O que é molusco de pele? É contagioso? Tem tratamento e cura?

Confira agora informações importantes sobre essa doença e saiba como se proteger

O molusco de pele é uma infecção de pele muito comum em crianças menores de 6 anos e pessoas imunocomprometidas. De origem viral, caracteriza-se pela erupção de pequenas espinhas inofensivas. Mas como se livrar dele? Veja as informações do SaúdeLab sobre o problema de saúde.

O que é molusco de pele

Assim como a verruga, o molusco contagioso é uma lesão – chamada pápula – induzida por um vírus e o contato direto com a pele ou superfície contaminada (roupa ou toalha de banho, por exemplo). O princípio da contaminação é semelhante ao da verruga. Mas não é o mesmo vírus que está em questão. No caso da verruga, é o HPV (papilomavírus humano) e no caso do molusco, é um Poxvirus (PXV).

Outra diferença notável: o molusco ocorre principalmente em lactentes e crianças pequenas, antes dos 6 anos, enquanto a verruga afeta todas as idades. Mesmo que faltem estudos epidemiológicos, estima-se que entre 5 e 10% das crianças serão afetadas pelo molusco antes dos 6 anos de idade.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aponta que a prevalência de molusco em crianças pequenas também está ligada à imunidade baixa, pessoas com pele mais ressecadas e alérgicas. Com efeito, a pele com tendência eczematosa é um terreno privilegiado para o aparecimento do molusco. As pápulas também se localizam principalmente nos membros (braços e pernas) e nas dobras (axilas, cotovelos, joelhos) que são áreas propícias ao eczema. A face, palmas das mãos ou plantas dos pés geralmente são poupadas.

Veja também: Conheça os principais nutrientes para manter a saúde da pele em dia

Como reconhecer um molusco?

molusco de pele no braço e abdome
O que é molusco de pele – Imagem: Canva Pro

É uma pequena lesão arredondada e ligeiramente elevada, translúcida ou de cor rosada. Como as crianças tendem a se coçar, o molusco se espalha para outras partes do corpo por autoinoculação e as pápulas se multiplicam.

Nos adultos, o molusco contagioso é transmitido sexualmente e localiza-se principalmente no púbis (próximo à genitália). Também é comum em indivíduos imunocomprometidos. É encontrado, por exemplo, bastante comumente em pessoas com HIV, artrite, artrose, lúpus etc.

Quanto ao seu período de incubação, permanece pouco conhecido e varia de duas semanas a vários meses. Esse também é outro ponto em comum com a verruga: um indivíduo pode ser portador do HPV, mas nunca ter verruga. Da mesma forma, uma criança pode entrar em contato com o Poxvírus, mas não desenvolver nenhum molusco. No entanto, acontece que depois de um certo tempo, uma queda na imunidade leva a um desequilíbrio na barreira da pele que beneficia o vírus.

O molusco é perigoso?

O molusco contagioso é uma patologia completamente inofensiva. A sua classificação é de uma doença benigna e não deixa sequelas graves, contudo pode haver cicatrizes na pele. O único risco é o da superinfecção bacteriana (estafilococos) por coçar. Mas este caso, raríssimo, não está ligado ao molusco em si, apenas à forma como foi manuseado.

Um molusco deve ser tratado?

Exceto em pessoas imunocomprometidas, o molusco contagioso cura naturalmente. A dificuldade é que pode demorar muito. Sabe-se que a regressão média de cada pápula é de treze meses. Mas se levarmos em conta toda a erupção, leva cerca de três anos para que todas as pápulas desapareçam.

A questão do tratamento é então debatida. A primeira coisa a fazer é observar se há eczema sob o molusco e tratá-lo primeiro com corticosteroides tópicos e cremes hidratantes. Para isso, um médico dermatologista deve ser consultado para indicar a melhor conduta. Às vezes, o molusco regride rapidamente quando o eczema desaparece, outras vezes, uma curetagem (procedimento médico cirúrgico) na pele para retirar os moluscos poderá ser necessária.

Se não for o caso, outros critérios devem ser levados em consideração: o aspecto estético, em particular, e o incômodo causado ao paciente.

Como prevenir

Tendo em vista que pele ressecada e com tendência a alergias facilitam o contágio com o molusco de pele, então é importante manter a higiene diária e hidratação com produtos de boa qualidade. Nesse sentido, escolha sabão neutro e cremes naturais. Ainda mais, considere o uso de óleos essenciais para reforçar a imunidade e proteção da pele.

Por fim, a alimentação saudável é outra sugestão para deixar a defesa do corpo elevada. Escolha alimentos ricos em vitamina C, zinco, confira mais aqui.

Veja também: Creme para vitiligo: pesquisa conclui testes promissores para cobrir manchas na pele

Você merece! Veja as MELHORES DICAS para ter uma boa ROTINA de AUTOCUIDADO

Os cuidados com sua saúde precisam ser constantes. Aliás, você sabe o que é uma rotina de autocuidado? A importância de estabelecer cuidados com o corpo e a mente transcende a beleza, sabia? Clica nesse vídeo e aprenda como se cuidar em todos os sentidos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação