Book Appointment Now
Serralha é bom para quê? Saiba 11 benefícios, como usar e efeitos colaterais
A Serralha, ou Sonchus oleraceus, é uma planta originária da Europa, mas que rapidamente se difundiu pelo Brasil. Conhecida popularmente pelos nomes de Serralha-lisa e Chicória-brava, a erva não é uma das mais populares hoje em dia, mas seus benefícios são diversos e bastante relevantes. O SaúdeLAB resgata essa ‘verdura’ e dá todos os detalhes agora. Confira todos os benefícios da Serralha!
A planta medicinal tem muitas aplicações, e é bastante solicitada por pessoas que buscam uma vida mais saudável. Isso porque a erva é rica em minerais, fibras e vitaminas. Com isso, é uma boa opção para quem deseja regularizar o intestino, melhorar o fígado, diminuir dores reumáticas e estimular o apetite.
Características da Serralha
A erva se desenvolve melhor em regiões de clima ameno, e no Brasil isso se dá no centro e no sul. A Serralha pode ser considerada uma “erva daninha”, já que tem facilidade para crescer em vários lugares, incluindo os que não são desejáveis para as pessoas.
Nesse sentido, a planta medicinal Serralha tem suas sementes levadas pelo vento e crescem em terrenos baldios, cercas, calçadas, entre outros lugares. Ela tem maior propensão de se desenvolver em lugares úmidos, mas não é exigente em relação ao solo. Por isso, pode ser uma invasora de pastagens também.
A planta é herbácea, tem um crescimento ereto, é pouco ramificada e pode chegar a mais de 1 metro de altura. Outrossim, pode ser cultiva em sistemas de hidroponia.
Veja também: Ora-pro-nóbis cura doenças? Conheça os benefícios, como usar e efeitos colaterais
Benefícios da serralha
A Serralha tem muitos benefícios, podendo ser usada nos sucos Detox para limpeza do fígado. Porém, uma das características mais marcantes da erva é sua ação nos casos de vitiligo. Isso porque a planta contém o aminoácido fenilalanina, o qual é bom para o funcionamento das células do pigmento, por ser um dos precursores da melanina.
Conheça alguns dos benefícios da Serralha:
- fonte de vitaminas do Complexo B, fósforo, ferro e cálcio;
- ação anti-inflamatória, sendo boa para tratamento de doenças reumáticas;
- antioxidante;
- boa para a pele, devido a sua concentração de vitamina A;
- fortalece a imunidade, já que contém vitaminas C e D;
- combate à anemia, por possuir ferro em sua composição;
- ótima para prevenir problemas ósseos, como a osteoporose, por conta da concentração de cálcio;
- contém propriedades sedativas, as quais são boas para quem tem ansiedade e insônia;
- tratamento do vitiligo;
- pode funcionar como um tônico para pessoas com dificuldade de apetite;
- boa para a desintoxicação do fígado, devido a maior produção de bile.
Como usar a planta medicinal
A Serralha pode ser consumida de diferentes formas. Além da tradicional forma de chá, também pode ser preparada em saladas, cruas ou refogadas, em sopas, quitutes, como pães e tortas, ou até mesmo em pratos mais elaborados. Aliás, as pessoas mais velhas costumam consumir a serralha refogada com carne ou simplesmente com o angu ou polenta
Essa erva tem uma boa combinação com combinações de cebola e ovos. É importante dizer que a serralha tem um sabor amargo, e essas incrementações culinárias podem ser um ponto positivo para disfarçar o gosto.
Passo a passo para preparar
A dica aqui é para te estimular a consumir essa planta medicinal fazendo um refogado ou suco detox.
Refogado:
- separe as folhas e lave-as bem em água corrente. Após pique ou rasgue as folhas, e reserve. Após, pegue dentes de alho e triture. Agora em uma frigideira quente coloque um fio de azeite, acrescente o alho triturado e refogue a serralha. Prontinho, essa maneira de fazer fica uma delícia, experimente!
Suco detox:
- Coloque as folhas higienizadas no liquidificador e acrescente 1 ou 2 copos de água mineral ou filtrada. Em seguida, use as frutas ou demais vegetais da sua preferência. O suco detox fica fantástico com cenoura, pepino, limão, abacaxi etc. Use sua criatividade e aproveite todos os benefícios do suco detox com serralha.
Efeitos colaterais da Serralha
É fundamental destacar que essa planta não pode ser consumida por pessoas que possuem o quadro de fenilcetonúria. Isso porque ela contém a fenilalanina, e essas pessoas não têm a enzima capaz de degradar esse aminoácido.
Além disso, por estimular a produção de bile, é importante que a erva não seja consumida por pessoas que tenham deficiência no funcionamento deste órgão. Caso contrário, o suco biliar poderia se acumular no organismo.
Para quem não é indicado
- pessoas alérgicas a substâncias da planta;
- pessoas com problemas no fígado;
- fenilcetonúricos;
- pacientes renais.
Veja também: Receitas low carb com semente de abóbora para ninguém colocar defeito
Veja como fazer um BOLINHO DE CHUVA DE CENOURA perfeito, sequinho e crocante!
Aproveite para aprender a fazer esta receita fácil de bolinho de chuva de cenoura delicioso e saudável, uma indicação do Chef Fernando dos Santos, do Clube da Coxinha, e que fica pronto em 15 minutos. Ela rende aproximadamente 25 bolinhos.