Hidratação Para Cabelo: Qual a Melhor e como Escolher?

melhor hidratação para cabelo

À procura da hidratação para cabelo perfeita? Veja como encontrar a mais apropriada para você!

Não importa se seus fios são lisos, cacheados, crespos, oleosos ou secos. Eles um dia vão precisar de hidratação para cabelo. Se é que já não precisam! Fazer hidratação significa repor a água perdida pela fibra capilar em um determinado período de tempo.

Ao hidratar, junto com a água, é possível também devolver vitaminas e nutrientes que foram retirados do fio, seja por química, secadores ou até por causa da sua má alimentação. A boa notícia é que é possível fazer uma hidratação natural e profunda nos cabelos sem precisar ir no salão!

Já ouviu falar em hidratação natural para cabelos com ovo? E hidratação com leite? Sim, os ingredientes necessários para fios saudáveis estão aí na sua cozinha. Agora, se você quiser investir um pouco mais, pode comprar uma máscara de hidratação para cabelo com efeito profissional!

Qual a melhor hidratação natural para o cabelo?

melhor hidratação natural para cabelo

Abaixo selecionamos uma série de elementos que podem ser usados para fazer hidratação caseira para cabelo.

1. Babosa

Também conhecida como aloe vera, a babosa contém vitamina A, vitaminas do complexo B, minerais e aminoácidos. A nossa vó já sabia que o miolo dessa planta, de textura gelatinosa, é ótimo para hidratar os cabelos.

Transforme seu condicionador em uma poderosa máscara de hidratação adicionando babosa e deixe agir por 15 minutos. A babosa promove uma hidratação profunda dos seus cabelos.

O gel ainda ajuda a selar a fibra capilar, evitando que o cabelo fique ressecado novamente. Outra vantagem da aloe é que no couro cabeludo ela ajuda a evitar doenças dermatológicas, como a caspa e a seborreia.

2. Ovo

Além das vitaminas A, B, D e E, o ovo possui minerais como selênio, ferro e ácido fólico. Imagina tudo isso nos seus cabelos? Para repor a saúde e hidratar os cabelos, faça uma máscara misturando quatro ovos em duas colheres de sopa de azeite.

Aqui vale aplicar também no couro cabeludo, para fazer efeito desde a raiz. O cheiro pode não ser o mais agradável, contudo a hidratação para cabelo seco vale a pena. O resultado são fios brilhosos e sedosos.

3. Azeite de oliva

O azeite extra virgem tem o poder de penetrar profundamente na fibra capilar, hidratando e dando brilho. Use meia xícara de azeite morno e aplique em todo o comprimento do cabelo.

Cubra com uma touca plástica e em seguida uma toalha, deixando agir por 45 minutos. Depois é só lavar normalmente.

hidratação-natural

4. Leite

Rico em cálcio e gorduras boas para o organismo, o leite está presente em diversos produtos capilares pelos seus poderes hidratantes. Use discos de algodão para aplicar leite morno da raiz às pontas e deixe agir por pelo menos uma hora.

Você também pode fazer a seguinte receita de hidratação caseira para cabelo com leite:

Ingredientes:

  • Meio copo de leite;
  • Três colheres de sopa de aveia;
  • Uma colher de sopa de mel.

Modo de preparo a aplicação:

Em uma panela, misture os três ingrediente e leve ao fogo médio. Cozinhe sempre mexendo para engrossar. Assim que adquirir uma textura mais pastosa, desligue e deixe esfriar um pouco.

Quando estiver morna a mistura, aplique-a com a ajuda de um pincel nos cabelos. Pode passar em todo o comprimento dos fios. Aveia e o mel tem propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e emolientes. Então deixe agir 30 minutinhos e lave os cabelos como de costume.

No final do banho, faça um último enxague com água mais fria. Isso ajudará a fechar o folículo capilar.

5. Óleo de coco

É o queridinho da vez quando o assunto é hidratação natural e nutrição capilar. O óleo de coco é fonte de lipídios e proteínas que, quando aplicado no fio, é um ótimo ingrediente contra o ressecamento.

O que você não sabe é que a substância é ainda antibacteriana e, apesar de oleosa, combate o excesso de oleosidade e a seborreia.

Atenção: aqui a quantidade usada e permanência do produto vai depender da espessura do seu fio. Cabelos finos e frágeis, menos óleo de coco e menos tempo de ação. Sim, óleo de coco para crescer cabelo é algo que existe mesmo!

E se você procura uma hidratação caseira para cabelo crescer, pode fazê-la da seguinte forma:

Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa de óleo de coco;
  • Uma colher de sopa de óleo de rícino.

Modo de preparo a aplicação:

Misture os dois óleos em um recipiente de plástico apropriado e leve ao micro-ondas por 30 segundos. Aplique com a ponta dos dedos apenas no couro cabeludo. Puxe as substâncias para os fios com um pente.

Quanto mais tempo conseguir ficar com a umectação, melhor, pois mais os seus fios vão absorver. Então vale fazer isso antes de ir para a academia ou antes de dormir, por exemplo. Depois é só lavar normalmente.

O ideal é fazer isso uma vez por semana!

6. Abacate

Riquíssimo em vitaminas, minerais e gorduras essenciais, um dos benefícios do abacate é nutrir pele, unhas e cabelos. Amasse uma unidade da fruta e use diretamente nos cabelos úmidos. Espere 20 minutos e depois é só lavar para retirar todo o produto.

Vale repetir o processo toda semana se o fio estiver muito danificado. Se quiser, pode ainda comprar óleo de abacate para aplicar nas pontas, como um finalizador. Existem lojas especializadas que o vendem a um preço bem em conta!

7. Mel

Rico em antioxidantes e, acredite, um ótimo agente condicionador para os fios. Para cabelos macios e cheios de brilho, misture meio copo de mel e três colheres de azeite. Aplique nos fios, principalmente nas pontas. Envolva com uma toalha e deixe agir por 30 minutos, finalizando com lavagem.

Hidratação para cabelo cacheado e crespo

hidratação para cabelo cacheado

Os cabelos cacheados e crespos requerem alguns cuidados extras, isso porque o formato do cabelo não deixa que a oleosidade natural chegue nas pontas. Então quem tem esse tipo de cabelo acaba por ter mais ressecamento do fio.

Por isso, as crespas e cacheadas devem criar um cronograma capilar para hidratar o cabelo diariamente. Não se desespere, pois não é preciso perder muito tempo no seu dia a dia, muito menos ter gastos absurdos. Você já viu acima que existem vários produtos naturais para devolver a hidratação ao cabelo.

Veja agora alguns produtos cosméticos que também ajudam a deixar o seus fios maravilhosos. Quando mais hidratado o cacho, melhor o seu formato!

Melhores produtos para cabelo crespo e cacheado

Muita gente com esse tipo de fio pratica ainda o low ou no poo. O que isso quer dizer? É uma técnica que visa usar pouco shampoo ou nenhum shampoo. E se você está pensando que o cabelo não fica limpo sem ele, está enganada.

O que a mulherada faz é lavar o cabelo apenas com creme condicionador. Contudo, você pode comprar produtos especializados que atuam como um shampoo, porém sem parabenos, sais e todos aqueles químicos que estragam e ressecam o fio.

A linha Tô de Cacho, da Salon Line, é uma das mais procuradas para isso. Eles possuem praticamente toda uma gama para você criar o seus cronograma capilar personalizado. Além da hidratação para cabelo cacheado, eles produziram a umectação, os shampoos e condicionadores e os fixadores.

Para quem tem dificuldade de dar forma ao cacho, o mais recomendado é o creme definidor Bora Definir? Deixa Enrolar. O preço é bacana e vem 500 gramas de produto para você usar à vontade.

Já o creme de pentear da Griffus, Quero Cabelão, tem uma vantagem extra para deixar o seu crespo mais bonito do que nunca: é rico em D-pantenol, vitamina A, vitamina E e ácidos graxos. O creme tem ainda colágeno, uma das principais substâncias necessárias para dar boa forma ao cacho.

A Lola Cosmetic possui ainda uma máscara de umectação chamada Oliva, que é à base de azeite com óleo de lavanda. O diferencial dessa hidratação para cabelo cacheado é que é 100% vegetal e vegana. Sendo boa para os seus cachos e para a natureza. Pode ainda ser aplicada de diferentes formas, no cabelo seco, molhado, na raiz e por aí vai…

Hidratação para cabelo ressecado

Às vezes o seu cabelo não é seco, mas fica assim por conta do sol, praia, piscina e tratamentos cosméticos. Você decide pintar ou descolorir e lá se vai a vida dos fios. Antes de se arrepender e cortar, saiba que é possível resgatar esse cabelo com os produtos certos.

Você vai precisar buscar máscaras ricas em queratina e outras proteínas que reponham rapidamente lipídios no cabelo. Quanto mais emolientes, melhor! Isso quer dizer que não só hidratam, como também ajudam a reter a hidratação por mais tempo.

O Boticário, por exemplo, tem a linha Match, que é voltada justamente para cabelos que estão passando por um momento ruim. A máscara pré-lavagem é feita com óleo de coco e pode ser aplicada ao longo dos fios antes de você entrar no banho. Em apenas três minutos, ela promete revitalizar os cabelos. É a solução perfeita para quem tem uma rotina agitada, contudo não abre mão de cuidar dos fios!

Agora se você prefere algo com uma base mais natural, aposte na hidratação para cabelos ressecados da Phytoervas. Ela é completamente livre de sulfatos, corantes ou parabenos. E a sua fórmula contém cereais e algodão.

Hidratação para cabelo loiro

hidratação para cabelo loiro

Se você precisa de uma hidratação para cabelo com luzes ou loiros de farmácia, a melhor solução é gastar um pouco mais. Quando você descolore o cabelo, ele perde muitos nutrientes. Por isso resseca tanto.

Quem passa por processos químicos para chegar naquele loiro dos sonhos precisa hidratar o cabelo diariamente. Por isso não adianta apenas comprar uma máscara. Você vai precisar do kit completo. Até porque, se não cuidar com os produtos adequados, o seu cabelo vai amarelar.

Portanto, você precisa ter em mente que os produtos para cabelos loiros são bastante específicos. Muitos deles são pigmentados, para ajudar a manter o tom de loiro que você escolheu, evitando manchas e trocas de tonalidade.

Melhores produtos para hidratação de cabelo loiro

A máscara desamareladora Haskell Geo Active Ametista hidrata e cuida do seu cabelo mechado sem acabar com a cor. Você pode aplicá-la depois do shampoo e deixar agir até 15 minutos. Aí é só enxaguar e finalizar.

Outra opção parecida é a Special Blond Masque, que tem um pH um pouco mais ácido, visando proporcionar o selamento total da cutícula capilar. Ela continua atuando no cabelo mesmo 24 horas depois de ser aplicada.

Óleos também precisam fazer parte da sua rotina. O de açaí, da Cadiveu, é sensacional para loiros que ficaram espigados ou quebradiços. Já o de argan, da Moroccanoil, é o melhor para o seu cabelo. Aliás, qualquer óleo de argan puro é bom, pois possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e hidratantes.

Hidratação para queda de cabelo

hidratação para queda de cabelo

A queda de cabelo acontece por diversos motivos. Pode até ser causada por estresse, como no caso da alopecia. Mulheres que acabaram de dar à luz também tendem a perder mais fios que o normal. Mas isso não quer dizer que você não precisa fazer nada a respeito. Pelo contrário!

Uma forma de evitar a queda é justamente apostar em um bom creme de hidratação para cabelos sensibilizados. Muitas vezes o problema está ligado a falta de nutrição capilar. O que isso quer dizer? Quer dizer que você não está cuidando bem nem de você, nem do seu cabelo.

Comer pratos mais coloridos e beber muita água são fatores importantes também. Todavia não dão resultados imediatos como uma hidratação para cabelo dá.

O kit de recuperação Silicon Mix Bambu promete um cabelo mais forte e mais comprido em pouco tempo de uso. O shampoo e a máscara são ricos em biotina, uma das principais substâncias para fazer o cabelo crescer saudável.

Já a linha UTI Tratamento Intensivo da Forever Liss atua diretamente no couro cabeludo, acabando com a queda e o ressecamento. O produto só precisa agir por cinco minutos e o seu uso é gradativo, conforme o cabelo melhor você vai diminuindo a necessidade.

Como escolher um creme de hidratação para cabelos?

Aí você tem cabelo cacheado, descolorido e com queda. Como escolher a hidratação para cabelo ideal? Sem pânico! Existem ainda as máscaras híbridas, que atuam em mais de um ponto para melhorar a qualidade do cabelo.

Optar por tratamentos mais completos é sempre uma ideia interessante, pois você pode obter mais resultados. No entanto, tenha cuidado para não intoxicar o seu cabelo com muitos produtos. Aliás, se liga! O cronograma capilar não é só para as crespas, ele também pode ser usado por quem tem cabelo liso, oleoso ou com qualquer outra característica.

Intercalar tratamentos profissionais com as receitas caseiras que mostramos acima também ajuda a melhorar a qualidade do fio. Isso porque o cabelo não absorve nutrientes na mesma velocidade que o resto do corpo. E as toxinas podem permanecer nos fios por até três meses.

Melhor hidratação para cabelo do mercado

melhores máscaras para hidratar cabelo em casa

Sempre tem aquela marca que se destaca e nisso não poderia ser diferente. Separamos uma lista com as cinco máscaras mais cotadas entre profissionais e salões de beleza para você usar em casa!

1. Nutrifier Coco Oil

A linha da L’Oreal é uma das maios procuradas por quem está no meio de um desastre capilar. A principal vantagem é que é fácil de encontrar, o preço é mais ou menos em conta e é fácil de utilizar em casa.

Mas não é 100% livre de parabenos, por isso pode não ser a melhor escolha para um cabelo com queda ou muito sensibilizado.

2. Aura Botânica

Já a linha da Kérastase possui uma máscara com 98% de ingredientes naturais, para não fazer feio com o nome. É toda feita com óleo de coco e de argan, para deixar o seu cabelo completamente sedoso e macio.

A principal desvantagem é o preço, pois o pote da máscara pode ficar bem acima dos 300 reais. Todavia, os profissionais garantem que o resultado é coisa de outro mundo!

3. All Soft Heavy Cream

Os produtos da Redken também não falham. A máscara All Soft Heavy Cream tem hidratação duradoura e sem pesar o cabelo. Além de ser fácil de usar sozinha, é bem barata quando comparada com as outras.

O uso semanal deixa os fios muito mais nutridos e com um aspecto radiante.

4. Sebastian Profissional Penetraitt

Cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas? Essa máscara é ótima para quem sofre desse dilema. Com diversas vitaminas e minerais, a Penetraitt age nos folículos capilares, deixando-os muito mais resistentes.

O seu preço é um pouco alto. Contudo o uso é esporádico, ou seja, apenas de vez em quando para reavivar os fios.

5. Balm Moisture Recovery

A máscara da Joico é feito com as melhores algas marinhas, que conferem proteína aos cabelos quebradiços. É muito utilizada também para disciplinar cabelos rebeldes e com frizz. Além das algas, o creme contém óleos essenciais, como de oliva, coco e argan.

É um produto muito completo para ter sempre à mão!

 

Clique aqui para acessar e saber como ficar com um cabelo de diva!

 

 

Fontes: GNT e Reader’s Digest

Crédito das imagens: Unsplash e Freepik