Book Appointment Now
Chá de barbatimão é maravilhoso com as mulheres: conheça seus incríveis benefícios
Árvore nativa das regiões norte e centro-oeste do Brasil, o barbatimão é utilizado popularmente para a cicatrização de ferimentos ou para atuar no processo de cura de inflamações pelo corpo. No entanto, o chá de barbatimão promove ainda muitos outros benefícios, em especial para quem sofre de infecções causadas por vírus! Veja hoje no SaúdeLab!
Para fazer o chá de barbatimão, utilizam-se as cascas da árvore, ao invés das folhas. Isso acontece porque nelas encontra-se um alto teor de componentes como alcaloides, flavonoides e esteróis, que auxiliam no tratamento de diversas doenças. Portanto, para saber mais sobre os benefícios dessa planta e ainda aprender a como utilizá-la, continue conosco e confira!
Os grandes benefícios do chá de barbatimão
De nome científico Stryphnodendron barbatimam, o barbatimão pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou até em farmácias de manipulação, em forma de cascas secas. No entanto, o ideal é sempre consultar um médico para que a orientação sobre o uso do produto seja dada da melhor forma. Dito isso, confira agora os benefícios que o chá da planta pode oferecer à sua saúde!
Os benefícios do barbatimão
Cicatriza feridas e machucados sobre a pele
Esse é o benefício mais conhecido: o chá de barbatimão pode ser usado na forma de compressas sobre feridas, queimaduras, infecções de pele, hematomas, dermatites e frieiras, de forma a auxiliar na cicatrização destes. Dessa forma, isso acontece devido às suas propriedades anti-inflamatória e antioxidante.
Auxilia no tratamento de problemas gastrointestinais
Outro benefício importante do chá de barbatimão é a sua atuação no combate a gastrites, dores de estômago e diarreia. Nesse sentido, atuam os taninos, substancias ricas em propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e adstringentes.
Auxilia no tratamento de infecções urinárias
Por ser diurético e facilitar a eliminação de água pelo organismo, o chá de barbatimão também é indicado para casos de infecções urinárias ou problemas nos rins.
Auxilia no processo de emagrecimento
As propriedades diuréticas do chá também atuam diminuindo o excesso de líquidos no organismo, reduzindo o inchaço do corpo e facilitando o processamento de gorduras pelo intestino. Assim, ele contribui para o sucesso de dietas de perda de peso.
Combate doenças respiratórias
As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do chá de barbatimão também auxiliam na cura de problemas como gripes, resfriados, sinusites, tosses e inflamações de garganta ou pulmões.
Reduz dores na coluna e músculos
Por ser analgésico, o chá de barbatimão também é eficaz na redução de dores na coluna, costas, hérnias e dores musculares.
Auxilia no tratamento contra a diabetes
Alguns estudos preliminares recentes mostraram que os taninos presentes na composição do barbatimão atuam de forma positiva controlando os níveis de açúcar no sangue e reduzindo a sensibilidade à insulina. Desse modo, a ingestão do chá pode auxiliar em tratamentos contra a diabetes.
Elimina a infecção por HPV
Alguns dos taninos presentes no barbatimão, como a epigalocatequina, epicatequina e galocatequina, possuem ação antiviral e cicatrizante. Dessa forma, são capazes de desidratar as células do corpo infectadas pelo HPV, promovendo a eliminação do vírus e das verrugas causadas por ele.
Auxilia no tratamento de corrimentos vaginais
O chá de barbatimão também pode ser utilizado na forma de banho de assento, para mulheres que buscam tratar corrimentos vaginais diversos. Assim, isso ocorre devido às propriedades anti-inflamatória, antibacteriana e cicatrizante da planta.
Mantém a saúde bucal
As propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes do barbatimão também auxiliam no combate a problemas bucais como mau hálito, gengivites e cáries.
Como fazer o chá de barbatimão
Ingredientes
- 1 colher de chá de cascas de barbatimão;
- 200ml de água.
Modo de preparo
Ferva as cascas de barbatimão junto com a água por cerca de 10 minutos. Depois, desligue o fogo e aguarde mais 10 minutos. Em seguida, basta coar e beber o chá. Nesse sentido, o indicado é que a ingestão seja feita por, no máximo, 3 vezes ao dia.
Efeitos colaterais
Utilizado em quantidades excessivas, o chá de barbatimão pode causar dores no estômago, aborto e até envenenamento. Por isso, é necessário que seu uso seja prescrito por um médico responsável.
Quem não pode tomar
O chá de barbatimão não deve ser tomado por grávidas, lactantes e pessoas com problemas crônicos no estômago.