O que causa coceira na palma da mão? Fique alerta e confira!

Quando algo não vai bem em nosso organismo, o nosso corpo costuma dar “sinais”. Assim, a coceira na palma da mão costuma ser uma reação do corpo a algum processo químico invasivo. Em alguns casos, porém, existem agravantes que precisam ser considerados. Por isso, veja hoje no Blog SaúdeLab  tudo que você precisa saber sobre essa condição.

Em todo e qualquer caso, primeiramente, a coceira na palma da mão não deve, de forma alguma, ser ignorada. Nesse sentido, esse é um problema que costuma se agravar caso não ocorra o tratamento adequado. Desse modo, caso essa seja uma condição persistente, procure imediatamente um médico dermatologista.

Conheça as possíveis causas da coceira na palma da mão

Em geral, as coceiras insistentes ou “comichões” nas mãos são ocasionadas por alergias a produtos químicos, como detergentes, sabão em pó, desinfetantes, cloro ou outros produtos. Porém, também podem ser oriundas de outras doenças dermatológicas, como dermatites, micoses, pele seca, dentre outras. Portanto, confira agora as principais causas dessa condição e veja como proceder em cada uma delas.

mulher com coceira na palma da mão direita
Se a coceira na mão vier acompanhada de feridas ou bolhas, procure imediatamente um dermatologista. Fonte: Canva.

Dermatites de contato

Dermatites ou eczemas de contato são reações inflamatórias na pele, causadas por algum agente que provocou alergia. Nesse sentido, ela pode ser irritativa, ou seja, ocasionada por produtos químicos ou alérgica, surgindo após um período de exposição da pele com produtos como perfumes, esmaltes, hidratantes e produtos de uso tópico.

Nesse caso, pode ocorrer coceira e vermelhidão na palma e no dorso das mãos, que pode ser acompanhadas de pequenas bolhas ou feridas. Assim, é necessário lavar as mãos com água morna para remover o agente causador da alergia e fazer uso de pomadas corticoides, para diminuir as inflamações.

Caso a coceira seja muito intensa, é necessário fazer uso oral de antialérgicos recomendados por um dermatologista.

Urticária

A urticária também é um processo alérgico, que pode ser ocasionada por inúmeros fatores, como remédios, corantes, conservantes, calor, atritos, picadas de insetos, etc. Assim, se caracteriza por uma coceira insistente acompanhada de manchas vermelhas com centros esbranquiçados.

Em primeiro lugar, é necessário identificar a causa dessa condição, para evitar o contato com o agente transmissor. Ademais, o tratamento também é feito com antialérgicos e corticoides, de acordo com cada caso.

Pele seca X coceira na palma da mão

A falta de hidratação da pele, em especial nos meses mais frios, também é um causa comum de coceira na palma a mão. Dessa forma, a pele ressecada costuma “repuxar” e arder, causando coceiras e até rachaduras.

Por isso, durante o inverno, ou mesmo se você já possui a pele muito seca, é necessário fazer uso de cremes hidratantes para as mãos com ativos como ureia e silicone, que criam uma proteção na camada superficial da pele.

Colangite biliar primária

Caso apareça de forma insistente e permanente, a coceira na palma da mão também pode ser um sintoma de problemas no fígado, como a colangite biliar primária, uma doença crônica e autoimune. Nesse sentido, é necessário recorrer a um médico para fazer os exames necessários para tal diagnóstico.

No mais, se a coceira na palma da mão é uma condição que o aflige, procure sempre a avaliação de um profissional qualificado, que poderá dar o diagnóstico correto para o seu caso e indicar o melhor tratamento a ser seguido.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação