Batata doce é bom para ganhar massa magra? Não fique sem saber dos benefícios

A batata doce é uma grande conhecida dos frequentadores de academia e praticantes de exercícios físicos. Rica em carboidratos e fibras, ela auxilia no ganho de parte da massa magra, ou seja, da massa muscular. Porém, nem toda batata doce é vantajosa para isso e existe um jeito certo de consumi-la. Veja hoje no SaúdeLab!

Muitas pessoas acreditam que o consumo de batata doce pode ajudar a emagrecer. De acordo com especialistas, isso pode não funcionar, pois esse tubérculo é rico em carboidratos. Na verdade, o que ela faz é auxiliar no ganho de massa corporal, em um projeto de aumento da massa muscular. Por isso, veja agora como esse processo funciona.

Como a batata doce ajuda a ganhar massa magra e massa muscular

A batata doce é um alimento considerado funcional, pois gera diversos benefícios ao organismo de quem a consome. Assim, ele é rica em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina A, Vitamina C e minerais como potássio e magnésio, que auxiliam na prevenção de enfermidades como diabetes e doenças do coração.

Ademais, ela ainda possui um baixo teor de gordura e é rica em carboidratos e antioxidantes, os quais atuam combatendo os radicais livres.

Agora, se você treina e seu objetivo é ganhar massa magra ou massa muscular, saiba que a batata doce é o alimento ideal. Desse modo, numa rotina de dieta e exercícios físicos, esse tubérculo entra para equilibrar a ingestão de proteínas e carboidratos.

Além disso, por ter um índice glicêmico alto e uma grande quantidade de fibras, esse alimento fornece energia gradual às atividades físicas, o que evita a fadiga muscular e as quedas nos níveis de glicose. Isso, de modo geral, melhora bastante o seu desempenho durante os treinos.

batata doce
A batata doce deve ser inserida numa rotina de atividades físicas, se seu objetivo é ganhar massa magra. Fonte: Canva.

Qual é o tipo correto de batata doce para consumir numa dieta?

No Brasil, existem pelo menos 4 variedades de batata doce populares: a branca, a de casca roxa, a amarela e a laranja. De acordo com especialistas, quanto mais escuro for o interior do tubérculo, maior o nível de antioxidantes e fibras que este oferecerá a quem pratica atividades físicas. Dessa forma, as variantes mais recomendadas para consumo são a amarela e a laranja.

Como fazer o consumo de forma saudável

Por ser uma rica fonte de carboidratos, a batata doce não deve ser consumida em excesso, pois isso pode levar ao ganho de peso/massa gorda. Assim, o ideal é utilizá-la antes do treino, com o acompanhamento de alguma proteína. Além disso, ela deve ser consumida cozida ou assada, sendo a primeira forma a mais indicada.

Nesse sentido, a versão cozida retém mais fibras e antioxidantes, tornando estes nutrientes mais absorvíveis pelo corpo.  Da mesma forma, manter a casca do alimento também preserva melhor o teor de fibras.

E, por fim, evite temperá-la com muito sal. Ao invés disso, opte por utilizar azeite e ervas, como salsinha, cebolinha, entre outras. Dessa forma, seu organismo aproveitará ao máximo todos os benefícios da batata doce!

Compartilhe seu amor
Mayan Rodrigues Melo Braga
Mayan Rodrigues Melo Braga

Carioca da gema. Historiadora, professora, redatora e revisora de conteúdo. Amante da natureza e do mundo da beleza e auto-cuidado. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Artigos: 60