Book Appointment Now
O que fazer quando uma criança engole objetos perigosos?
As crianças têm o costume de se aventurar e brincar muito, especialmente quando são pequenas. Elas têm menos noção do perigo que pode estar ao redor delas. Com isso, infelizmente, elas fazem coisas como engolir objetos ou algo contaminado. Para casos como esse, o SaúdeLab vai te ensinar o que fazer quando uma criança engole objetos perigosos.
Quando somos adultos, além de termos mais noção do mundo à nossa volta, também temos um organismo mais resistente. No caso de crianças, por ainda estarem em desenvolvimento, elas acabam sendo mais frágeis, tendo menos resistência física e imunológica. Por isso é muito importante aprender a lidar com situações em que a criança engole algo que pode ser prejudicial.
O que pode acontecer quando a criança engole algo?
Antes de falar sobre a forma correta de agir nessas situações, é importante comentar sobre as possíveis consequências disso. Quando a criança engole alguma coisa, o perigo depende muito de qual objeto é esse. Se ele for perfurante ou tóxico, o risco pode de fato ser um pouco maior, necessitando uma atenção e cuidados ainda maiores.
Por outro lado, muitas vezes os objetos que a criança engole acabam sendo completamente assintomáticos. No caso de moedas, que são um dos objetos mais comuns nesses cenários, elas acabam sendo liberadas nas fezes sem dificuldades, de maneira assintomática. Até mesmo pregos e imãs podem ser eliminados do organismo sem causar problemas, mas ainda assim não é uma garantia absoluta.
Como proceder corretamente nessas situações?
Primeiramente, mantenha a calma acima de tudo. Desesperar em situações como essas levará apenas ao estresse e não vai contribuir para a solução. Se você viu que a criança engoliu algo, ou suspeita que isso tenha ocorrido, não é necessário chamar uma ambulância ou similar, pois não é uma situação de emergência.
JAMAIS INDUZA O VÔMITO!
Por outro lado, você também não pode tentar nenhum método ou solução caseiros, ou apenas esperar que o objeto seja expelido naturalmente. O certo é colocar a criança em seu carro, conduzi-la para o hospital e aguardar o atendimento médico para explicar a situação.
Em suma, manter a calma é importante não só para evitar o estresse, mas também para ter concentração, especialmente para evitar acidentes ao se dirigir ao hospital. Ademais, é muito importante ter em mente que o atendimento médico é a melhor forma de lidar com a situação.
Como esses casos são solucionados?
Conforme fora dito, muitas vezes o objeto estranho passa despercebido, sendo eliminado nas fezes depois de algum tempo. Contudo, para ter uma noção mais definitiva disso, o médico responsável pelo caso pode solicitar a realização de radiografias que permitam uma melhor visualização do objeto. A partir delas e de outros exames, é possível determinar se basta apenas esperar, ou se será necessário algum procedimento.
Leia mais: Água oxigenada tem muito benefícios; conheça e saiba como usar