Tomar café no pré-treino é uma boa ideia? Entenda!

Entenda seus efeitos antes das atividades físicas

Saber se é bom tomar café no pré-treino é indispensável, isso porque muitas pessoas preferem treinar pelo período da manhã. Sob esse ponto de vista, o site SaúdeLab vai mostrar se faz mal ou não beber café antes de se exercitar. Confira! 

Descubra se é bom tomar café no pré-treino?

Quem é apaixonado por café ficar sem tomar essa bebida logo pela manhã é uma tarefa difícil. Para os que têm o hábito de praticar atividade física pela manhã, sempre fica a dúvida: devo beber café antes de treinar?

Para sanar essa dúvida é preciso saber se é bom tomar café no pré-treino. A verdade é que existem diversos benefícios de beber café antes de treinar, porém, é preciso ter cuidado em relação à quantidade e ao horário em que será ingerido.

Dessa maneira, é recomendado ingerir essa bebida pelo menos 30 minutos antes de praticar a atividade física, sendo cerca de 2 mg por quilo de peso. Logo, se uma pessoa pesa 70 kg deve consumir 280 mg de café. Lembrando que é preciso levar em consideração a concentração do café, se é suave ou extraforte. 

Leia mais: Tomar café requentado faz mal? Entenda que diferença ele pode fazer na saúde

Aumenta a força

Para treinar é preciso de energia, principalmente se for treino de força que envolva musculação. Nesses casos, em que há a necessidade de uma explosão de força, consumir uma bebida que seja energética ajuda bastante a aumentar o rendimento durante o treino.

Dessa forma, a cafeína é uma substância que está presente no café em cerca de 95%, atuando como um estimulante. Isso porque o café inibe o sono fazendo com que a pessoa tenha disposição para treinar, principalmente se você pratica atividade física pela manhã ou de noite.

 Além disso, seu tempo de ação é muito rápido, devido seu tempo de absorção pelo sistema gastrointestinal ser em um curto espaço de tempo. A concentração do café chega à corrente sanguínea entre 15 a 45 minutos após ser ingerido, o que faz com que seja recomendado a ingestão entre 30 minutos a 1 hora antes do treino.

Ajuda na concentração

Ainda sobre se é bom tomar café no pré-treino, saiba que essa bebida ajuda na concentração. Um dos pilares para ter uma boa performance nos treinos é a concentração, afinal, é preciso executar os movimentos da maneira certa e respirar corretamente.

O café ajuda na concentração devido agir no organismo aumentando o disparo neuronal no cérebro e liberando neurotransmissores, como a dopamina e norepinefrina. Por meio da liberação desses dois neurotransmissores é possível reduzir as crises de enxaqueca, dores de cabeça, melhora o humor, o tempo de resposta, memória, vigilância e a parte cognitiva.

Sendo assim, ao ingerir o café antes de cada treino é possível ter todos esses benefícios. Lembrando que não pode exagerar na dose. Assim como todo alimento, em grande quantidade pode ser prejudicial para a saúde, ainda mais quando se trata de um energético. 

Perda de peso: café no pré-treino ajuda?

Como você pôde ler no tópico acima, o café tem o poder de atuar no metabolismo em poucos minutos liberando adrenalina pela corrente sanguínea. Por causa dessa rápida ação o café acelera o metabolismo fazendo com que a perda de peso seja mais rápida.

Esse mecanismo de queima de gordura por meio do café acontece devido aumentar a mobilização dos ácidos graxos dos tecidos de gordura para conseguir gerar energia e treinar. Então, essa aceleração do metabolismo em queimar gordura e gerar energia faz com que a pessoa tenha um melhor condicionamento físico.

Além disso, o café ainda atua como um termogênico, ou seja, inibe a fome fazendo com que a pessoa coma uma pequena quantidade e sinta a fome saciada.

Atua como anti-inflamatório

Embora não pareça, o café também atua como um anti-inflamatório no organismo. A cafeína presente no café ajuda na recuperação dos músculos após os treinos, logo após a prática intensa de uma atividade física é normal os músculos ficarem inchados e doloridos.

Além disso, a liberação do neurotransmissor dopamina ajuda a relaxar todo o corpo dando uma sensação de bem-estar. Esse processo ajuda a desinflamar o corpo e até mesmo evitar lesões. 

Melhora a respiração

Por último, é bom tomar café no pré-treino devido melhorar a respiração. Como se sabe, o café é um energético natural que atua por meio da corrente sanguínea, ao se conectar com os receptores do cérebro, a adenosina as vias respiratórias se dilatam permitindo uma maior passagem para a circulação do sangue.

Quando o sangue está percorrendo por todo o corpo, significa que o organismo está sendo bem oxigenado. Consequentemente, há uma maior facilidade em executar os treinos, principalmente os de força que exigem uma maior oxigenação do corpo.

Além disso, é recomendado beber o café sem açúcar, quanto mais alimentos naturais ingerimos melhor será a absorção de seus nutrientes. Como também, é uma ótima bebida para os diabéticos devido a presença do ácido clorogênico e a trigonelina alcalóide que inibem a produção de insulina no sangue.

Leia mais: Beber café faz mal para próstata, ou isso é apenas um mito? Descubra!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação