Book Appointment Now
Tem alergia ao detergente? Veja como substituir e manter a limpeza sem dor
A princípio, a limpeza é um hábito extremamente importante, seja ela pessoal ou para casa. Contudo, os produtos utilizados nessa atividade podem representar algum riscos para a saúde. Um desses riscos é a alergia ao detergente, uma condição que pode ser bastante incômoda. Com isso, o SaúdeLab vai te ensina sobre a alergia ao detergente e como substituir e manter a limpeza sem o produto.
A primeira vista, o detergente pode parecer um produto inofensivo. Afinal, ele é amplamente utilizado na limpeza de louças e superfícies em geral. Contudo, por mais que a função dele seja limpar, ele não deixa de ser um produto químico. Logo, ele pode representar um risco para a saúde, através da alergia.
Como funciona esse tipo de alergia?
De maneira geral, a alergia é um condição causada por uma reação do nosso organismo, especificamente do sistema imune. Em momentos de hipersensibilidade, nossa imunidade interpreta algumas substâncias como ameaças, ao entramos em contato com elas. Portanto, os sintomas da alergia são uma forma do sistema imune de avisar que há algo de errado.
Sabendo como uma alergia funciona, pode parecer estranho que um produto como o detergente possa causar esse tipo de problema. Porém, assim como diversos produtos de limpeza, possui elementos alérgenos em sua composição. Ou seja, a alergia ao detergente é causada pela exposição às substâncias quimicamente agressivas presentes no produto.
Principais sintomas da alergia ao detergente
A princípio, a parte do nosso corpo que mais sofre exposição é a nossa pele. Isso inclui a exposição a produtos de limpeza diversos. Logo, é a pele que mais sofre em casos de alergia, e é nela em que a alergia ao detergente se manifesta em maior acentuação.
De antemão, o dicromato de potássio é um composto presente em detergentes, e o maior responsável por causar a alergia ao produto. Ao entrar em contato com ele, a alergia desencadeia sintomas como dermatite de contato, e vermelhidão na pele e descamação na pele. Para esses casos, além de consultar um médico, é necessário ficar por dentro de formas de prevenção.
Cuidados no momento de limpeza
Primeiramente, para evitar a alergia ao detergente, é preciso ter duas abordagens diferentes. A primeira delas é em relação ao próprio produto. Sempre que for ao mercado para repor seus produtos de limpeza tente dar preferência por detergentes que sejam hipoalergênicos. Ademais, os produtos naturais também são bem-vindos, já que sua composição é quimicamente menos agressiva e não irá agredir suas mãos.
Por fim, a segunda abordagem importante é em relação ao modo de limpeza. O uso de luvas de limpeza é uma forma de reduzir drasticamente o contato com o detergente, e consequentemente, as chances de uma alergia também são bem menores. Por outro lado, se você tiver acesso a uma máquina de lavar louça, por exemplo, você estará cortando completamente o seu contato com o produto.