Pelos encravados: como se livrar deles uma vez por todas? Veja as melhores dicas do dia

Na maioria dos casos, o pelo encravado pode complicar por inflamações no folículo piloso, ou seja, na estrutura do fio, e isso desencadeia a foliculite.

Você sabe como se livrar dos pelos encravados? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que se depilam, principalmente, entre as mulheres. Mas, hoje o site SaúdeLAB vai apresentar dicas do que você pode estar fazendo para aliviar e até evitar que haja complicações. Confira!

Saiba tudo sobre pelos encravados

Antes de mais nada, saiba que os pelos encravados são aqueles que crescem para dentro da pele, ou seja, em vez de o fio crescer para fora da pele ele fica ‘preso’ dentro da pele. Na maioria dos casos, o pelo encravado pode complicar por inflamações no folículo piloso, ou seja, na estrutura do fio, e isso desencadeia a foliculite.

As regiões que mais sofrem com pelos encravados são a axila, virilha, glúteos e rosto dos homens (barba), principalmente quando os fios não recebem a devida atenção.

Mas, fique tranquilo pois existem modos de evitar ou até eliminar esse pelo encravado de forma caseira por meio de ingredientes que você tem na sua casa. Sendo assim, continue lendo e confira a seguir com mais detalhes cada uma das dicas que separamos para você!

Faça limpeza de pele e hidratação

Fazer limpeza de pele e hidratação, além de ajudar a aliviar os sintomas do pelo encravado, isto é, a dor e inflamação, essa ação ajuda a prevenir pelos encravados. Portanto, pelo menos uma vez na semana faça uma esfoliação mais profunda da pele e, logo em seguida, hidrate o local.

Veja também: Por que exagerar no chocolate pode causar acne? Entenda os riscos para a sua pele

Compressa de vinagre de maçã

Saiba tudo sobre pelos encravados
Pelos encravados e foliculite em estágio mais avançado.  Imagem: Canva Pro

O vinagre de maçã é uma ótima maneira de aliviar a inflamação e, consequentemente, eliminar os pelos encravados. Isso é possível, pois, o vinagre de maçã contém ácidos orgânicos que ajudam a equilibrar o pH da pele e fazer com que o pelo volte a crescer normalmente. Além disso ele atua como antibactericida e diminui excessos de bactérias na pele.

Esfoliação de mel e fubá para pelos encravados

Para realizar a esfoliação e a hidratação da pele, a mistura de mel com fubá é uma ótima opção. Além de deixar a pele limpa, ajuda a desencravar o pelo.

Você vai precisar de uma vasilha para fazer a mistura. Basta misturar 2 colheres de sopa de fubá e 1 de mel mais 100ml de água morna. E após fazer a mistura, espalhe-a sobre o local limpo e higienizado fazendo movimentos circulares e enxague bem. Se necessário, passe um hidratante que não seja muito oleoso.

Ainda tem pelos encravados? Consulte um dermatologista

Se você ainda tem pelos encravados com muita frequência, mesmo realizando as dicas citadas acima, é importante que você consulte um dermatologista para analisar o que está de fato causando os pelos encravados. Talvez seja necessário procedimentos mais complexos para resolver o problema. Contudo, saiba que a depilação ajuda a afinar o pelo, logo, busque sempre profissionais qualificados

Como prevenir?

Saiba que a depilação ajuda a afinar o pelo, logo, busque sempre profissionais qualificados para fazê-la nas regiões com pelos encravados.

Outrossim, para ter uma solução definitiva, dê preferência por fazer depilação à laser. Além disso, evite usar roupas apertadas, pois estas causam muito atrito entre a pele e o tecido tegumentar, ou seja, sua pele.

Enfim, mantenha os cuidados de higiene diários com a pele do corpo. Siga as dicas para evitar pelos encravados é sempre a melhor opção.

Veja também: Quem tem pele oleosa pode usar óleo pós banho sem problemas?

Você merece! Veja as MELHORES DICAS para ter uma boa ROTINA de AUTOCUIDADO

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação