Perda de peso e flacidez: 5 dicas para evitar esse problema no processo de emagrecimento

Fique por dentro de cuidados que podem ajudar a combater esse fenômeno

Um dos principais objetivos da prática de exercícios físico é a perda de peso. Através de treinos adequados, podemos reduzir a gordura do nosso corpo, queimar calorias e obter inúmeros benefícios para saúde. Entretanto, é muito comum que ao emagrecer certas partes do nosso corpo fiquem flácidas. Portanto, venha com o SaúdeLab e conheça 5 dicas para evitar a flacidez na perda de peso.

Infelizmente, dependendo da prática, a perda de peso pode levar a flacidez de pele de diferentes partes do nosso corpo, especialmente em casos em que a uma grande quantidade de peso é perdida em pouco tempo. Por outro lado, existem cuidados que podem ajudar a combater esse fenômeno.

Hidratação e proteção da pele

De antemão, o colágeno é um componente do nosso organismo que está intimamente relacionado com o tônus da pele e sua manutenção. Contudo, a exposição aos raios solares pode prejudicar o colágeno, de forma a tornar a pele mais propensa a flacidez. Ou seja, durante o processo de perda de peso, é muito importante manter a pele hidratada e usar o protetor solar sempre que for se expor ao Sol.

Perda de peso gradual evita a flacidez

Conforme fora dito anteriormente, quando a pessoa passa por uma perda de peso grande e repentina, a flacidez se torna um cenário bastante provável. Como a gordura têm influência na modelagem da pele, ao perder uma grande quantidade dela em um curto período de tempo, a pele não consegue se adaptar e contrair de forma apropriada, resultando na flacidez.

Diante disso, a melhor maneira de evitar a flacidez durante o emagrecimento é com a perda de peso gradual. Lembre-se de fazer um planejamento e eliminar os quilos extras da forma correta.

Prática de exercícios com musculação

À primeira vista, os exercícios aeróbicos podem ser melhores para a perder de peso. Porém, ao treinar a sua musculação, além de obter um bom metabolismo, os músculos começam a desenvolver. Com isso, o espaço que era preenchido por gordura passa a ser parcialmente ocupado por massa magra, ajudando a combater a flacidez.

Alimentação saudável para perda de peso

Umas das chaves para o emagrecimento é uma boa alimentação. Através dela, é possível manter uma boa perda de peso e diminuindo os riscos flacidez. Caso haja alguma irregularidade na alimentação que faça você ganhar e perder peso constantemente, essa alternância pode fazer com que sua pele fique flácida, através do mesmo fenômeno da perda grande e repentina de peso, onde sua pele não tem tempo para se adaptar.

Sendo assim, escolha bem os alimentos para ter um cardápio rico em frutas, verduras, carnes magras e não se esqueça de beber água, ao menos 2 litros por dia.

Flacidez da pele e o tabagismo

Assim como o colágeno, a elastina é outro componente muito importante para a pele e sua sustentação. Entretanto, ambos podem ser facilmente destruídos pelas substâncias presentes no cigarro. Com isso, a flacidez se torna mais um dos inúmeros problemas de saúde causados pelo tabagismo.

Leia mais: Aprenda como medir a cintura corretamente e acertar na circunferência