Pode comer maçã na dieta Low Carb? Aproveite seus efeitos antioxidantes sem errar

Essa fruta tão apreciada por muitos é mesmo indicada nesses casos?

Há muitas dúvidas que cercam uma dieta que contém baixas ingestões de carboidrato, especialmente em termos de frutas. Não é à toa que sempre se perguntam se pode comer maçã na dieta Low Carb. Entretanto, o que devemos ter em mente, é que nesse regime alimentar, o que se deve fazer é consumir poucos carboidratos e aumentar a queima da gordura, obtendo energia.

Esse efeito é provocado no organismo, consumindo entre 5% até 10% da quantidade de calorias diárias de carboidratos, ou seja, menos de 20 gramas. Mas, há de se ter também um consumo moderado de gordura e proteína. Seria interessante e aparentemente saudável, mas certas frutas são vilãs neste processo. Portanto, fique atento à leitura que o Saúde Lab vai te mostrar se pode comer maçã na dieta Low Carb e te tranquilizar quanto a isso.

Então, confira mais: Mamão é Low carb? Será que pode na dieta? Veja se é possível consumir

Pode comer maçã na dieta Low Carb?
Pode comer maçã na dieta Low Carb? – Canva

Os tipos de maçã

Os antigos sempre diziam que quem come uma maçã diariamente vai se afastando cada vez mais do médico. Isso porque, de acordo com pesquisas, a fruta é um poderoso antioxidante com níveis incríveis de vitamina C, ou seja, favorece a saúde das unhas, cabelos e pele.

Bastante popular, existem cerca de sete mil tipos diferentes da frutinha, comercializadas pelo mundo. Afinal, além de saborosa, tem 25% de ar e só 60 calorias.

Aqui no Brasil os quatro tipos mais comuns são:

  1. Maçã gala – É a mais perecível, então tem que ser consumida com mais rapidez. Pode ser levada de lanche entre as refeições e precisa de refrigeração.
  2. Maça argentina – Seu sabor é um pouco mais adocicado, bem como tem a digestão mais rápida. Como a polpa é farinhenta, muitas pessoas preferem outros tipos mais suculentos.
  3. Maçã verde – O saborzinho azedo agrada alguns e desagrada a outros. Por isso, é a melhor maçã para ser colocada em saladas e outras preparações doces. Entre todos os tipos é a que tem mais clorofila.
  4. Maçã Fugi – Na opinião de muitos é a mais saborosa, uma vez que a polpa é suculenta e crocante. Então, é perfeita para fazer caldas, doces, tortas e outros quitutes.

 

Tabela nutricional da fruta

Tabela Nutricional% VD (*)
Valor energético79.50 kcal3.98%
Carboidratos líquidos20.85 g
Carboidratos22.8 g7.60%
Proteínas0.45 g0.15%
Gorduras totais0.00 g0.00%
Gorduras saturadas0.00 g0.00%
Fibra alimentar1.95 mg7.28%
Sódio0.00 kcal0.00%
(*) O % dos valores diários da referência tem base na dieta adulta de 2.000 kcal. Contudo, esses valores podem ser variar dependendo das necessidades energéticas.

 

Afinal, pode comer maçã na dieta Low Carb?

Sim, essa é uma das frutas que está na lista liberada dentro do regime alimentar. Sem contar que sua ingestão aumenta a quantidade de fibras que se deve consumir por dia. Dessa forma, cada vez mais o organismo trabalhará para o emagrecimento saudável.

Contudo, para ajudar nesse processo, a sugestão é consumir junto com outros alimentos, como por exemplo:

  • Aveia;
  • Chia;
  • Castanhas;
  • Canela;
  • Avelãs.

Sua quantidade de fibras age no intestino, eliminando o que tem de ruim, renovando as células para que o processo aconteça com frequência. Isso é excelente para a saúde em si, especialmente da pele.

E nem comentamos a respeito das propriedades adstringentes que ajudam a manter as cordas vocais, assim como a garganta em bom estado. Automaticamente, transfere esse benefício para a prevenção dos problemas respiratórios.

Seus compostos fenólicos protegem o corpo e a pele de tumores de diversos tipos. Claro, com tantas vitaminas presentes em sua composição, não seria diferente ter essa “bomba” de proteção.

Então, respondendo ao questionamento de pode comer maçã na dieta Low Carb, sim, e o Saúde Lab recomenda que se faça da seguinte maneira: consuma uma fruta por dia preferencialmente acompanhada de uma proteína ou uma gordura boa. Assim, você conseguirá desfrutar de todas as vantagens e otimizar seu metabolismo.

Portanto, não deixe de ler: Macarrão Integral Fitness com muito molho; faça essa receita com ingredientes do bem

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação