O que é incontinência urinária? O que pode causar? Tem cura?

A urina é uma das maneiras que nosso organismo possui de expelir componentes nocivos filtrados pelo rim. Entretanto, condições como a incontinência urinária são desconfortáveis e constrangedoras. Você passa por esse problema ou conhece alguém que sofra com ele? Hoje o SaúdeLab vai te ensinar o que é incontinência urinária, se tem cura, e o que quais as possíveis causas.

De antemão, a incontinência urinária é uma condição de saúde relativamente comum. Ela pode ser responsável por bastante incômodo e constrangimento, representando um distúrbio no funcionamento do nosso aparelho urinário. Portanto, é muito importante ficar por dentro das principais causas, e das formas de resolver esse problema.

O que é a incontinência urinária?

Antes de mais nada, para poder discursar sobre os tratamentos e causas da incontinência urinária, é preciso compreender melhor o que ela é de fato. No caso, esse distúrbio urinário pode ser definido como uma perda involuntária de urina. Ou seja, quem possui incontinência urinária não detém o controle necessário para manter a bexiga urinária cheia, ou esvaziá-la, conforme sua vontade.

A partir do momento em que o esfíncter deixa de funcionar corretamente, a pessoa não possui total controle sob sua bexiga. De forma involuntária, o xixi é liberado a qualquer momento ela estará sujeita a passar por momentos de incômodo e inconveniência, e causar bastante constrangimento.

Essa patologia tem maior incidência em mulheres, mas comumente após os 40 anos, contudo, se houver fatores de riscos tanto as jovens como os homens também entram na lista.

Quais são as principais causas?

Em determinados casos, a incontinência urinária pode ser uma consequência de alguma condição neurológica, como Parkinson ou AVC, visto que elas podem danificar os nervos que controlam os músculos da bexiga urinária. Ela também marca presença em pessoas que possuem bexiga hiperativa. Nesses casos, a pessoa costuma ter vontades repentinas de ir ao banheiro, e muitas vezes acaba urinando antes de conseguir chegar no vaso sanitário.

Em mulheres, a incontinência urinária também pode estar relacionada ao parto. Em casos de partos vaginais, especialmente repetidos, ou em partos com alguma complicação, a mulher pode adquirir incontinência urinária de esforço com o passar do tempo. Nela, o vazamento de urina ocorre até mesmo, quando há um algum tipo de esforço físico, como uma tosse ou espirro.

Existem formas de tratamento?

Felizmente, existem diversos tipos de abordagens para tratar a incontinência urinária, que vão variar de acordo a seriedade da condição. Em casos raros, pode ser necessário intervenção cirúrgica, porém na maioria das vezes, em casos de incontinências comuns ou de bexigas hiperativas, por exemplo, o tratamento pode ser feito com medicamentos via oral.

A incontinência também pode ser controlada através de fisioterapia do assoalho pélvico, uma estrutura responsável por compor os principais músculos que controlam a saída da urina. Através dessa técnica, estes músculos podem ser fortalecidos e aprimorados, a fim de fornecer mais controle da bexiga para a pessoa.

Para prevenir, evitar excesso de peso, principalmente na gestação, fazer exercícios físicos regulares que fortaleçam os músculos da bexiga, são algumas opções que evita a incontinência urinária.

Leia mais: O que fazer para não ir ao banheiro de madrugada? É grave? Veja como resolver

TRIPTOFANO: o que é, para que serve e onde encontrar

Veja como melhorar sua saúde e ter mais energia! Curta o vídeo e compartilha.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915