Você gosta de ovo com gema mole? Veja os riscos que você corre com a salmonela

A princípio, já houve um tempo em que o ovo era um alimento maléfico, segundo cardiologistas. Com realização de estudos aprofundados, os nutricionistas e outros profissionais perceberam que na verdade o ovo pode ser muito benéfico. Contudo, ele ainda apresenta certos perigos, especialmente o ovo de gema mole. Portanto, se você gosta de ovo com gema mole, o SaúdeLab vai te informar sobre os riscos que você corre ao consumir.

O ovo pode parecer um alimento simples, porém ele é uma grande fonte de proteínas, sendo então muito benéfico para saúde. Por outro lado, existem muitas pessoas que têm preferência por consumir o ovo de gema mole. Nesse tipo de preparo, o ovo passar a apresentar possíveis riscos para o organismo.

Gema mole com transmissora da salmonelose

Sem dúvidas, nosso planeta apresenta uma diversidade imensurável de microrganismos, como as bactérias. Essas podem ser benéficas, maléficas ou indiferentes para determinados seres vivos. Um exemplo disso é a bactéria popularmente chamada de salmonela. Para as aves, ela é inofensiva, porém para o organismo humano, pode representar um grande risco a saúde, através de uma doença denominada salmonelose.

Inicialmente, a salmonela se encontra na casca do ovo, e em seguida pode passar para outras partes dele, sendo a gema a parte mais crítica. Logo, como a gema fica intacta no ovo de gema mole, ao consumir você pode estar ingerindo a bactéria viva, o que posteriormente irá lhe causar a salmonelose.

Você gosta de ovo com gema mole? Veja os riscos que você corre
Confira os problemas que o ovo de gema mole pode oferecer para seu organismo. Foto: Pixabay

Sintomas da salmonelose e formas de combate

A princípio, é uma doença que, dependendo do caso, pode ser bastante grave. Os seus principais sintomas são o mal estar, dor de barriga, vômito, febre e náuseas. Outro fator perigoso é a desidratação, que junto aos outros sintomas, pode até mesmo levar a morte, em casos graves.

Antes de mais nada, se você estiver com alguma suspeita de salmonelose, o certo é consultar profissionais médicos imediatamente. Dito isso, para evitar possíveis contaminações, é importante não consumir ovo com a gema mole. Logo, sempre que consumir um ovo, ele precisa ser submetido a temperaturas acima de 66°C, que é a temperatura em que a salmonela é eliminada.

Outros cuidados importantes

Primeiramente, sempre que você adquirir ovos, observe se eles são certificados pelo Ministério da Agricultura, que assegura a qualidade do produto. Ademais, quando você frequentar restaurantes, atente-se aos alimentos que utilizam ovo cru no preparo. Dependendo do estabelecimento, pratos como mousses e maioneses podem estar contaminados.

Por fim, existem cuidados cruciais para se tomar em casa, começando pelo armazenamento dos ovos. Ao contrário do que muito fazem, não guarde os ovos na geladeira, pois a diferença de temperatura é maior. Isso aumenta a probabilidade de rachadura e contaminação. Ademais, se você pretende passar água corrente nos ovos, faça logo antes de usar, pois a casca úmida facilita a penetração da bactéria.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915