Pedra nos rins: dieta anti-pedra pode ser a solução para evitar a reincidência, aponta estudo

Uma pesquisa, feita nos Estados Unidos, pela Mayo Clinic, visando a dieta ideal para indivíduos com reincidência em cálculos renais, identificou uma dieta anti-pedra. Isso mesmo, um grupo de alimentos que, se consumidos frequentemente, pode evitar a formação de novos cálculos renais em indivíduos que tem predisposição para a doença.  Saiba mais sobre o assunto, aqui no SaúdeLAB.

Cálculos Renais (Pedra nos Rins)

As pedras nos rins, ou cálculos renais, são gerados a partir da cristalização de alguns minerais nos rins. Tal fato ocorre quando o órgão responsável pela filtragem da urina não trabalha de maneira adequada. O resultado é muito doloroso. Nos últimos anos muitas pesquisas avançaram na descoberta de fatores que podem piorar ou evitar o problema. Esta pesquisa da Mayo Clinic trouxe resultados incríveis inclusive na elaboração de uma dieta anti-pedra.

Leia também: Pedra no rim: o que causa e onde dói o cálculo renal? Veja como prevenir

Pesquisa sobre a dieta ideal para evitar pedra nos rins

Os autores da pesquisa avaliaram 411 pessoas que já tiveram cálculos renais e, por isso, seriam susceptíveis à reincidência. O estudo ocorreu entre 2009 e 2018. Durante a análise, 73 paciente tiveram cálculos renais recorrentes. Observou-se que indivíduos com níveis mais baixos de cálcio e potássio tiveram menor recorrência. Baseado nestes dados, os pesquisadores buscaram uma dieta anti-pedra para reduzir a incidência de cálculos renais em indivíduos com predisposição ao problema.

Água e alimentos cítricos
Pedra nos rins: dieta anti-pedra pode ser a solução para evitar a reincidência, aponta estudo. Foto: Canva PRO

Quais alimentos integram a dieta anti-pedra

Ainda segundo a pesquisa, os pilares de uma dieta anti-pedra incluem comer alimentos ricos em potássio e porções de laticínios com baixo teor de gordura. Frutas e vegetais ricos em potássio que podem ajudar incluem bananas, laranjas, toranjas, damascos, cogumelos, ervilhas, pepinos, abobrinhas e melões.

Os pesquisadores reforçam que, além dessa dieta, é importante o consumo de grandes quantidades de água potável, cerca de 9 copos por dia. Pedras nos rins podem estar associadas a outros problemas de saúde, incluindo doença renal crônica, osteoporose e doenças cardíacas. Além disso, pessoas que experimentam um episódio de pedras nos rins têm chances de apresentar um novo episódio em até cinco anos.

Conclusão

Os indivíduos que tiveram uma dieta pobre em cálcio e não faziam suplementação. Ou ainda, aqueles com dieta pobre em potássio e que não faziam uso de diuréticos apresentaram maior probabilidade de ter recorrência na formação de cálculos renais. Portanto, observa-se que, uma dieta equilibrada e com ingestão adequada de líquidos, favorece a reincidência na formação de cálculos renais.

Por fim, quer evitar pedra nos rins? A frase clichê é verdadeira: Beba água e alimente-se bem. Afinal, a dor da cólica renal é terrível e pode ser evitada pela boca.

Veja também: Problema nos rins: 5 sintomas comuns que você precisa saber urgentemente

MATCHÁ: conheça agora todos os seus benefícios!

Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá. Afinal de contas, ele é um dos grandes queridinhos de quem busca mais saúde. No entanto, os benefícios dessa bebida são tantos que muitos deles acabam passando despercebidos.

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1002