Proteja os cabelos do cloro da piscina com 10 dicas simples e eficientes

Aprenda como manter suas madeixas lindas e bem cuidados no verão ou em qualquer estação do ano

O momento da primavera-verão está chegando ao Brasil e com ele vêm os dias de sol. Assim, grande parte das pessoas gostam de aproveitar, ainda mais, essa época para se refrescar em banhos de mar ou piscina. Contudo, para quem se preocupa em proteger os cabelos, essa pode não ser a estação ideal. Portanto, confira hoje no SaúdeLab as 10 melhores dicas para manter seu cabelo protegido de agentes como o cloro e o sal.

Dessa forma, você não precisa se preocupar em evitar tomar banhos de piscina ou mar, basta seguir alguns cuidados adequados e específicos para o seu tipo de cabelo. Nesse sentido, confira também as dicas que preparamos para a proteção de cabelos loiros ou tingidos, bem como a fórmula para evitar os danos causados pelo sol. Assim, continue conosco e aprenda mais!

Veja como proteger os cabelos da piscina e do mar

O cloro é uma substância química muito utilizada para a limpeza e manutenção da água limpa de piscinas. Porém, o grande problema é que ele costuma entrar nas cutículas dos fios de cabelos, causando problemas como ressecamento, porosidade, quebra e até queda. Isso acontece, pois o cloro é facilmente absorvido pelas células de queratina dos nossos fios.

Assim, confira ágoras as dicas que preparamos para te ajudar a proteger os cabelos dos danos causados não só pelo cloro, mas pelos raios solares e pelo sal, uma combinação perigosa em dias quentes!

Veja também: Cabelos quebradiços? 05 hábitos diários que destroem os fios para ficar alerta

cabelos
Veja as dicas para proteger seus cabelos do cloro da piscina. Fonte: Canva.

Como cuidar dos fios ao entrar na piscina ou no mar

1- Proteja seu cabelo do sol

A combinação sol + cloro pode ser fatal para os fios. Assim, o primeiro passo para manter a saúde dos fios no verão é utilizar produtos com fator de proteção UV, como cremes de pentear, óleos capilares, máscaras ou até shampoos e condicionadores que oferecem esse benefício.

Nesse sentido, uma dica boa é aplicar o creme de pentear com proteção UV entre os mergulhos, o que blindará os seus fios durante todo o dia.

2- Molhe o cabelo antes de entrar na piscina ou no mar

Essa é uma dica simples, mas que pode salvar a vida dos seus fios e proteger os cabelos o ano todo. Na verdade, deixar o cabelo úmido antes de entrar na piscina ou no mar faz com que ele absorva menos os componentes presentes nestes meios. Do mesmo modo, ao sair da água, molhe os cabelos com uma ducha, para evitar o acúmulo de cloro ou sal na fibra capilar.

3- Invista no óleo de coco

O famoso óleo de coco é conhecido pelo seu alto poder de hidratação dos cabelos. Contudo, o que poucos sabem é que ele também blinda os fios contra a penetração de agentes como o cloro e o sal. Assim, você pode aplicar o produto tanto antes quanto depois de sair da piscina ou da água do mar.

4- Mantenha o cabelo hidratado

Em dias de calor e na temporada de praia e piscina, manter proteger os cabelos bem hidratados é fundamental. Isso ajuda a repor os nutrientes necessários para a saúde dos fios, fazendo com que eles fiquem mais fortes e menos propensos à quebra e à queda, problemas que costumam ocorrer com quem vai à praia ou à piscina.

5- Construa um cronograma capilar para o verão

Apesar de a hidratação dos fios ser necessária, outros passos também são importantes para manter os cabelos saudáveis no calor. Assim, invista num programa de nutrição e reconstrução, semanal ou quinzenal, conforme a sua necessidade.

6- Utilize acessórios

Quando estiver na praia ou na piscina, faça uso de chapéus e bonés, que podem proteger os fios dos raios solares, evitando o ressecamento e a quebra. Além disso, tais acessórios ainda ajudam a proteger a pele do rosto contra a ação do sol.

7- Invista em um tratamento pós-piscina/pós-mar

De volta para casa, lave bem os cabelos com um shampoo detox, que irá eliminar os resíduos de cloro e sal dos fios. Em seguida, invista em uma hidratação ou reconstrução profunda, utilizando produtos específicos para o seu tipo de cabelo.

8- Evite produtos com sulfatos

Shampoos e condicionadores com sulfatos deixam os fios mais fragilizados após um dia de sol, no qual eles estiveram expostos a agentes como cloro e sal. Dessa forma, fuja deles!

9- Como proteger os cabelos louros

O grande medo de quem tem cabelos louros é que eles fiquem esverdeados ao entrarem em contato com o cloro da piscina. Porém, a solução é simples: basta blindar os fios com um leave-in ou creme de pentear específico para cabelos louros, que tenha proteção solar. Da mesma forma, faça uso de produtos específicos para esse tipo de cabelo quando voltar para casa.

10- E os cabelos coloridos?

Aqui a regra é a mesma: é necessário proteger os fios antes de entrar na piscina ou no mar, e investir em um tratamento adequado após o banho. Assim, seus cabelos permanecerão saudáveis e sem risco de problemas como ressecamento ou quebra.

Leia mais: Hidratação para cabelo: qual a melhor e como fazer?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação