Guaraná em pó: conheça os benefícios e malefícios

O guaraná em pó é um excelente energético que pode dar para você aquele empurrãozinho para dar conta das atividades do dia. Ou, então, para arrasar na sua prática de exercícios físicos. Porém, assim como outras substâncias, ele possui benefícios e malefícios. Saiba, no SaúdeLab, quais são eles e como combinar o produto à sua rotina.

O que é guaraná em pó?

Este é um composto natural. Ele é extraído da semente do guaraná e possui uma série de compostos bastante importantes. Dentre eles, o principal é a cafeína. Contudo, também inclui teobromina, potássio, fósforo, amido, fibras, etc.

Quais são os benefícios do guaraná em pó?

São vários os benefícios que o consumo do guaraná, neste formato, oferece ao organismo. Além dos que detalhamos abaixo, ele é favorável ao controle do colesterol ruim (LDL) e à melhoria da circulação sanguínea e do humor.

Maior concentração e raciocínio

O guaraná em pó é uma excelente escolha para aumentar o foco e a capacidade de raciocínio. A presença da cafeína aumenta a atenção e a concentração, de como que é favorável aos estudos e às atividades profissionais.

Leia mais: Ora-pro-nóbis cura doenças? Conheça os benefícios, como usar e efeitos colaterais

Melhora o desempenho em exercícios físicos

Por ser rico em cafeína, o guaraná em pó é um excelente suplemento alimentar para quem pratica exercícios físicos. Ele aumenta o desempenho nos treinos na medida em que retarda o início da fadiga. Desse modo, o atleta pode manter um bom desempenho nas atividades mais por mais tempo, mesmo daquelas que são exaustivas. Ainda, ele atua no estímulo do sistema nervoso, aumentando a percepção da capacidade física.

Auxilia na perda de peso

O guaraná em pó também pode ser um aliado da perda de peso. Isso decorre do fato de que ele é termogênico. Em outras palavras, ele aumenta a temperatura do corpo, a circulação sanguínea e o metabolismo. Para que ele realmente faça efeito para esse fim, contudo, é indispensável combinar seu consumo com outros hábitos saudáveis. Por exemplo, com um cardápio equilibrado e com a prática de atividades físicas.

Guaraná em pó
Guaraná em pó. Foto: Canva PRO

Quais são os malefícios do guaraná em pó?

Assim como a substância possui uma série de benefícios, o seu consumo em excesso também pode causar efeitos colaterais negativos. Veja quais são eles!

Palpitação cardíaca

Um dos reflexos do consumo exagerado do guaraná em pó é a palpitação cardíaca e a arritmia. Eles se caracterizam pela aceleração dos batimentos cardíacos ou pelas alterações no ritmo deles. Isso decorre do excesso de cafeína no organismo.

Quadros de ansiedade

Quem pesar a mão na hora de consumir o extrato de semente de guaraná também pode sofrer com quadros de ansiedade, o que novamente decorre do aumento dos batimentos cardíacos.

Insônia

Ainda, justamente pelo excesso de cafeína presente no guaraná, o seu consumo em excesso, ou em momentos próximos aos de dormir, tende a causar insônia e impactar negativamente na qualidade do sono.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais receitas! Clique aqui!

Como consumir o guaraná em pó?

É possível encontrar essa substância em diversos formatos. Por exemplo, em xaropes, cápsulas ou de forma pura, em pó. Ele pode ser misturado à água, aos sucos, ou às vitaminas. O ideal é consumir entre 0,5 g e 2 g diariamente.

Pode tomar guaraná em pó com açaí?

Sim! Aliás, essa é uma ótima opção para quem faz exercícios físicos e quer aumentar ainda mais o desempenho nos treinos! O açaí é uma fonte de nutrientes, sendo rico em vitamina E, fibras e antioxidantes.

Além disso, ele também é famoso pode ser uma fonte de energia. Por isso, quando combinado ao guaraná ele traz ainda mais disposição. Auxilia tanto na realização dos treinos quanto na recuperação após os exercícios.

Continue a leitura: Catuaba: conheça os seus efeitos e como usar

Compartilhe seu amor
Ana Cristina Follmann
Ana Cristina Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, produtora de conteúdo desde 2018.

Artigos: 75