Cientistas chineses descobrem vírus semelhante ao Covid em morcegos

O vírus apresenta grande potencial de contagio de animais para os humanos

O número de novos casos de COVID dispararam no último mês. Aliás, ainda não estamos livres da Covid, e devemos ficar atentos aos sintomas e tomar todas as doses da vacina, inclusive a quarta dose. Uma notícias trouxe alerta à comunidade científica. O blog SaúdeLab mostra para você que um vírus semelhante ao Covid foi descoberto por cientistas Chineses em morcegos.

5 vírus com potencial de contaminação em humanos

Cientistas da China e Austrália encontraram 5 vírus em morcegos semelhantes ao Sars-Cov-2, eles afirmam que eles são patogênicos para humanos e gado. Estes morcegos são do Sul da China, e tem muitas semelhanças com o Covid, a descoberta foi publicada na última quarta-feira, 25/11, em um artigo para a plataforma bioRxiv.

Sendo assim, os pesquisadores alertam sobre a possibilidade de surgir novas doenças que passam de animais para humanos. Os cientistas da Universidade Sun Yat Sen e do Instituto de Controle de Doenças Endêmicas de Yunnan, na China, e a Universidade de Sidney, na Austrália, coletaram amostras de secreção do reto de 149 morcegos. Todos de 15 espécies diferentes para realizar o estudo, eles extraíram e sequenciaram o RNA de cada amostra.

Em seguida, observaram a frequência elevada de infecção simultânea em diferentes vírus em apenas um morcego. Saiba que quando acontece algo do tipo aumenta a probabilidade de ter uma recombinação genética, quando os vírus trocam partes do seu código genético e formam novos patógenos.

Os morcegos podem individualmente abrigar uma variedade de diferentes espécies de vírus, tornando-se um hospedeiro. Com isso, as infecções se tornam possíveis e podem trocar mais informações genéticas dando origem a variantes ainda mais fortes e resistentes.

Leia mais: 1ª Vacina brasileira contra COVID: UFMG inicia cadastro de voluntários

Semelhanças com Sars-Cov-2

A pesquisa foi realizada em Yunnan, em seis condados e cidades que faz fronteira com o Laos e Mianmar, nesta província ficou conhecida em todo mundo. Justamente por ser o epicentro do vírus que mudou a rotina e a vida de muita gente nos últimos dois anos.

Neste local foram encontrados e identificados o RaTG 1313 e o RPPN 0614 que são vírus semelhantes ao Sars-CoV-2, na região abriga também outros animais. Dentre eles os pangolins que são animais consumidos pelos chineses e utilizados na medicina tradicional chinesa.

A pesquisa revela que o BtSY2 contém uma parte considerável da proteína Spike, que é a mesma usada pela Sars-CoV-2 para ligar-se às células humanas. Segundo os cientistas este vírus tem a capacidade de utilizar o ACE2 como um receptor existente na superfície das células humanas. Desta forma ela consegue invadir estas estruturas e se replicar.

Por fim, o Covid ainda está presente e devemos tomar muito cuidado. Com os jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo do Qatar, festas de final de ano e férias. Este será o momento de reunir amigos, familiares e devemos tomar muito cuidado, pois ontem 29/11 foram registradas 116 mortes por Covid no Brasil. Sendo assim, utilizar mascará em locais fechados e tomar vacina da Covid.

Leia mais: O que é TRIPLIDEMIA? Conheça agora os vírus dessa nova ameaça à saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação