Book Appointment Now
Entenda o que é Psoríase; doença que acomete a Kim Kardashian
Quem sofre de psoríase tem o objetivo de reduzir a extensão das placas e a frequência dos surtos da doença, mas é difícil obter seu desaparecimento total. Pode ser necessário tentar vários tratamentos antes de encontrar um que funcione. Saiba mais com o SaúdeLab, a seguir.
O que é psoríase?
A psoríase é caracterizada por manchas avermelhadas na pele que descamam e causam muita dor e desconforto. A problema se apresenta na forma de crises cíclicas, ou seja, o indivíduo pode passar uma longa temporada sem sintomas e de repente, ter um novo surto que pode ser desencadeado por vários motivos, os principais são o estresse, o frio e infecções.
A psoríase é uma condição crônica que não tem cura, então você nunca pode ter certeza de que os surtos não voltarão. No entanto, é possível aliviar os sintomas de forma eficaz com a ajuda de medicamentos aplicados nas lesões. Também é importante ser regular na aplicação dos tratamentos e seguir as indicações do especialista, mesmo que restritivas, se quiser obter bons resultados.
Vale lembrar que a doença tem um componente hereditário, e NÃO É CONTAGIOSA.
Tratamentos de psoríase
O tratamento baseia-se principalmente na aplicação de cremes e pomadas nas placas. Em alguns casos, tratamentos mais fortes podem ser usados para retardar a proliferação de células da pele, como fototerapia ou medicamentos orais. Às vezes, porém, a pele torna-se resistente ao tratamento ao longo do tempo.
Observação: Alguns medicamentos tornam a pele mais sensível à luz solar. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico qual o melhor momento para utilizar.
Veja também: Benefícios da aroeira: saiba o que essa planta medicinal pode fazer pela sua saúde
Cremes e pomadas
Em todos os casos, hidratantes ou emolientes podem ser úteis para reduzir a coceira e hidratar a pele ressecada pela psoríase e uso frequente de cremes medicamentosos. Escolha um hidratante para peles sensíveis. Se os sintomas forem leves ou moderados, o dermatologista costuma prescrever pomadas tópicas para acalmar a inflamação.
Tratamento da psoríase da face, dobras cutâneas e áreas genitais
Nessas áreas, a pele é mais fina e os corticosteroides tópicos podem causar efeitos colaterais mais localizados. Eles são, portanto, usados com cautela de forma intermitente. Lembre-se de sempre buscar ajuda profissional.
Tratamento da psoríase ungueal
A psoríase ungueal é difícil de tratar, pois os tratamentos tópicos não são muito eficazes. Injeções de corticosteroides através da unha podem ser feitas, mas são muito dolorosas.
Receba nosso conteúdo grátis em seu WhatsApp, entre em nosso grupo: Clique aqui
Fototerapia e PUVA-terapia como tratamento da psoríase
A fototerapia envolve a exposição da pele aos raios ultravioleta (UVB ou UVA). Eles são usados se a psoríase cobrir uma grande parte do corpo ou se as crises forem frequentes. Os raios ultravioleta retardam a proliferação celular e aliviam a inflamação.
Esses raios podem vir de várias fontes:
- curta exposição diária ao sol. Eles podem piorar os sintomas.
- um dispositivo de irradiação UVB de espectro amplo ou estreito;
- de um dispositivo excimer laser. Os raios UVB são então mais potentes, mas essa terapia ainda é experimental.
A fototerapia geralmente é usada em combinação com uma medicação oral ou tópica que sensibiliza a pele à ação dos raios ultravioleta: isso é chamado de fotoquimioterapia.
Medicação oral
Para formas mais extensas e graves de psoríase, os medicamentos são prescritos por via oral ou por injeção.
Retinoides
Frequentemente, eles são combinados com calipotriol ou corticosteróides tópicos. Os principais efeitos colaterais são pele seca e membranas mucosas. Esses medicamentos também são perigosos para o feto em caso de gravidez e devem ser tomados apenas com métodos contraceptivos eficazes.
Metotrexato ou ciclosporina
Eles diminuem a atividade do sistema imunológico (imunossupressores) e são muito eficazes, mas são reservados para fases curtas de tratamento devido aos efeitos colaterais significativos (danos hepáticos e renais, aumento do risco de infecção).
Veja também: Pacientes com psoríase grave podem apresentar síndrome metabólica
TRIPTOFANO: o que é, para que serve e onde encontrar
Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:
- Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
- Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
- Auxilia no controle do apetite;
- Contribui para a boa memorização.