Terapias holísticas: saiba o que são, para que servem e quais suas vantagens

Pensando no seu bem-estar, hoje, o SaúdeLab vai abordar formas diferentes de cuidar do corpo e da mente. Saiba que as terapias holísticas correspondem a uma série diversificada de técnicas oriundas das mais variadas vertentes.

Ao contrário de determinados tipos de terapia, que focam em um só aspecto da pessoa, a terapia holística aborda o ser humano em sua totalidade. Em outras palavras, ela considera os aspectos físicos, mentais, emocionais e também energéticos/espirituais de uma pessoa, porém de forma integrada. Entenda melhor adiante.

Leia ainda: Hábitos saudáveis: como mudar a sua vida por completo

Como funcionam as terapias holísticas?

terapias holísticas o que são
Terapias holísticas: saiba o que são, para que servem e quais suas vantagens. Fonte da imagem: Pixabay

As terapias holísticas não cuidam apenas dos problemas e doenças que já alcançaram (ou não) o corpo físico da pessoa, no sentido de consertar e remediar a situação. Com efeito, elas também servem para aquelas pessoas que querem um maior bem-estar.

Essa modalidade de terapia acredita que a razão por trás de inúmeras doenças que surgem no corpo físico são fruto de algum tipo de desequilíbrio ou desajuste no âmbito emocional, mental ou energético.

Leia ainda: Seu sono é seu trunfo: entenda a importância de dormir bem!

Isso é algo que também é afirmado por uma ciência interdisciplinar chamada psicossomática. Inclusive, a psicossomática analisa os impactos que os fatores sociais e psicológicos tem sobre os processos orgânicos do corpo e o bem-estar das pessoas.

Desse modo, ao efetuar o tratamento e solucionar as causas da doença, a probabilidade da doença retornar ao corpo físico ficam mais reduzidas.

Para que elas servem? Quais as vantagens?

O intuito da terapia holística é proporcionar um maior equilíbrio a nível mental, emocional e energético, ampliar a consciência corporal, sobre as emoções, a mente e sobre a parte espiritual, diminuindo assim o sofrimento e ajudando na cura.

Ademais, determinadas modalidades de terapia holística mexem com o sistema de crenças do indivíduo, transformando as crenças negativas em crenças positivas. Ou seja, ela ajuda a ter uma vida mais plena, mais tranquila, aumentando a autoestima, a confiança e auxiliando em todos os aspectos da vida.

Resumidamente falando, a terapia holística pode trazer as seguintes vantagens:

  • reduzir as dores no corpo;
  • amenizar o estresse;
  • acalmar os sintomas da TPM;
  • combater e prevenir contra toda sorte de problemas emocionais;
  • aprimorar uma série de elementos na vida da pessoa, como o trabalho, dinheiro, relações interpessoais e assim por diante.

Os tipos de terapias integrativas mais conhecidos

As terapias holísticas, também chamadas de terapias integrativas, são as mais variadas possíveis. Elas podem seguir diferentes linhas de funcionamento, sendo um pouco mais ligada ao físico, ao emocional, ao energético ou uma combinação deles.

Os tipos de terapia integrativa mais conhecidos são a acupuntura, ayurveda, bioenergética, cromoterapia, aromaterapia, reiki, yoga, barras de acess e massagem, por exemplo.

Leia ainda: Como Ter Mais Energia: 10 Hábitos Para Mudar de Vida

Além disso, vale lembrar que nessa modalidade diferenciada de abordagem terapêutica o foco está no problema que aflige aquela indivíduo. E, nesse processo, considera-se não somente os sintomas apresentados, mas todo um conjunto de informações pessoais.

Isso ajuda a não apenas sanar o problema, mas evitar que se volte a ficar doente. Ou seja, elimina-se o mal pela raiz.

Gostou da nossa matéria? Tem mais em nossas redes sociais: facebook, instagram, twitter e pinterest.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação