Ter condicionamento físico é mais importante que emagrecer? Entenda a diferença

Atualmente, as condições prejudiciais de nossas rotinas, somada a crescente popularidade do mundo fitness, têm influenciado as pessoas a buscar condições melhores de saúde. Entretanto, a maioria das pessoas busca apenas o emagrecimento, e esquece de manter o condicionamento físico. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar porque o bom condicionamento físico é mais importante que emagrecer.

Sem dúvidas, a prática de exercícios físicos e a adesão a uma dieta saudável são ferramentas extremamente eficientes para manutenção de nossa saúde e emagrecimento. Contudo, é preciso colocar o condicionamento físico acima de qualquer fator estético. Caso ele seja comprometido, será muito mais complicado manter a saúde.

Diferença entre emagrecer e ter boa condição física

Antes de mais nada, para poder explicar o porquê de manter a aptidão física ser mais importante que o emagrecer, é preciso compreender o que de fato eles são. A principal diferença entre os dois está em suas prioridades, de forma que o emagrecimento está mais relacionado à perda de peso com dietas, e o condicionamento físico prioriza a manutenção da nossa saúde e capacidade física, consequentemente a perda de peso é um acréscimo.

Sob esse ponto de vista, a dificuldade e riscos de apenas querer emagrecer acabam sendo maiores, enquanto a busca por uma boa aptidão física pode ser feita com abordagens mais seguras e de forma relativamente mais prática. Isso não significa que emagrecer seja algo ruim, muito pelo contrário. Manter o peso ideal é essencial para a saúde, mas é mais importante garantir um bom condicionamento físico.

Benefícios do condicionamento físico

Tendo em mente a diferença entre emagrecimento e condicionamento físico, é possível prosseguir para os benefícios que o condicionamento oferece. Ironicamente, ele é extremamente importante no combate contra doenças ligadas ao peso.

À primeira vista, pode parecer estranho que o condicionamento físico seja melhor que o emagrecimento nesse quesito. Porém, ele de fato é mais eficiente para combater condições como diabetes, doenças cardíacas e desgastes nas articulações. Isso ocorre pois, como fora dito, o emagrecimento foca mais na perda de peso do que na manutenção da saúde em si.

Como manter uma boa condição física?

Por fim, mais importante que entender o condicionamento físico é adotá-lo na sua rotina e organismo. Conforme fora dito anteriormente, a manutenção da aptidão física é mais segura e prática do que o emagrecimento. Isso se dá graças ao conjunto de fatores necessários para atingir cada objetivo.

Para emagrecer, é necessário se aderir a uma nova alimentação e alinhá-la uma rotina de exercícios planejada. Já para o condicionamento físico, você precisa apenas se manter ativo. Para fazer isso, é necessário realizar exercícios físicos simples, cerca de 5 vezes por semana. No caso, precisa haver um mínimo de 150 minutos de exercícios semanais, portanto você pode optar, por exemplo, treinar 3 vezes por semana por 50 minutos.

Leia mais: Caminhada para emagrecer; como fazer para dar certo?

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915
plugins premium WordPress