Dá para fazer queijo com kefir? Saiba dos benefícios desse ingrediente saudável

Confira como é feito esse preparo caseiro sem duvidar do resultado

Sabia que é possível fazer queijo com kefir? Trata-se de um preparo saudável, fácil de fazer e que dá para incluir facilmente em qualquer dieta saudável. Afinal, ele é uma boa opção de proteína, além de ser um grande amigo da saúde digestiva. Aprenda, nessa matéria de hoje do SaúdeLab, como preparar essa receita e descubra mais sobre os benefícios desse alimento.

Confira abaixo a receita que rende 8 porções e leva 40 minutos de preparo, mas 12h para ficar pronto para consumo.

Como fazer o queijo com kefir

Muito se fala sobre o kefir. E de fato esse alimento tem ganhado espaço na culinária brasileira e já é o queridinho em muitas refeições. Mas cá entre nós, será que dá para fazer queijo com essa bebida fermentada?

Por incrível que pareça, sim! O queijo com kefir também tem um modo de preparo simples e que você consegue fazer em casa sem muita dificuldade. Essa receita é gostosa, prática, mas para que ela dê certo é preciso seguir à risca todos os detalhes. Então, confira todo o procedimento logo em seguida.

Bastam apenas três ingredientes e um pouco de paciência. Veja logo abaixo o que você precisa fazer para preparar esse prato!

Ingredientes

  • 2 litros de leite de vaca fresco
  • 500 ml de kefir coado (iogurte gerado pelo cultivo de kefir de leite por 24 horas)
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Queijo feito com kefir.
Dá para fazer queijo com kefir? Saiba dos benefícios desse ingrediente saudável. Foto: Canva PRO

Primeiramente, leve o leite para ferver em fogo médio em uma panela grande e funda. Logo depois, assim que começar a levantar a fervura, coloque o kefir e mexa bastante até que os dois ingredientes estejam incorporados.

No sequência do preparo, adicione o sal e tempere com o que mais desejar, como por exemplo ervas finas, fica a seu critério. Espere ferver novamente e desligue o fogo. Espere mais uma vez até que a mistura comece a talhar, cerca de 5 minutos.

Na sequência, você precisa de um recipiente fundo, uma peneira e um pano limpo. Acomode a peneira na tigela, cubra com o pano e despeje a mistura do leite com kefir. Deixe o queijo sorar por 12h na geladeira. O que escorrer é soro e o que ficar no pano é queijo.

Por fim, desenforme e sirva como preferir. Dá para acrescentar em pratos de massas, rechear pães, torradas e etc.

Benefícios do queijo com kefir

A lista de benefícios é extensa e você precisa incluir esse probiótico na sua alimentação. De fato, ele pode ajudar no controle do peso acelerando o metabolismo, regular o intestino e ajudar na formação de massa magra. Por isso ele é por si só um grande aliado da saúde em geral.

E na versão queijo é um alimento rico em proteínas, cálcio, vitamina D e muitos outros nutrientes importantíssimos para o ser humano. Ele pode ser utilizado como os queijos comuns, ir no preparo de massas, sanduíches e muito mais. Seu aspecto e sabor lembra muito ao ricota, portanto, absorve facilmente o sabor dos temperos que utilizar.

Faça a receita saudável de hoje e incremente esse queijo no seu lanche preferido. Afinal, nada melhor do comer bem e sentir saciedade ao longo do dia.

Veja também: Kefir: o que é, para que serve e onde encontrar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação