Book Appointment Now
Melão é low carb? Confira os principais benefícios do consumo diário da fruta
As frutas são fontes de vitaminas, fibras e nutrientes importantes para a saúde. Ter um cardápio com a presença de opções variadas é uma estratégia inteligente para manter o organismo funcionando bem. Nesse sentido, você sabe se o melão é low carb? O SaúdeLab preparou hoje esse artigo com todas as informações que você precisa saber.
Além disso, fique por dentro dos benefícios que o consumo dessa fruta garante e se você não é muito fã de melão, veja como é fácil inclui-lo em sua alimentação diária para aproveitar tudo que ele tem para te oferecer.
Afinal, melão é low carb?
O que faz um alimento ser low carb e, portanto, poder ser consumido numa dieta relacionada é que ele tenha, como critério principal, poucos carboidratos.
Desse modo, diversas frutas são recomendadas numa dieta low carb, pois não apresentam taxas elevadas desse macronutriente e ainda possuem outras substâncias consideradas importantes para a saúde, como vitaminas, fibras, minerais e outros.
Dito isso, o melão é low carb? A resposta é sim! De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) publicada em 2011 pela UNICAMP e o Ministério da Saúde, o melão é uma fruta que possui baixo teor de carboidrato.
A TACO apresenta as seguintes informações nutricionais acerca do melão cru (leva-se em conta uma porção de 100 gramas):
- Carboidratos: 7,5 gramas;
- Umidade: 91,3%;
- Proteína: 0,7 gramas;
- Fibra: 0,3 gramas;
- Cálcio: 3 mg;
- Magnésio: 6 mg;
- Vitamina C: 8,7 mg;
- Fósforo: 10 mg;
- Potássio: 216 mg;
- Sódio: 11 mg;
- Ferro: 0,2 mg.
Portanto, com esses dados é possível inferir que o melão é uma fruta saudável e interessante para fazer parte do cardápio, inclusive na dieta low carb.
Leia também: 16 frutas para dieta low carb: veja como consumir sem culpa
Benefícios do melão
Agora que você já sabe que o melão é low carb, que tal conhecer os principais benefícios da fruta para a saúde? Pois bem, você vai se surpreender com os efeitos positivos do consumo diário da fruta.
Hidratação
Como você viu nos dados da TACO, o melão é rico em água. Assim, ele é uma fruta perfeita para ajudar o corpo a se manter hidratado. Nos dias mais quentes e após a atividade física, o melão é um forte aliado na recuperação dos eletrólitos.
Pele saudável
A vitamina C é um poderoso antioxidante. No melão, a substância está presente e pode ajudar na recuperação da pele, amenizar rugas e danos do sol.
Leia mais: Pode comer maçã na dieta Low Carb? Aproveite seus efeitos antioxidantes sem errar
Controle da glicemia
Por possuir fibras, o melão ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Para pessoas diabéticas ele é super recomendado, porém não deve ser consumido em excesso.
Diurético
Ainda devido à alta umidade, o melão é também um alimento diurético; isto é, aumenta a produção de urina, diminuindo o inchaço, a retenção de líquido e as substâncias tóxicas do organismo.
Auxilia na saúde ocular
Comer melão também faz bem para os olhos. Isso porque a fruta tem luteína e zeaxantina, antioxidantes importantes para a visão. Além de prevenir doenças e degenerações.
Controla a pressão arterial
Por ser rico em potássio, o melão ajuda a equilibrar o sódio presente no organismo, que é eliminado pela urina.
QUAL A MELHOR DIETA PARA PERDER PESO?
Saiba mais com os endocrinologistas: Dr. Márcio Aurélio S. Pinto e Dr. Bruno Halpern.