5 erros graves que as pessoas cometem ao evacuar e que trazem sérios riscos à saúde

Evacuar é uma das necessidades básicas do nosso organismo. É através das fezes que ele é capaz de eliminar tudo o que não pôde ser aproveitado da nossa alimentação.

Contudo, por mais básica que essa tarefa seja, existem alguns erros ao evacuar no banheiro que podem ser prejudiciais para a saúde. Por isso, o SaúdeLab vai te apresentar 5 erros graves que as pessoas cometem ao evacuar.

À primeira vista, pode parecer estranho pensar que há uma maneira errada de se evacuar no banheiro. Afinal, conforme fora dito, é uma necessidade básica e uma tarefa simples da nossa rotina.

Entretanto, justamente por ser algo que estamos acostumados a fazer, fica difícil perceber alguns dos erros. Estes, por sua vez, podem ser muito danosos, especialmente a longo prazo.

Principais erros ao evacuar no banheiro

Se distrair durante a defecação: é muito comum as pessoas levarem o celular ou um livro para o banheiro quando vão evacuar. Contudo, quando nos distraímos com algo durante esse processo, acabamos forçando os vasos retais desnecessariamente, danificando-os.

Segurar a vontade de evacuar: quando estamos no trabalho, faculdade ou fora de casa, costumamos segurar a vontade de ir ao banheiro. Isso é compreensível, e as vezes necessário, porém isso na verdade é prejudicial para a saúde, podendo causar a dilatação do reto e outros problemas.

Ir ao banheiro sem vontade: da mesma forma que segurar a vontade de evacuar é problemático, tentar fazer com que essa vontade apareça espontaneamente também é ruim. O certo é sempre atender a necessidade do corpo, indo ao banheiro quando ele solicitar.

Força ao utilizar o papel higiênico: por incrível que pareça, o papel higiênico pode ser muito danoso para o nosso ânus. Isso ocorre pois ele é uma superfície áspera, e costumamos arrastar ele com força demais para nos limpar. Portanto é preciso ter muito cuidado nessa etapa da evacuação.

Apoiar as costas no vaso: por fim, esse é outro hábito bastante comum, mas que atrapalha os movimentos que o corpo realiza para expelir as fezes, fazendo com que ele precise ter um esforço maior.

Leia também: O que causa hemorroida? Aprenda em poucos minutos tudo que você precisa saber para evitar

Quais os problemas de evacuar de forma errada?

Tendo em mente alguns dos hábitos que precisam ser evitados ao evacuar, é preciso conhecer os problemas que a prática deles pode gerar.

No caso, um dos mais comuns são as hemorroidas, as quais podem ser muito dolorosas, precisando até mesmo de intervenção cirúrgica em alguns casos.

Porém, esses hábitos também podem gerar tromboses hemorroidais, dilatação do reto, danos no esfíncter, lesões no ânus, e muitos outros problemas.

Cuidados importantes a serem adotados

Algumas mudanças importantes já foram citadas, porém existem duas dicas chaves que precisam ser adotadas para sempre que você for evacuar no banheiro. A primeira delas é em relação a posição no vaso sanitário.

Conforme fora dito, você nunca deve ficar com as costas apoiadas no vaso. O ideal é que você mantenha uma posição ereta com os pés levemente erguidos, ou com o torso levemente inclinado para frente. Assim, o esforço do corpo será menor.

Por fim, também é necessário tentar mudar os seus hábitos no momento de limpeza. Esfregar o papel higiênico pode machucar o ânus, logo, ele precisa ser utilizado apenas para remover um pouco do excesso das fezes.

Na verdade, se for possível, você deve tentar lavar o ânus no chuveiro, utilizando água e sabão apenas. Assim, é possível preservar a saúde dele.

Leia mais: Sintomas e tratamento das varizes: quando a cirurgia é necessária?

A garcinia possui uma substância chamada de ácido hidroxicítrico. O qual é capaz de inibir a atividade do citrato liase (enzima que transforma carboidrato em gordura).

Sendo assim, ela pode contribuir para o processo de perda de peso. Além disso, ela também atua como um moderador de apetite natural. Pois, ela estimula a liberação de serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade .

Então, tudo indica que essa é a combinação perfeita: inibidor de apetite + redução do acúmulo de gordura. Logo, a garcinia ajuda a emagrecer, mas deve estar associada a dieta e exercícios físicos.

Afinal, se a alimentação não estiver em déficit calórico, o emagrecimento não vai acontecer. Bem como, o gasto de calorias é muito importante para a perda de peso.

Dessa forma, a sua rotina também deve estar adequada para que você emagreça!

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915
plugins premium WordPress