O que é Síndrome do Túnel do Carpo? Doença que levou Ana Maria Braga a fazer cirurgia

Se o nervo for comprimido no túnel do carpo, os impulsos nervosos passam com dificuldade e os sintomas aparecem agrupando distúrbios da sensibilidade e habilidades motoras dos primeiros três ou quatro dedos.

Em outubro de 2020, a apresentadora Ana Maria Braga precisou passar por uma cirurgia depois de sentir ardência e formigamento na mão. A loira apresentou a síndrome do túnel do carpo que é caracterizada pela presença de sintomas nos 3 primeiros dedos da mão (dor, diminuição da sensibilidade e diminuição da força). Resultante de uma compressão do nervo mediano no punho e é favorecida pela repetição de certos movimentos ou posturas da mão, bem como por certas doenças. Veja as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

O que é a síndrome do túnel do carpo?

A síndrome do túnel do carpo refere-se a todos os sintomas como formigamento, distúrbios sensoriais e diminuição da força. Estes sinais são localizados ao ao nível dos 3 primeiros dedos da mão devido à compressão do nervo mediano ao passar pelo túnel do carpo no punho.

O nervo mediano é um nervo sensitivo e motor. Controla a sensibilidade de parte da mão e do braço, e permite realizar movimentos com a mão e o pulso. Desce pelo antebraço, passa pelo túnel do carpo no pulso e se distribui nos quatro primeiros dedos: polegar, indicador, dedo médio (ou dedo médio) e parte do dedo anular.

Se o nervo for comprimido no túnel do carpo, os impulsos nervosos passam com dificuldade e os sintomas aparecem agrupando distúrbios da sensibilidade e habilidades motoras dos primeiros três ou quatro dedos.

O túnel do carpo é um túnel localizado na frente do pulso. É limitado atrás e nas laterais pelos ossos do punho (carpo) e na frente pelo ligamento anular do carpo. Ele contém os tendões dos músculos flexores dos dedos e o nervo mediano.

Veja também: Dor no ciático; veja 05 atividades físicas que podem te ajudar

Síndrome do túnel do carpo
Síndrome do túnel do carpo – Imagem: Canva Pro

A síndrome do túnel do carpo é comum

A cada ano, pouco mais de 130.000 pessoas são operadas para a síndrome do túnel do carpo no país. Esta síndrome é mais frequente nas mulheres do que nos homens, assim como em 2 faixas etárias: entre 40 e 50 anos e entre 60 e 70 anos.

  • Pessoas com diabetes são particularmente afetadas ; 14 % deles e até 30 % quando apresentam complicações neurológicas devido ao diabetes.
  • A gravidez favorece o aparecimento da síndrome do túnel do carpo. Ele regride após o parto e pode recorrer em gestações subsequentes.
  • Na maioria das vezes, a síndrome do túnel do carpo ocorre sem nenhuma causa identificada. Isso é chamado de síndrome do túnel do carpo.

Receba nosso conteúdo grátis em seu WhatsApp, entre em nosso grupo: Clique aqui

Fatores que favorecem a síndrome

A síndrome também pode ser secundária a uma patologia. De fato, muitos fatores promovem a compressão do nervo mediano ao nível do túnel do carpo.

  • Gravidez;
  • menopausa;
  • hipotireoidismo;
  • insuficiência renal crônica grave tratada com hemodiálise e diabetes favorecem a ocorrência da síndrome.

Anomalias constitucionais ou adquiridas do punho

Um túnel do carpo naturalmente estreito, anormalidades no curso das artérias ou tendões, deformação ou estreitamento após trauma (após uma fratura do punho, por exemplo) podem comprimir o nervo mediano.

Movimentos repetidos ou posturas prejudiciais

Certos movimentos ou posturas favorecem o aparecimento da síndrome. Certos trabalhos manuais repetitivos, rápidos, que exigem os membros superiores, bem como movimentos repetidos ligados a atividades extraprofissionais (jardinagem, limpeza, atividade esportiva, etc.)

Veja também: Dor no pé da barriga é grave? Descubra possíveis causas e o que fazer

DESCUBRA O QUE PODE SER SUA DOR NA MÃO

Está com algum problema relacionado à dor nas mãos? Os sintomas podem significar inúmeras possibilidades e o ortopedista especialista em mãos Yussef Ali Abdouni (CRM: 90889) comenta o que pode ser.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação