Book Appointment Now
Ayurveda: O que é e quais são os principais benefícios? Veja e se surpreenda
Atualmente, existem diversas formas de medicina alternativa, cada uma contendo diferentes propriedades, formas de atuação e benefícios. Como exemplo disso, é possível citar a Ayurveda, traduzida como ciência da vida, que se propõe a cuidar da saúde bem antes da doença ser diagnosticada. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e entenda o que é, e quais são os principais benefícios da Ayurveda.
A princípio, a proposta dessa terapia é ajustar a energia do ser com tudo o que está a sua volta. E à medida que isso acontece, a autocura se estabelece, vez que as técnicas utilizadas pelos terapeutas ayurvédicos priorizam o relaxamento e estimulam o autocuidado do indivíduo.
O que é a Ayurveda?
De antemão, quando falamos em medicina alternativa, muitas pessoas costumam ficar receosas quanto ao assunto. Afinal, existe de fato, muito misticismo e charlatanismo quando se trata de propostas que prometem resolver seus problemas ou complicações de saúde. Mas fique tranquilo(a), felizmente, dessa vez não é o caso, pois os benefícios da Ayurveda já são amplamente estudados e comprovados seus efeitos benéficos na recuperação da saúde.
Em termos gerais, podemos definir a Ayurveda como um sistema científico milenar de medicina, cuja grande parte da elaboração e estudos são oriundos da Índia. Muitos dos textos compostos sobre o assunto refletem, analisam e testam hipóteses sobre a vida humana. Apoiados em seus 5 elementos (éter, ar, fogo, água e terra), ela busca o equilíbrio entre eles e o todo.
Com o passar do tempo, esses textos, denominados de Samhitas, foram sendo analisados e estudados por médicos tradicionais, para chegar em críticas e conclusões.
Qual o propósito dos benefícios da Ayurveda como medicina?
No Brasil, a Ayurveda já possui uma grande popularidade entre as pessoas. Porém além disso, ela também já é reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma prática complementar e integrativa. Em relação a proporções internacionais, a ONU entende a terapia como um sistema de medicina legítimo, por causa da eficácia de sua prática e a importância da mesma em relação aos benefícios da Ayurveda.
O principal objetivo da Ayurveda é o estudo da vida humana em busca do tratamento e prevenção de doenças que nos afetam. Através dela, podemos entender quais elementos nos fazem bem e quais nos fazem mal, qual a necessidade do nosso organismo, e se ele está bem ou não. Ou seja, esse sistema prioriza tanto a saúde quanto o bem-estar das pessoas e se preocupa em ofertar todos os benefícios da Ayurveda.
Principais benefícios da Ayurveda
Os benefícios da Ayurveda são ofertados através da yoga, fitoterapia e massagens. Em termos gerais, ela utiliza produtos e métodos naturais a fim de promover autoconhecimento, saúde mental e tornar a pessoa mais resiliente frente aos desafios da vida.
Com isso, muitas pessoas acabam conhecendo os benefícios dela através da alimentação, que é um dos pilares da prática. Através dos hábitos alimentares propagados pela Ayurveda, é possível aprimorar a qualidade da nossa saúde e bem-estar. A indicação dos alimentos é individual e visa o equilíbrio da energia do corpo e mente.
O consumo de ervas e chás medicinais também são empregados no tratamento e prevenção de doenças. Sobretudo, com foco no bem-estar e redução do estresse.
Por outro lado, é muito importante ter em mente que os benefícios da Ayurveda não estão limitados apenas a alimentação. Os métodos desse sistema se estendem à diversas áreas da nossa vida, de forma que a Ayurveda pode te ajudar a construir uma rotina mais saudável.
Com isso, praticar exercícios da maneira mais proveitosa, montar horários de atividades mais apropriados para o organismo, tratar e prevenir doenças de maneira conciliada com a medicina tradicional, potencializam os resultados de saúde.
Leia mais: Terapias holísticas: saiba o que são, para que servem e quais suas vantagens