Diarreia do viajante: O que é e como evitar? 5 dicas infalíveis

Fique por dentro da diarreia do viajante e de formas para se prevenir

Com a chegada das férias e o início da copa do mundo, muitas pessoas já planejaram suas viagens com famílias e amigos. Entretanto, independentemente do destino, temos sempre que ficar de olho na nossa saúde. Caso contrário, problemas como a diarreia do viajante podem nos acometer durante ou após a viagem. Venha com o SaúdeLab, saiba o que é essa doença, e conheça 5 dicas para evitar que aconteça com você.

A princípio, quando viajamos para algum lugar, especialmente no exterior, acabamos esquecendo dos cuidados com a nossa saúde. Por estarmos em um ambiente completamente diferente do que estamos acostumados, é preciso ter em mente que nosso corpo também está sendo submetido a condições diferentes.

O que é a diarreia do viajante?

A diarreia comum é uma doença que afeta, principalmente, a nossa saúde intestinal. Ela causa uma grande desidratação do nosso corpo, através da perda de água através das fezes, que passam a ser eliminadas com maior frequência. A gravidade da diarreia pode variar de caso a caso, da mesma forma que ela pode ser uma condição única ou sintomática de outro problema de saúde.

No caso da diarreia do viajante, a doença recebe esse nome pois geralmente se trata de uma diarreia adquirida durante ou após viagens. Estas podem estar diretamente ligadas com a causa do problema, visto que, durante a viagem, a pessoa se alimenta de comidas novas e presencia ambientes diferentes. Isso acaba causando um certo estranhamento no corpo, e deixando ele exposto a microrganismos que podem causar a doença.

Aliás, vale salientar que muitas vezes o problema não é falta de higiene do local onde consumimos o alimento e sim um grupo de bactérias que já fazem parte daquele ambiente e pode não fazer maléfico para a maioria das pessoas.

Leia também: Como fazer soro caseiro em um copo de água? Anota na sua agenda e não erre mais

Como se prevenir contra essa doença?

Tendo em mente o que é a diarreia do viajante, é muito importante se cuidar durante as viagens, especialmente as para exterior. Portanto, confira a seguir algumas dicas de prevenção para adotar quando você for viajar:

  • Evite ao máximo consumir comidas de rua, visto que, dependendo da situação, a procedência dos alimentos desse tipo de comércio não é tão garantida. Portanto, sempre dê preferência por restaurantes e similares.
  • Independentemente de onde você pretende fazer suas refeições, procure consumir comidas que tenham cozidas ou passado por algum preparo. A chance de elas estarem contaminadas ou não estarem boas para o consumo de alguma forma é menor, quando em comparação com comidas cruas ou frescas.
  • Evite refeições que são muito diferentes do que você está habituado. Assim, é possível evitar que o seu organismo estranhe o alimento.
  • Se você pretende beber algo, busque consumir bebidas de latas ou garrafinhas fechadas, especialmente no caso da água. Assim, não haverá a possibilidade de adição de algum ingrediente que faria mal para a saúde.
  • Ainda em relação as bebidas, tente evitar a adição de gelo, pois é difícil saber a procedência da água que foi utilizada para fazê-lo.

Receba nosso conteúdo grátis em seu WhatsApp, entre em nosso grupo: Clique aqui

O que fazer se eu já estiver acometido?

Se você estiver apresentando os sintomas de diarreia do viajante, é preciso tomar algumas medidas. O atendimento médico é o primeiro passo para resolver o problema, visto que o médico saberá atender as suas necessidades do momento. Portanto, mesmo que você esteja no exterior, procure o atendimento especializado ou se encaminhe para a emergência mais próxima.

Por outro lado, como o principal problema da diarreia é a desidratação, é muito importante que você se mantenha hidratado durante o período da doença. Ou seja, beba água com frequência, pesquise por opções de bebidas com eletrólitos e, caso necessário, compre soro caseiro em alguma farmácia.

Leia mais: Como evitar contaminação na cozinha? Veja 4 dicas simples e práticas para diminuir os riscos

Você sabia que a maior parte das intoxicações alimentares são provenientes de maus hábitos no manuseio dos alimentos? Felizmente, são erros muitos fáceis de serem corrigidos para se evitar contaminações. Portanto, continue lendo para que você entenda como reduzir os riscos e evitar doenças.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação