O que é artrose e quais as causas? Tem tratamento? Descubra agora

Dependendo do caso, ela pode causar bastante incômodo, especialmente a longo prazo.

Você sabe a diferença entre artrite e artrose? É muito comum as pessoas confundirem essas doenças. Tecnicamente, ela pode ser chamada de osteoartrite ou osteoartrose. Venha com o SaúdeLab, e entenda o que é e quais são as principais causas da artrose, e o que a diferencia da artrite.

De antemão, a artrose é um problema de saúde que atinge um grande número de pessoas. Dependendo do caso, ela pode causar bastante incômodo, especialmente a longo prazo. Por isso é importante conhecer as causas da artrose, bem como as possíveis formas de tratamento, para assim evitar que ela comprometa nossa qualidade de vida e bem-estar.

O que é a artrose de fato?

Antes de mais nada, para podermos falar sobre as causas da artrose, é preciso compreender o que essa doença é de fato. Enquanto a artrose se refere ao desgaste nas articulações, a artrite tem como característica a inflamação nas articulações.

No caso, a artrose é um problema que geralmente está relacionado aos joelhos, coluna, quadril, ombros, mãos e pés, e seu principal sintoma é a dor concentrada nessas partes do corpo.

Conforme o tempo vai passando, o nosso corpo sofre um desgaste natural, e com as articulações não é diferente. Na verdade, elas costumam sofrer mais impactos que outras partes do corpo, e dependendo dos nossos hábitos de vida e o envelhecimento, esse quadro é agravado. Nesses cenários, os riscos de desenvolvimento da artrose aumentam consideravelmente.

Leia mais: Pe. Marcelo Rossi tem discopatia degenerativa; entenda a causa da doença

Quais são as principais causas da artrose?

Falta de atividades físicas

Quando deixamos de nos exercitar, impedimos que nossos músculos se desenvolvam bem. A partir disso, a força do peso que atua sobre as articulações aumenta, e consequentemente, elas sofrem um maior desgaste.

Sobrepeso

Tendo em mente que o aumento do peso sobre as articulações são uma das causas da artrose, a pessoa que está acima do peso, especialmente as com obesidade, estão mais suscetíveis a esse problema.

Exercícios físicos em excesso

Da mesma que a falta de atividade física faz mal para as articulações, o excesso delas também pode ser ruim. No caso, o problema é que, como os exercícios demandam movimentos das articulações, praticar excessivamente contribui para um maior desgaste.

Envelhecimento

Quanto mais tempo se passa, maior é o uso das articulações, e consequentemente, maior será o desgaste delas. Ademais, conforme ficamos mais velhos, nossa suscetibilidade a doenças e problemas que afetam os ossos e articulações é maior.

Como tratar e prevenir a artrose?

Tendo em mente as principais causas da artrose, já é possível ter uma noção do que deve ser feito para combatê-la. Existem duas chaves principais para prevenir e solucionar o problema, que são o controle do peso e a prática moderada de atividades físicas. Pessoas muito magras ou com sobrepeso, e as que praticam muito ou pouca atividade física possuem uma maior tendência de artrose. Logo, elas precisam mudar esses hábitos.

Em conjunto a mudança de hábitos, saiba que existem terapias alternativas que ajudam no controle da dor, das quais, a acupuntura é grande aliada. Outrossim, a hidroterapia (natação e hidroginástica) está mais indicada por ser exercícios de baixo impacto para as articulações.

Por outro lado, é possível ter uma abordagem nutricional dedicada à saúde das articulações em específico. Ou seja, a partir de certa idade, ou dependendo do seu modo de vida, o ideal é começar a consumir suplementos que possam ajudar a manter as articulações saudáveis e combater o desgaste delas. Dentre esses suplementos, a opção mais comum é o colágeno, porém existem outras possibilidades que podem ser mais proveitosas.

Leia mais: Dor na lombar: o que pode ser? Veja 8 causas possíveis

MATCHÁ: conheça agora todos os seus benefícios!

Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o Matchá. Acompanhe as informações no vídeo a seguir para saber mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação