Qual o jeito certo de varrer a casa? Aprenda o passo a passo e se livre de problemas

A limpeza de casa é pode ser uma tarefa bastante trabalhosa, se não feita corretamente. Cada etapa precisa de determinados cuidados, incluindo o momento de varrer a casa, que por mais simples que pareça, ainda requer atenção. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e aprenda o jeito certo de varrer a casa.

Como varrer a casa do jeito certo?

Manter a casa devidamente limpa não é necessário apenas para conservar a aparência dela, mas também para garantir que o ambiente seja saudável no geral. Logo, quando a etapa de varrer a casa é comprometida, o ambiente da casa sofrerá com o acúmulo de sujeira, e consequentemente o convívio nele não será tão bom.

1 – Não varra a casa de um cômodo para o outro

De antemão, as pessoas costumam varrer a casa de um determinado cômodo até o outro mais distante. Por exemplo, geralmente a casa é varrida desde um quarto do fundo até o quintal ou cozinha. Assim, é possível percorrer todos os cômodos de uma vez, removendo a sujeira deles por completo até que ela se acumule no último cômodo para ser jogada fora.

Entretanto, na prática, não é bem isso que acontece. Quando juntamos a sujeira de um cômodo e levamos ela para outro para juntar as sujeiras, parte delas acabam ficando para trás e sendo depositadas em frestas por toda a casa. Com isso, ao dar continuidade a limpeza, será muito mais difícil eliminar a sujeira desses cantos. Portanto, o certo é juntar toda a sujeira em um cômodo e jogar ela fora logo em seguida, com o auxílio de uma pá.

Leia também: Como limpar a grelha da churrasqueira de maneira fácil e segura? Aprenda agora

2 – Procure usar um rodo para não levantar poeira

Obviamente, a vassoura é um instrumento apropriado para varrer a casa, e cumpre muito bem essa papel. Contudo, ela tem um grave problema em relação ao carregamento da sujeira. Por ter cerdas grossas, os movimentos que fazemos com a vassoura, além de levar a sujeira do chão, também acaba levantando poeira. Isso prejudica a limpeza da casa, e pode vir a ser um problema para quem tem alergia.

Qual o jeito certo de varrer a casa?
Qual o jeito certo de varrer a casa? Foto: Canva PRO

Para evitar que isso aconteça, é preciso que a vassoura não seja o seu único instrumento para varrer a casa. Procure utilizar um rodo para complementar essa tarefa. Ele por si só já consegue carregar muito melhor a sujeira e poeira do chão, mas sua eficiência pode ser potencializada. Basta prender nele um pano úmido, e assim ele irá carregar muito mais sujeira, grudando ela no pano e impedindo que alguma poeira se espalhe.

3 – Atente-se com sua posição ao varrer a casa

Por fim, conforme fora dito, varrer a casa de maneira errada pode fazer com que o ambiente não fique muito saudável. Afinal, o acúmulo de sujeiras, especialmente a longo prazo, pode desencadear problemas de saúde diversos, especialmente rinites e alergias. Contudo, não é apenas a sujeira em si que pode nos prejudicar, mas o próprio ato de varrer, se feito errado, também.

Na grande maioria das vezes, costumamos varrer o chão com o corpo flexionado para frente, a fim de aumentar o alcance da vassoura. Porém essa posição prejudica imensamente a saúde das nossas costas e coluna, sendo especialmente ruim para quem já sofre com problemas como hérnia de disco. Portanto, o correto é manusear a vassoura mantendo uma postura ereta, diminuindo o alcance da vassoura mas conservando a nossa coluna.

Leia mais: Confira os 5 principais erros ao limpar a cozinha e elimine-os para sempre da sua vida

Grupo do Whatsapp
Acesse nosso Grupo do Whatsapp!

Manter a casa organizada pode ser um desafio extra no dia a dia, especialmente se você tem crianças e pets. Mas, nada nesta vida é impossível. Existem métodos que podem te ajudar nesta tarefa de organização da casa. Então, continue vendo o vídeo para saber mais!

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915