Creme para vitiligo: pesquisa conclui testes promissores para cobrir manchas na pele

A notícia surge como uma luz no fim do túnel para quem sofre com essa doença.

O Vitiligo é uma doença autoimune e crônica que se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas na pele e mucosas. A despigmentação pode atingir também em pelos no corpo e cabelos. Logo, o creme para vitiligo surge como uma luz no fim do túnel para quem sofre dessa doença. Uma pesquisa realizada conclui eficácia de creme para vitiligo em 674 participantes inscritos. Se tudo der certo, a medicação poderá ser vendida com valor superfaturado de até 2 mil euros. Veja mais detalhes aqui no SaúdeLAB.

Proposta do creme para vitiligo

A formulação do creme para vitiligo, nomeado como creme de Ruxolitinibe, diminuiu as extensões de manchas brancas nos portadores da doença em 30% dos participantes na fase 2 dos testes publicado no artigo científico.

Ao todo foram duas fases com seis meses de análise dos resultados do creme de Ruxolitinibe. Os participantes residentes na América do Norte e Europa, com aproximadamente 12 anos de idade ou mais, possuíam vitiligo não-egmental (surge primeiro nas mãos, pés ou nariz). A área total de despigmentação do corpo cobria 10% e, a aplicação do creme para vitiligo foi orientada de forma aleatória, sendo que cada grupo seguiu os critérios pré-definidos pelos pesquisadores.

Segundo descrevem, “o ponto final primário foi uma diminuição (melhora) de pelo menos 75% da linha de base no Índice de Pontuação da Área vitiligo facial (F-VASI; intervalo, 0 a 3, com escores mais elevados indicando maior área de despigmentação facial), ou resposta F-VASI75, na semana 24. Houve cinco pontos finais secundários importantes, incluindo respostas melhoradas na Escala de Notabilidade do Vitiligo”.

Efeitos colaterais

A propósito, o uso do creme em questão causou alguns efeitos colaterais, dentre eles acne e irritação no local onde foi aplicado. Isso implica em mais estudos para seu uso ser liberado com maior segurança. Contudo, há de se ter esperança e aguardar novos resultados com o creme para vitiligo.

Afinal, o creme para vitiligo funciona ou não?

Embora a doença se agrave pela morte dos melanócitos (células que pigmentam a pele) ao longo do tempo, seu desenvolvimento ainda não pode ser mensurado, vez que está atrelado aos fatores genéticos e ambientais.

Muitos famosos portadores de vitiligo fazem campanhas nos canais digitais a fim de reduzir preconceitos. Infelizmente, eles ainda são muito aflorados na sociedade.

Inegavelmente, os resultados da pesquisa são promissores e pode sim trazer esperança de cura para o vitiligo. Aliás, a atuação do creme para vitiligo propõe restaurar a cor da pele nos locais das manchas, vez que manchas no rosto e pescoço tiveram boa resposta. Ademais, a coloração é um diferencial entre os tratamentos existentes com o da fototerapia, por exemplo.

Veja também: 5 erros comuns ao usar filtro solar que podem afetar sua pele e você não sabe

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação