5 erros ao tomar laxante que você não pode deixar de conhecer

Saber os erros ao tomar laxante é muito importante, pois evita ter efeitos colaterais do medicamento principalmente para quem toma com frequência. Para isso, o Saúde Lab apresenta quais são os 5 erros mais comuns que as pessoas cometem. Acompanhe!

Descubra quais são os erros ao tomar laxante

A prisão de ventre é algo que afeta cerca de 30% das mulheres no Brasil, isso porque as mudanças hormonais ao longo do mês acabam afetando o funcionamento do intestino. Para lidar com esse problema, existem os laxantes, um tipo de medicamento que tem como objetivo estimular as contrações do intestino a fim de eliminar as fezes.

Para não ter nenhuma complicação ao ingerir este medicamento, é necessário saber quais são os erros ao tomar laxante. Normalmente esse medicamento é vendido na forma de comprimido, porém, assim como todo medicamento, não deve ser ingerido com frequência.

Embora pareça um remédio simples, muitas pessoas cometem erros ao começar a ingerir laxante. Devido ser um medicamento que pode ser adquirido sem receita médica as pessoas acabam se automedicando o que é um erro. Continue lendo e saiba com mais detalhes sobre cada um dos erros!

1 – Não saber por quanto tempo usar

Um dos principais erros que as pessoas cometem é não saber por quanto tempo devem ficar tomando o laxante. Assim como todo medicamento é preciso ingerir com moderação, afinal, é uma substância química e possui efeitos colaterais.

O ideal é tomar apenas 1 comprimido por semana, pois pode deixar o organismo dependente do medicamento. Em alguns casos o médico pode receitar mais de um comprimido por dia, mas é preciso fazer o consumo por um curto período de tempo.

Sempre se lembre que existem outras formas de melhorar a prisão de ventre sendo elas formas naturais. Antes de começar a tomar laxantes sempre dê preferência por beber pelo menos 2 litros de água por dia e comer alimentos que sejam ricos em fibra, como aveia, cenoura crua ou nozes.

Conheça os erros ao tomar laxante
Conheça os erros ao tomar laxante – Imagem: Canva Pro

2 – Não saber quais são os efeitos colaterais

Entre os erros ao tomar laxante está não saber os efeitos colaterais quando se toma por um longo período de tempo e sem acompanhamento médico. Existem vários tipos de laxantes, entre os principais e mais populares estão: expansores de volume fecal, osmóticos e de contato.

Dependendo do tipo de laxante que você estiver fazendo, os efeitos colaterais podem mudar. Mas, de modo geral, é muito comum apresentar dependência, inchaço e dor abdominal, desidratação, excesso de gases intestinais e diarreia frequente.

Além disso, existem outros efeitos colaterais, como alteração dos níveis de sais minerais e diminuição da absorção de nutrientes. Lembrando que tudo acontece somente quando o uso é feito em excesso.

3 – Erros ao tomar laxante para emagrecer

Uma prática muito comum é tomar laxante para emagrecer. Embora pareça fazer sentido tomar esse medicamento com esse objetivo, afinal, ele diminui a absorção dos nutrientes pelo organismo o que faz com que a pessoa emagreça, os laxantes não foram feitos para isso, então não cometa esse erro.

No início, quando as pessoas tomam aparentemente parecem que estão emagrecendo, mas o que realmente está acontecendo é a perda de líquido devido a evacuação frequente. Logo, para emagrecer é que aconteça a queima da gordura corporal, algo que os laxantes não fazem. Também é comum a diminuição da circunferência da barriga, porém isso acontece devido a quantidade de fezes ser menor.

4 – Ingerir sem acompanhamento médico

Como já foi citado ao longo deste artigo, é indispensável o acompanhamento médico. Ao ingerir o laxante de acordo com as orientações de um médico é possível evitar vários dos erros citados acima, sendo um deles o uso da quantidade inadequada que pode ocasionar em vários efeitos colaterais.

Somente por meio de uma avaliação médica é possível saber a dosagem certa para aliviar a prisão de ventre. Apesar de ser indicado usar 1 comprimido por semana, essa dosagem pode variar de uma pessoa para outra devido o organismo de cada um reagir de uma forma diferente. Além disso, o médico pode está solicitando exames clínicos para saber o motivo da prisão de ventre.

5 – Não saber como o laxante atua no organismo

Por último, um dos erros ao tomar laxante é não saber como o laxante atua no organismo. Assim como é preciso saber quais são os efeitos colaterais, saber como o laxante atua ajuda a entender ainda mais o porquê das reações adversas.

Cada tipo de laxante atua de um jeito, os mais comuns são os osmóticos que estimulam a absorção de água no intestino para amolecer as fezes e facilitar a passagem pelo intestino reto. Enquanto que os formadores de massa aumentam o peso (volume) das fezes, de modo que também aumenta o estímulo do intestino para eliminar as fezes.

De modo geral, os laxantes são muito eficazes, porém é preciso ter cuidado para não cometer os erros citados acima. Afinal, é um medicamento que pode ter efeitos colaterais quando usado a longo prazo.

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1028