão. Por fim, usando as duas mãos, traga os joelhos para o peito, mantendo essa posição por 30 segundos. Repita três vezes com cada joelho.

3. Alongamento na cadeira

Sentado em uma cadeira, coloque um tornozelo sobre o joelho da outra perna. Mantenha a coluna ereta e tente puxar o joelho em direção ao peito, para o lado do ombro oposto. Permaneça nessa posição por 15 segundos e repita o processo cinco vezes de cada lado.

4. Alongamento deitado

Deite-se de costas, com as pernas dobradas e os pés no chão. Em seguida, coloque um dos tornozelos sobre o joelho da perna oposta.  De forma gentil, tente trazer este joelho para perto do tronco. Mantenha essa postura por 15 segundos e repita-a cinco vezes de cada lado.

5. Posição da ponte

Deite-se de costas, com as pernas dobradas e os pés no chão. Por fim, eleve seus quadris até que seu corpo forme uma “ponte” com o tronco. Faça três séries de 10 repetições. E por fim, tenha cuidado antes de iniciar atividade física para ter certeza de fazer certo e alcançar os resultados pretendidos.

Dor no ciático: nimesulida é bom para nervo ciático inflamado? Como tratar?

Além dos exercícios físicos o uso de medicações são opções que melhoram a dor no ciático. O nimesulida é um anti-inflamatório potente e pode até aliviar as dores no ciático. Mas nenhuma pessoa deve usá-lo sem orientação médica em hipótese nenhuma. O uso de medicações deve ser indicado por um médico, que pode ser um clínico geral ou um ortopedista (especialista).

O mais importante é evitar a automedicação. Além de comprometer sua saúde pode piorar a dor e mascarar o diagnóstico do que realmente a está causando.

Para tratar os sintomas de dor no ciático existem muitas opções medicamentosas além de anti-inflamatórios. O médico poderá fazer uma combinação de analgésicos, relaxantes musculares, entre outros, aliando com a reabilitação fisioterápica, uso de remédios fitoterápicos.

E aí, gostou dessas dicas para aliviar a dor no ciático?

A MELHOR forma de aliviar as dores no NERVO CIÁTICO // Viver Bem

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação