Pisada pronada; veja como escolher o tênis ideal para evitar problemas

Quem possui a famosa pisada pronada, ou seja, a pisatura pela região interna dos pés, sabe bem como é difícil escolher modelos de calçados apropriados para esse tipo de patologia. Assim, confira hoje no SaúdeLab algumas dicas que lhe ajudarão a facilitar essa tarefa.

Ademais, pessoas com a pisada pronada devem sempre consultar um podólogo para avaliar as necessidades que demandam dessa condição. Isso acontece, pois a falta de cuidados e de exercícios para o tratamento desse problema pode acarretar em uma série de riscos à saúde. Portanto, continue conosco e confira as recomendações necessárias para este caso.

Veja como cuidar da pisada pronada e os melhores tipos de tênis para essa condição

A pisada pronada acontece quando o tornozelo possui uma leve inclinação para dentro, o que causa um rebaixamento do arco plantar e um consequente achatamento parcial dos pés. Porém, apesar de ser uma condição comum, em alguns casos a pronação pode causar dor e aumentar o risco de lesões nos pés.

Por isso, é sempre necessário avaliar com um especialista, o seu nível de pronação plantar, a fim de iniciar os tratamentos corretos para prevenção de riscos. Nesse sentido, na maior parte dos casos tais procedimentos se resumem a alguma alterações no estilo de vida e alongamentos constantes para o fortalecimento do arco dos pés.

pisada pronada
Veja quais são os melhores modelos de tênis para a pisada pronada. Fonte: Canva.

Como melhorar a pronação dos pés?

Muitos especialistas recomendam a adoção de um estilo de vida saudável e equilibrado, com ao menos meia hora de exercícios diários todos os dias. Isso fará com que você mantenha seu peso dentro de uma proporção ideal de acordo com a sua altura. Nesse sentido, essas medidas são necessárias a fim de evitar que o sobrepeso cause uma pressão demasiada sobre os pés.

Do mesmo modo, para diminuir a tensão e a rigidez muscular causadas pela pisada pronada, é recomendado que você faça alongamentos diários das pernas e pés. Por exemplo, o famoso alongamento de panturrilha pode ajudar bastante nessa tarefa:

  • coloque um pé atrás de você e force o calcanhar para baixo, tentando levar o pé e os dedos para cima. Mantenha essa posição por 30 segundos em cada perna;
  • outro exercício similar que pode ser feito é o alongamento feito quando você estiver sentado. Assim, basta esticar as pernas e flexionar os pés, esticando-se para frente e tentando alcançar as pontas dos dedos. Por fim, mantenha a posição por 2 segundos e solte. Repita esse procedimento 10 vezes ao dia.

Como escolher os melhores modelos de tênis para pisada pronada?

Invista em modelos com salto baixo e que promovam sustentação aos pés

Em geral, a maioria das marcas de tênis possui modelos específicos para pisada pronada. Nesse sentido, procure calçados com a sola baixa e reforçada, e que dêem suporte aos arcos dos pés.

Aposte em palmilhas de tamanho único

Você também pode investir em tênis com palmilhas feitas sob medida, que podem ser adquiridas em lojas de fisioterapia. Desse modo, você poderá usá-las em praticamente qualquer modelo de tênis, desde que estes possuam a sola bem firme.

Atenção às características do calçado

Escolha tênis com entressolas que tenham tecnologia anti-impacto, e que envolvam completamente os calcanhares. Da mesma maneira, opte por modelos com absorção de impacto e com boa estabilidade e ventilação.

Seguindo essas dicas, você conseguirá encontrar um modelo ideal para a pisada pronada. Ademais, é importante conhecer os melhores tênis para crossfit feminino e masculino: veja o que você precisa saber antes de comprar um.

E aí, gostou dessas dicas? Aproveite para descobrir: quais os problemas de se fazer atividade física estando doente?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação